quinta-feira, abril 26, 2012

De que lado você está?

Já me decidi. Se tenho que estar entre uma de duas categorias de pessoas: as que acusam ou as que defendem, decido estar entre as que defendem.


Nada pior do que gente que não se posiciona. Também é triste "maria vai com as outras". Melhor um inimigo declarado do que um amigo omisso.


Somos todos chamados a nos posicionar. Precisamos tomar decisões, assumir posturas todos os dias. Essa história de neutralidade não existe. Jesus foi muito claro a esse respeito. Ele disse: "Quem não é por mim é contra mim; quem comigo não ajunta, espalha" (Lc 11:23). No fundo, no fundo, é o seguinte: todo mundo tem uma opinião.


Agora quero falar sobre essas duas classes de pessoas: os que são por alguém: os defensores, e os que são contra alguém: os acusadores. O líder das que acusam se chama diabo. Ele encontra defeito sempre, julga todo tempo, sempre procura o que falar. Se não tiver o que dizer, mente. Os associados ao seu sindicato levam as informações para todo canto. Formam motins, chamam um a um para participar de seus movimentos, já que, em sã consciência, poucos topariam participar desse grupo.


O líder do segundo grupo se chama Jesus Cristo. Ele é incrível. Sabe que seus clientes não são lá tão santos, nem sempre merecem ser defendidos, pois, às vezes, fazem o mal com convicção. Mas Ele não abandona a causa. Convence o cliente a pedir perdão, mostra a ele o caminho certo, ouve sempre sem acusar. Seu trabalho? Advogar causas difíceis. Ele tem uma qualidade que tenho me empenhado em aprender com Ele: benignidade. Sabe o que é isso? Esperar do outro sempre o bem (entre outras coisas).


Somos ao mesmo tempo clientes - precisamos muito do serviço de Jesus - e testemunhas: "Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor" (Hebreus 12:1). Por vezes, somos chamados a nos posicionar de um lado ou de outro e isso me preocupa bastante.


Temos matado uns aos outros; talvez não literalmente, mas sabemos que o temos feito. Não matamos o corpo, mas matamos a motivação, matamos os sonhos, matamos oportunidades, matamos amizades, matamos a reputação de outros. Cada vez que temos algo não muito delicado a dizer acerca de outra pessoa, contaminamos aquele que nos ouve com a mesma percepção. E com base na premissa anterior, tudo o que não constrói destrói.


Não fomos chamados para destruir. Essa é a definição dada ao diabo: "O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir" (Jo 10.10). A continuação desse versículo diz o que Jesus veio fazer: dar vida e vida em abundância, reanimar, consolar. Amo este texto aqui: "Não esmagará a cana quebrada e não apagará o pavio que fumega, até que faça triunfar o juízo" (Mt 12:20). Sabe o que isso quer dizer? Que Cristo não termina de destruir aquilo que já está mal e não retira a esperança daquele que a tem por um fiozinho, daquele pavio que está quase se apagando.


Tento me lembrar sempre de que as pessoas têm uma história. Aquilo que somos tem se desenrolado num processo de construção demorado. Somos um pouco dos nossos ancestrais, um pouco do que a sociedade nos ensinou, um pouco do que nos legaram, um pouco do que aceitamos ser, somos um pouco de muitas coisas. Muitos fatores contribuíram para ser o que somos. E a história não é simples. Sei que, se eu perguntar a você se gosta de tudo o que é, a resposta será não.


Decido a cada dia ter mais paciência com os outros, ficar mais calada, emitir menos minhas opiniões. Admito que não sei de muita coisa, então é melhor me calar. É claro que a vivência dos meus anos me ensinou a julgar muita coisa, a analisar variáveis, prever resultados. Mas eu me limito a comentar muitos assuntos apenas com o meu marido, que acaba por me corrigir na maioria das vezes, já que os homens têm o dom maravilhoso da racionalidade e do sábio silêncio.


Nem era sobre esse assunto que iria escrever, mas já que o post virou isso, convido você a trabalhar para o Advogado e não para o acusador. O trabalho do acusador é mais fácil. Serve saber metade dos fatos, serve atacar qualquer um, serve mentir, serve aumentar, serve espalhar, mas conduz a um resultado catastrófico - “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" (Mt 7:1, 2).


Melhor nos unirmos para trabalhar com o Advogado. Tentar entender os outros pode nos tornar pessoas muito melhores, mais condescentes, mais gentis, mais amáveis, mais Jesus.


Eu decido trabalhar para Deus. Com a minha ajuda, o diabo não conta. E você? O que decide?

2 comentários:

  1. Eu decido trabalha para o meu Deus, porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna , eu creio! Keila continue sendo está pessoa tão especial que você é para mim e para Deus, você é uma mulher muito rica da saberia de Deus continue assim e que a paz do Senhor esteja contigo e a tua família, você merece! um abraço!

    ResponderExcluir