quarta-feira, julho 25, 2012

O clima

Minha cunhada está no sul do Brasil, enfrentando um frio congelante; no Nordeste, seca; em Brasília, seca, calor, poeira. Deus é tão sensacional que até isso nos deu o poder de escolher: podemos morar em lugares frios ou quentes. Cada um faça o que lhe agrada.

As casas também têm temperaturas diferentes. A minha é muito fria. Gosto de andar de meia aqui dentro, mas o meu quarto é quente à noite, então comprei um ar condicionado. Pago o que posso para ter uma casa agradável.

Somos responsáveis pelo clima da nossa casa, pela atmosfera. Acho que, em especial, isso tem muito a ver com as mulheres. As casas têm a cara delas. São poucos os homens que se importam com horários, rotinas, cardápios, ordem. A maior parte deles delega isso a suas esposas - na verdade, nem delegam mesmo; apenas não se envolvem.
Se você é homem e está lendo isto aqui, deixo para você um texto: "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar com discernimento para que não se interrompam as vossas orações" (I Pe 3:7). Existe uma vida comum que precisa ser vivida quando chegamos à nossa casa. Entrar em "standby" ou clicar o botão "off" não vale.

Influenciamos imensamente o humor dos que estão à nossa volta. Quando estamos agitados, agitamos toda a casa; quando estamos bem, criamos uma atmosfera de paz; quando estamos tristes, a casa toda lamenta. Gosto de assistir à Super Nanny. Quem já viu sabe que, na verdade, o tratamento para consertar as crianças é mudar os pais e não os pequenos.

Tenho experimentado um clima maravilhoso na minha casa desde que resolvi melhorar o clima do meu próprio interior, manter minha cabeça fria e meu coração quente. Resolvi melhorar a forma como oro por mim, pelo meu marido, pelos meus filhos e pelos demais membros da família. Anteontem perguntei ao meu marido o que estamos fazendo para que nossos filhos fiquem cada dia mais doces. Acho que a resposta está em nós mesmos. Transmitimos aquilo que somos e eles copiam fielmente.

De minha parte, comprometi-me a crescer em ações de graça: "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,  arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças" (Cl 2:6, 7). Falei sobre isso recentemente, mas quero voltar a tratar do assunto. Certamente você já ouviu a história das duas considerações sobre um copo que está com água pela metade. Um diz: "O copo está meio cheio". Para outro: "O copo está meio vazio". É o mesmo copo, a mesma quantidade de água; cada um vê a seu modo.

Todas as famílias têm problemas, mas não há nada melhor do que estar entre os nossos. E cada um dá à sua casa o clima que quer. Em algumas casas, só de entrar dá arrepios. A atmosfera é de gelo. Ninguém se importa, não se veem, cada um em seu lugar, cada um cuida de si - cada um por si e Deus por todos. Os relacionamentos vão-se diluindo, os filhos vão-se embora e não voltam, o futuro prometido é solitário e triste.

Depende de nós a atmosfera da nossa casa. Frequento a casa dos meus irmãos e vou sempre à casa da minha mãe. Nós nos encontramos todo fim de semana. E nesse quesito de edificar uma família não conheço pessoas tão extraordinárias quanto meus pais. Nunca cheguei à casa deles depois de casada e tive a impressão de estar incomodando. Eu e meus irmãos esperamos chegar o sábado para comer a comidinha da mamãe, fazer bagunça, falar alto à mesa, rir a valer. E a bagunça agora é grande. Todos temos filhos e eles são pura energia.

Mudar o meu próprio humor ajudou a mudar a atmosfera da minha casa. Mudar a minha forma de ver a vida ajudou a mudar o meu humor. A mudança principal que empreendi foi começar a agradecer. Louvo por estar viva, ter marido, ter pais, ter filhos, ter irmãos, ter comida, ser saudável, ser de Deus, ser mulher, estar em "perfeito" juízo...

Como é bom ver meus filhos brigando, a casa precisando de uma faxina, meu marido me chamando para procurar a chave do carro, o telefone tocando com gente pedindo doação, os meninos da rua interfonando chamando o Víctor, eu saindo correndo para trabalhar, a lista de compras na bolsa porque está faltando um monte de itens na dispensa, um quilo de contas para pagar no banco e o dinheiro contadinho para todas elas, a agenda cheia de compromissos! Isso é vida! Estamos vivos! O mundo respira! E a gente vai fazendo o que pode dia a dia.

Não vale a pena estressar ninguém. É bom contentar-se com o que se tem. Enquanto ensinava as multidões, soldados se aproximaram de João Batista e perguntaram: "E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo" (Lc 3:14). Não é de hoje que os policiais têm problemas com o salário. E João Batista não propôs: façam uma greve! Ao contrário: contentai-vos com o que ganham.

Às vezes, o tempo esquenta aqui em casa, mas minha grama está verde. Aliás, não conheço grama verde como a minha. A do vizinho? Pode até estar bem cuidada, mas, mais verde que a minha, de jeito nenhum! E decidi não culpar o Ricardo pela poda, por regar, por adubar. Deixa comigo! Mãos à obra. "Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso.  Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído.  Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição:  Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco;  mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado"(Pv 24:30-34).

Somos uma casa e temos uma casa. "Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo" (I Pe 2:5). É importante que o Espírito Santo se sinta bem dentro de nós. Quando isso acontece, Ele começa a fazer crescer frutos em nós que alimentarão todos à nossa volta: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio" (Gl 5:22, 23). Quando servimos esse fruto nas mesas de nossas casas, o clima fica agradabilíssimo.

Como vai o clima aí na sa casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário