terça-feira, abril 16, 2013

Através de Você

A Bíblia é um livro escrito para todos nós, humanidade. Não é um livro de histórias individuais que têm como objetivo enfatizar os feitos de alguns, trazer relatos de pessoas, contar os planos específicos de Deus para poucos escolhidos para propósitos extraordinários. Não. Cada uma das pessoas ali descritas são exemplo para todos os séculos, para todas as pessoas, para todas as histórias. É um livro de todos para todos. Alguns indivíduos são ali citados, algumas histórias são ali contadas, mas a finalidade é, por meio de alguns, falar a todos, abranger e atingir o mundo inteiro.

Vemos em alguns textos que, aparentemente, Deus escolheu algumas pessoas para propósitos especiais: Mas Deus me separou [Paulo] desde o ventre materno e me chamou por sua graça (Gl 1:15); Antes de formá-lo [Jeremias] no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações (Jr 1:5); Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá (Ex 31.2). Chegamos a pensar que Deus tinha predileção por alguns: Jeremias, Davi, Paulo, que tem planos extraordinários apenas para alguns. Chegamos até a ter inveja dessas pessoas e a perguntar por que Deus escolheu só a estes.

Será que Deus tem pessoas mais queridas? A Bíblia responde a essa pergunta. Ela diz: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas (Rm 2.11). O que quer dizer isso? Que Deus tem planos para todos. Quero provar isso. Deus escolheu a Jeremias? É claro que sim. Se a Bíblia diz que Deus o escolheu, é porque escolheu. Não podemos negar, porque a Bíblia diz isso com todas as letras. Mas será que ele escolheu somente Jeremias? A resposta a essa pergunta é não.

Deus escolheu a cada um de nós. Quando foi que o fez? Desde antes da fundação do mundo. Antes mesmo que nascêssemos, Ele já tinha um plano para nós. Assim como Moisés, Josué, Gideão, Pedro, nós também somos escolhidos para propósitos específicos. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Ef 1:4). Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós (Jo 15:16a). Antes mesmo de existirmos, Ele já tinha planos para nós e tinha determinado até mesmo quanto tempo vamos viver: Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir (Sl 139:16).

Os mesmos planos extraordinários que Deus tinha para Paulo quando o enviou para uma missão, tem também para nós. As mesmas obras que os apóstolos, patriarcas, profetas, homens da Bíblia fizeram podemos nós também fazer. O que foi garantido a eles, nos foi dado de uma maneira maior. Hebreus diz que Deus tem planos maiores acerca de nós, que vivemos nesta nova aliança. Temos um projeto de vida ainda mais excelente, porque essa aliança é mais excelente. Mas Jesus Cristo é o Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas (Hb 8.6).

Podemos fazer coisas mais incríveis do que até mesmo João Batista, considerado por Jesus o maior profeta da velha aliança. E sabe por que? Temos à nossa disposição um Auxiliador extraordinário: o Espírito Santo. Na época do Velho Testamento, Ele apenas pousava sobre as pessoas, mas não morava dentro delas. Nós temos o privilégio de tê-lO habitando dentro de nós. Veja que a palavra é esta mesmo: habitando. Ele não nos visita, não aparece de vez em quando. Ele vive dentro de nós, o que quer dizer que está disponível todo tempo, atento todo tempo, conosco em toda e qualquer situação. Aleluia!

Temos à nossa disposição um poder inimaginável. Por isso não precisamos nos submeter a qualquer situação ou circunstância. Podemos agora mesmo solicitar a ajuda do Espírito Santo, dispor do Seu poder que está dentro de nós, deixá-lo fluir pelo mundo, vivendo como realizadores de milagres, como ministros da reconciliação, como reparadores de brechas, seja onde for que elas estejam.

Deus espera que, assim como Jesus, nós também andemos por aí a desfazer as obras do diabo, para começar, dentro da nossa própria casa. Toda inimizade, confusão, falta de paz, falta de amor, falta de alegria nós podemos desfazer agora mesmo. Não temos um poder que dá apenas para nós. Temos uma fonte que jorra, que transborda. Quanto mais oferecermos mais temos a oferecer. Quanto mais damos mais temos. Essa é a lei do reino. Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês (Lc 6:38).

Vale a pena ressaltar: quanto mais paz oferecemos mais paz temos; quanto mais amor oferecemos mais amor temos; quanto mais alegria expressamos mais alegria vem a nós, simplesmente porque temos à nossa disposição uma fonte inesgotável. Foi isso que Jesus quis dizer à mulher samaritana quando afirmou que quem bebesse da água que Ele dá, que simboliza o Espírito Santo, teria uma fonte a jorrar para sempre. Quanto mais bebemos dEle mais temos a jorrar para dessedentar o mundo.

Hoje eu incentivo você a sair por aí dando de beber às pessoas. Não deixe ninguém morrendo de sede ao seu redor. Ofereça da alegria, da paz, do amor, da doçura, da educação, do sorriso, do serviço, da disposição, da paciência que estão em você. Nós temos, na Palavra de Deus, uma fonte limpa, que lava, vivifica, renova.

Ofereça mais de Deus ao mundo. Ofereça mais de Deus àquelas pessoas que estão ao seu redor. Não espere por um grande projeto, por um tempo extraordinário na sua vida em que Deus vai enviar você às nações, como tenho visto dezenas de pessoas fazerem. Você não precisa disso. Há nações do seu lado precisando de você agora. Eu tenho três na minha casa, o marido e dois filhos. Mais do que de quaisquer outras pessoas, eles precisam da minha presença, da minha alegria, do meu trabalho, dos meus ouvidos. Eu sou o canal que Deus quer usar para trazer ao mundo as suas obras maravilhosas. Muitas pessoas não vão ver os meus filhos hoje. Hoje provavelmente não vamos à igreja, já que minha filha está em semana de provas. Mas deve haver alguém na minha casa para transmitir de Deus para os meus filhos - é isso que Deus espera - e esse alguém sou eu. Deus conta comigo.

Faça o mesmo. Distribua de Deus para as pessoas que estão ao seu redor agora. Ofereça um sorriso, uma palavra amiga, dois ouvidos atentos. Já descobri que muitas pessoas não precisam de mais do que alguém que as ouça. Você é a Bíblia que muitos vão ler.

Saia por aí e seja um canal de Deus na vida das pessoas, afinal, tenho certeza de que, se você já aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, se parece muito com Ele. Deixe o mundo vê-lO através de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário