sábado, abril 14, 2012

Crie anticorpos

Meu sábado está bastante movimentado. Apesar de não ter compromissos, de poder ficar de molho em casa, minha filha terá provas durante a semana e sabe como é a vida das mães, não é? Cá estou eu estudando sobre os vírus, bactérias, algas, protozoários.

É interessante perceber como o natural e o espiritual têm tudo a ver. Enquanto estudava sobre a atuação dos anticorpos nos organismos, fiquei pensando em como precisamos de anticorpos espirituais.

Somos atacados diariamente por situações, pessoas, concepções, sentimentos que querem infectar a nossa saúde espiritual. Quando estamos bem alimentados espiritualmente, quando comemos o bom mel da Palavra de Deus com constância, ficamos fortalecidos, saudáveis. Mas a maioria de nós, que professamos o cristianismo, desconsideramos a necessidade de nos alimentarmos espiritualmente e de praticarmos os exercícios pessoais descritos na Palavra, assim, quando vêm os ataques, descobrimos que estamos despreparados. Olhe só o que Paulo disse a Timóteo: "Exercita-te pessoalmente na piedade (I Tm 4.7).

Meus filhos já estão um pouco crescidos, portanto já criaram anticorpos para muitas doenças, mas ainda me lembro do tempo em que eram bebês e facilmente eram infectados. Os pais que precisam colocar os filhos em creches sofrem muito, porque pegam muitas doenças. Infelizmente, muitos de nós desconsideramos o fato de que, quando nascemos de novo como homens espirituais, somos bebês. Precisamos crescer e isso é algo impossível aos homens. Não posso fazer meus filhos crescerem. Em I Coríntios 3.6 está escrito: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento", ou seja, o crescimento não vem de um relacionamento com os homens, mas com o próprio Deus.

Paulo ficou irritado com a igreja dos coríntios porque eles relegaram seu crescimento espiritual. Ele disse a eles: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com alimento sólido, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis suportar" (I Co 3.1,2). É delicioso amamentar os bebês, mas tem que chegar a hora da papinha, do alimento sólido, de a criança comer sozinha. É anormal comer papinha toda a vida. Crianças que não crescem ficam atrofiadas. Os pais se irritam com as doenças. Todo pai sabe como é cansativo passar noites no hospital. E olha que, com crianças, a culpa não é delas, mas em relação aos bebês espirituais, é.

Quando os vírus começaram a chegar na igreja de coríntios - os vírus da inveja, da facção, da confusão, do egoísmo, da divisão, da imoralidade... -, eles se mostraram totalmente desprovidos de anticorpos. O corpo ficou contaminado e o estrago foi grande.

Quando um vírus nos atinge, e ele sempre vem numa dose que podemos suportar - "Não vos tem sobrevindo tentação que não seja comum aos homens; mas Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas também, com a tentação, proverá o meio de saída, para poderdes suportá-la" (I Co 10:13) -, o que devemos fazer é aplicar logo o remédio da Palavra de Deus, para que não sejamos infectados e infectemos a outros.

Tomar o remédio é nossa obrigação. Fortalecer o nosso homem interior é o que Deus espera que façamos: "Oro para que ele vos conceda, conforme as riquezas da sua glória, que sejais robustecidos com poder, pelo seu Espírito no homem interior" (Ef 3:16).

São as disciplinas espirituais que nos manterão saudáveis, preparados para combater as doenças que querem chegar a nós. E ainda trago aqui uma palavra de esperança. Se você estava fraquinho e adoeceu, não se preocupe, porque o remédio está disponível. Você não morrerá se tomá-lo. "Enviou-lhes a sua palavra e os sarou; livrou-lhes de tudo o que lhes era mortal" (Sl 107:20).

Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário