terça-feira, maio 01, 2012

Um caminho iluminado

Minha experiência de mãe me capacita a dizer com toda a convicção que os filhos têm uma vida muito boa. Não precisam se preocupar. Tudo de que precisam está nas mãos do pai e da mãe. Os bebês experimentam esse cuidado. Pena que crescemos! Mas graças a Deus que crescemos!

O maior trabalho dos filhos e que os ajudará a terem uma vida de sucesso é obedecer (Não posso deixar de falar que estou me referindo a pais normais, que amam seus filhos.) Se os filhos obedecerem, serão poupados de muita dor, de muito desconforto, de muito sofrimento, mas a imaturidade não lhes permite ver que o que os pais desejam para eles é o melhor.

Para nós, filhos de Deus, também é difícil. Os mandamentos de Deus expostos em Sua Palavra têm por finalidade nos livrar de muitas dores, porém frequentemente optamos por não obedecer e, pior, não conseguimos acreditar que aquilo é o melhor.

Acabo de colocar meus dois filhos na cama. Ainda é cedo, são nove horas. Eles gostariam de ficar um pouco mais aqui no meu quarto, até reclamam por termos dito não. Seria muito bom ficarmos juntos um pouco mais, mas isso os prejudicaria amanhã, já que têm um dia longo, com aulas pela manhã e os extras da tarde. Neste momento, dormir é o melhor.

Hoje estava lendo este texto aqui: "Porque somos feitura sua (de Deus), criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10). Parei nele para orar e agora estou aqui escrevendo sobre ele. Leia de novo e pense comigo: Deus preparou boas obras para que eu faça. Para cada dia, há boas obras esperando por mim. Há uma estrada que eu preciso percorrer, mas como fazê-lo sem saber aonde ir?

É preciso que Deus me diga aonde ir, se quer que eu chegue aonde devo chegar. Eu também quero que meus filhos cheguem a algum lugar e os estou conduzindo a cada dia da melhor maneira que posso. Não posso me esquecer de que sou limitada, mas o nosso Deus não. Ele sabe exatamente como deve ser vivido cada um dos nossos dias.

Em Jeremias 33.3 Ele diz: "Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes". Deus quer nos conduzir, quer nos levar a um bom fim, quer Se revelar a nós, quer para nós uma vida vitoriosa, afinal, Sua vontade é boa, perfeita e agradável e o que precisamos fazer para vivermos essa Sua vontade? Deixar-nos conduzir - "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; sob as minhas vistas te darei conselhos" (Sl 32.8).

Deus quer iluminar o caminho por onde devemos seguir. Só precisamos pegar Sua lâmpada e deixá-la nos iluminar: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos" (Sl 119.105). Não precisamos andar no escuro, não precisamos bater cabeça, basta julgar tudo à luz da Palavra.

Encerro com um versículo sobre o qual iria escrever, mas o texto ainda não me veio - quem sabe um dia? -: "Revelou a Moisés seus caminhos, suas grandes obras aos filhos de Israel" (Sl 103:7). Por que só Moisés teve revelação do caminho? Por que o Senhor revelou aos filhos de Israel apenas as obras?

Muitas pessoas conhecem as minhas "obras". Sabem onde moro, a cor do meu carro, como me visto, onde trabalho, conhecem meu marido e meus filhos. Não é preciso ter intimidade comigo para saber isso. Olhe para o céu, para o mar, para as estrelas, para as pessoas, para o corpo humano e verá as obras de Deus. Por toda parte você vê as Suas obras. "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos" (Sl 24:1).

Para conhecer os caminhos, é diferente; é preciso intimidade. Moisés não queria apenas ver o que todo mundo via, saber o que todo mundo sabia. Ele buscou a intimidade. Por isso Deus revelou a ele os Seus caminhos. Ele sabia por onde Deus queria que ele andasse. Ele andava com Deus, por isso recebeu a revelação dos caminhos. Para saber os caminhos por onde ando é preciso andar comigo. O mesmo ocorre com Deus. Ele não indica um caminho por onde Ele mesmo não passe.

Busque a intimidade, busque saber quais são os caminhos por onde Deus quer que você ande. Acredite, filho de Deus, que o Pai quer facilitar a sua vida.

Que Deus ilumine sempre os seus caminhos! Que você ame os Seus mandamentos e lhes obedeça com alegria!

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário