quarta-feira, abril 25, 2012

Uma receita simples

Hoje vou me valer dos meus escassos conhecimentos de culinária para propor a você uma receita simples e infalível. O nome do bolo? Experimente as promessas de Deus.

Não gosto muito de ouvir mensagens sobre as promessas de Deus, porque, na maioria delas, o orador parte do pressuposto de que todo o auditório tem conhecimento da amplitude do benefício. Não vou fazer isso com você, mas também não vou ensinar o b + a = ba, já que você dispõe de um manual simples: a Bíblia Sagrada. Vou deixar um texto que resume tudo o que está disponível a você: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com TODAS as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3). Entendeu? Se não, vou ajudar mais um pouquinho: Tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus (I Co 3.23). Tudo é nosso, todo o bem, tudo o que faz a nossa vida ser maravilhosa: Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas TODAS as coisas que conduzem à vida e à piedade (II Pe 1.3). Prestem atenção no verbo: “doadas” e não “cobradas”.

Todas as receitas têm ingredientes, a toda ação corresponde uma reação, a todo bem corresponde um preço, a todo direito corresponde uma obrigação. O preço da nossa vida abundante já foi pago. Não sobrou nada para nós fazermos, exceto usarmos corretamente os ingredientes que nos levam à posse que já temos por direito.

Antes de continuar, quero relembrar a diferença entre propriedade e posse. O dono de um terreno tem um documento que lhe garante a propriedade, certo? Chama-se escritura. Mas nem sempre está na posse do bem. Uma pessoa que o aluga tem a posse, mas não a propriedade. Entendeu? A propriedade é de quem tem o título, a posse é de quem está usufruindo do bem no momento.

Somos proprietários de tudo o que Jesus nos legou, mas, como Ele mesmo disse: Digo, porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo (Gl 4.1). Assim, podemos ser donos de muita coisa, proprietários, mas, se não agirmos no sentido de tomar posse, o nosso direito pode continuar nas mãos de outrem ou simplesmente abandonado. Pode constar apenas de um documento que temos em mãos.

O que fazer então para tomar posse do que é nosso por direito, das nossas propriedades? Tomar os ingredientes e misturá-los. Vamos lá.

Passo à lista dos ingredientes necessários para se herdar as promessas: Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela FÉ e PACIÊNCIA herdam as promessas (Hb 6:12). A Bíblia não mente. Se diz que é preciso somente fé e paciência, é porque é preciso somente fé e paciência.

Vamos ao primeiro ingrediente: fé. É impossível herdar qualquer coisa de Deus sem fé, pois veja só o que Hebreus 11.6 ensina: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Talvez você queira me dizer que não tem sido muito fácil obter as promessas de cura, de vida abundante, de prosperidade, de provisão, de paz, de alegria, de família restaurada, de bons relacionamentos e as muitas outras disponíveis na Palavra. E eu sou obrigada a concordar com você. A fé é um ingrediente escasso, difícil de achar, cada vez mais raro.

Eu reconheço que me falta fé para muita coisa. Não se encontra por aí esse ingrediente. O mundo tem nos bombardeado para que não acreditemos que podemos obter o que é nosso por direito, já que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8:17). Você tem fé? Então submeta-se ao teste seguinte. Se você responder sim a três dessas perguntas direi que você é “o crente”. Você acredita nas pessoas, entre elas os políticos? Você acredita nas instituições, por exemplo, o Congresso Nacional? Você acredita nos acordos, entre eles o casamento? Você acredita que sua vereda está brilhando mais e mais, quer dizer, que está sempre de melhor em melhor? Você acredita que pode emprestar dinheiro a todos os seus amigos (estou perguntando só aos amigos)? Acho que deu para perceber como temos sido estimulados a não acreditar em mais nada, não é?


A televisão tem nos mostrado dia a dia que os filhos não devem acreditar nos pais; os pais, nos filhos; o patrão, no empregado; nem mesmo nos amigos devemos acreditar. Não ponha sua mão no fogo, não é o que nos dizem? Alguns cristãos que não conhecem bem a Palavra gostariam de que eu incluísse aqui um pedacinho do texto: Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens (Jr 17.5). Bom, o versículo não termina aí, mas não vou colocar o restante. Queria apenas lembrar que a maioria das pessoas só conhece esse versículo pela metade e o usa como base.

Só se obtém a herança pela fé. E é simples, simples fazer a fé crescer: basta se aprofundar na Bíblia. Assim que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus (Rm 10.17). Só isso? Só ler, ouvir, meditar na Palavra? Só. Tem certeza de que não é preciso trinta dias de jejum? A Bíblia não diz que isso é preciso. Tem certeza de que não é preciso fazer uma campanha de setenta dias? Não mesmo.

Só para encerrar, cito o segundo ingrediente que completa o bolo de herdar as promessas: paciência. Volto ao texto que já escrevi: Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas (Hb 6:12). Preste atenção: é a mistura de fé e paciência que abre a porta da posse da promessa e esses ingredientes têm que ser bem misturados mesmo. Em muitas receitas vem escrito: misture os ingredientes secos enquanto se bate o açúcar e o ovo até virar creme. Então, misture farinha de trigo, fermento e pó de chocolate. Misturou? Tente separar. Não dá. Pois faça o mesmo com a fé e a paciência. Quando a paciência quiser acabar, misture mais fé. Quando a fé for diminuindo, aumente a dose de Palavra.

Teria mais a dizer a esse respeito, mas agora não dá mesmo. A receita simplificada é essa aqui, fácil, fácil: aumente a fé com a palavra e espere com paciência. Existem outros modos de tornar essa receita ainda mais saborosa. Um dia eu conto.

O meu justo viverá pela fé (Hb 10.38).

Convide-me para saborear suas vitórias! Pode ter certeza de que me alegrarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário