segunda-feira, abril 09, 2012

Torne-se um especialista

Vivemos a era dos especilistas. Recentemente uma amiga minha teve um problema no calcanhar e, como precisava de atendimento rápido, consultou-se com um clínico geral. Não satisfeita, recorreu ao ortopedista, que deu um diagnóstico acertado. Como a dor não parava, procurou um especialista em calcanhar, que lhe deu o mesmo diagnóstico do médico anterior. Enquanto não ouviu do especialista, não sossegou.

Antigamente, diziam que precisávamos nos desenvolver globalmente, assim, o ideal era investir nos pontos fracos para que eles melhorassem, o que dava um trabalho enorme, causava grande frustração e resultados insatisfatórios.

Hoje diz-se que é melhor esquecer os pontos fracos e investir com tudo nos pontos fortes. Isso é muito prazeroso, visto que gostamos de fazer o que melhor realizamos. Quanto mais fazemos, mais gostamos, por isso o resultado é cada vez melhor.

Somos constituídos de três partes: corpo, alma e espírito, duas delas em guerra entre si. O corpo, chamado pela Bíblia de carne, é a parte que tem conexão direta com este mundo físico, sensorial, deseja tudo o que este mundo tem a oferecer, vive do que vê. Diferentemente, o espírito é a parte recriada em Deus. Vive do que crê, deseja as coisas de Deus, faz o nosso interior clamar com saudades do Pai - Aba, Pai. Quem vai vencer essa guerra? O mais alimentado.

Sei que você já sabia de tudo isso, mas quero trazer algumas coisas que só descobri recentemente. Ouvi muitos conselhos para não dar vazão à carne, exercer uma vigilância absurda, pensar antes de falar, reprimir os sentimentos etc. Confesso que quis muito praticar isso na minha força, mas descobri que, além de quase impossível, é desanimador. A carne não perde a força. Você pensa dez vezes antes de falar algo num dia e no outro deixa escapar uma palavra dura sem querer. Apesar de querermos muito melhorar, de apostarmos que estávamos melhorando dada a vitória do dia anterior, as esperanças são jogadas por terra e a frustração é grande.

O que fazer então para ajudar o espírito a vencer essa guerra? Olhe só o que diz a Palavra: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5.16). Esqueça a carne, os seus cuidados e invista no espírito. E como fazer isso? "Enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Ef 5:18-21).

Esqueça a carne, invista no espírito. Muito mais resultado do que pensar antes de falar tem encher a sua mente da Palavra de Deus. Aquilo que entra em nós é o que sairá de nós. Falar sobre Deus faz bem e nos enche de fé; cantar para Deus eleva o nosso espírito, nos transforma à imagem de Deus; dar sempre graças melhora o nosso humor, enche-nos de alegria; falar na língua dos anjos nos edifica, e por aí vai.

Só para corroborar o que disse, lembrei-me de outro texto interessantíssimo: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Ti 4.7). Na verdade, o que está escrito primeiro é o mais importante: sujeitar-se a Deus. Muitos dão realce ao "resisti ao diabo". Fazem guerra espiritual, buscam cultos de libertação e preocupam-se mais com as obras do mal do que com mo poder ilimitado e maravilhoso que habita dentro de quem tem o Espírito Santo.

Já falei em posts anteriores que disciplina é fundamental. Buscar as coisas de Deus, ler a Palavra, adorar, orar, andar com gente de Deus faz muito bem. Tentar controlar a carne tem muito pouco efeito. Como diz o Pastor Lau, a carne nunca vai se converter, por isso é melhor esquecê-la. Concentre-se no seu ponto mais forte: o seu espírito que quer as coisas do alto, tem a unção que vem do Santo, está pronto.

Como Jesus disse: "O espírito está pronto, mas a carne é fraca". Fortaleça o que já é forte. Torne-se um especialista nas coisas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário