terça-feira, outubro 30, 2012

Um sonho

Outro dia, fui a uma festa e, como toda boa mulher, ao ver o cabelo lindo da minha amiga, não resisti e perguntei quem era a cabeleireira, pedi o telefone, quis saber até o preço da coloração - a amiga é bem chegada, por isso tomei a liberdade. Somos assim. Quando vemos alguma coisa muito boa, quando algo nos chama a atenção, corremos atrás para saber mais detalhes, compramos revistas, assistimos a programas, fazemos o possível para saber mais. No afã de obter informaçōes, muitos seguem de perto seus ídolos.

Pregar o Evangelho não tem sido muito fácil nestes tempos e isso me incomoda bastante. A Bíblia conta, no livro de atos, de uma igreja que caiu na graça do povo e, por isso, crescia a cada dia. Imagino que o povo corria atrás dessa igreja para saber mais e, quando os conhecia, resolvia fazer parte daquela maravilhosa comunidade, o que é bem o motivo das nossas reuniōes: um encontro dos irmãos, uma deliciosa reunião de família, e, se não é assim, deveria ser.

Este post me veio quando, em meu coração, me lembrei deste Salmo: "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.  Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes.  Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres" (Sl 126:1-3). Como você pode ver, as pessoas de outras naçōes admitiam que Deus estava sendo bom para com os israelitas. E por quê? Por causa da postura deles.

Já ouvi muitos dizerem: "Para ser crente como esse aí, prefiro ficar fora. Esse Deus a quem vocês servem é muito chato. Essa igreja é horrorosa. Ô povinho chato esse chamado crente". 

Estamos longe de cair na graça do povo. E por que será? Podemos entender parte disso através do Salmo. As pessoas acerca de quem se falava que era visível a bênção de Deus eram gente feliz e agradecida, cuja boca estava cheia de risos e a língua de cântico. Eles se lembravam de como eram no passado e da obra que Deus havia feito na vida deles. Chegaram a dizer que a vida atual deles parecia um sonho: "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha".

Não são poucos os que nem sabem o que estão fazendo no caminho do Senhor. Muitos sentem uma saudade imensa do tempo em que andavam em seus próprios caminhos, seguindo o seu próprio desejo, como diz Efésios, destrutivo: "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,  em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;  entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também" (Ef 2:1-3). 

Depois que aceitamos a Jesus, que Ele entrou na nossa vida e em nós veio fazer morada, passamos a ter vida. Isso sim é vida de verdade! Mas estamos realmente como quem sonha ou a vida com Deus parece um pesadelo: "Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali" (Is 28:10)? Como podemos ter saudade de um tempo de trevas? Isso só se justifica se ainda permanecemos em trevas, pois, quem viu a luz sabe como ela é maravilhosa: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12).

Quem não consegue ver o bem, quem não consegue se regozijar com a vida que tem em Cristo deve analisar se realmente está nEle - "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rm 8:9). Quem disse isso foi Paulo ao escrever aos romanos. Quem está em Cristo anda no espírito, cujos frutos são: alegria, paz, paciência, fé, bondade, mansidão, domínio próprio, benignidade e amor. Se essas características não fazem parte do nosso caráter, precisamos analisar se realmente estamos em Cristo - talvez ainda não estejam aperfeiçoadas, mas prosseguimos para o alvo.

Quando o Senhor restaurou a nossa sorte, livrando-nos de um futuro miserável, da opressão, do caos, ficamos como quem sonha. Ah que sonho bom saber que podemos andar com Deus todos os dias, falar com Ele quando quisermos e ter a certeza de que somos ouvidos, fazer pedidos sabendo que seremos atendidos: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e
vos será feito" (Jo 15:7)!

Quando vivemos como Deus espera de nós não tem jeito; as pessoas têm de reconhecer que, de fato, o Senhor é conosco. Várias vezes tiveram de dizer de Abraão: "Ouve-nos, meu senhor: príncipe de Deus és no meio de nós" (Gn 23:6).

Estou certa de que as pessoas não reconhecerão que Deus é conosco enquanto nós mesmos não estivermos convictos disso e celebrando esse presente. Veja novamente como o que as pessoas diziam de Israel e o que eles diziam deles próprios combinava: "Então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes.  Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres".

Se você não está convicto de que Deus está com você, encerro com alguns textos da maravilhosa Palavra que não mente jamais: "Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei (Hb 13:5); Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt 28:20). Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Is 43:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário