quarta-feira, abril 04, 2012

Assuma o controle

Ouvi uma pessoa dizer que anda com essências dentro da bolsa, porque, se não escolher o aroma que quer sentir, outro o fará. Engraçado, não é? Porém sábio. Se não decidirmos, alguém decidirá por nós. Algumas pessoas decidem que devemos ouvir funk na rua (particularmente odeio esse tipo de som que nem chamo de música) e colocam o volume no máximo. Irritante isso.

A vida é assim: ou tomamos nossas próprias decisões ou decidirão por nós. Ou nos tornamos agentes da nossa própria história ou, mais cedo ou mais tarde, vamos nos lamentar.

Querem dizer o que você deve comer, que marcas usar, como gastar o seu dinheiro, o que é in e o que é out, como se as pessoas fossem todas iguais, gostassem das mesmas coisas, vestissem o mesmo número, falassem a mesma língua. Querem nos colocar numa forminha, transformando todos no mesmo molde. Preste atenção na quantidade de outdoors e placas ao longo do caminho. Querem decidir até mesmo em que você deve pensar.

Nossos pensamentos são extremamente poderosos. Por isso a Bíblia trata do assunto: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Cl 3.2). Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fl 4.8).

Parece ser fácil escolher em que pensar, mas a minha experiência tem me mostrado que preciso chamar a minha mente de volta mil vezes, porque ela quer voar todo tempo. E este post é exatamente para contar como estou disciplinando meus pensamentos.

Entendi há muito a importância dos pensamentos e o poder da meditação. O Salmo 1 chama de bem-aventurado, ou seja, mais do que feliz aquele que medita: Bem-aventurado o homem que tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite (Sl 1.2). Quero que preste atenção no verbo: medita. Não é apenas pensa, mas medita.

Timóteo era um jovem discípulo de Paulo que enfrentava grande oposição. Paulo deu a ele uma série de conselhos e encerrou assim: Medita nestas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos (I Tm 4:15). Não basta ouvir os conselhos, não basta decorar. Medite neles e todos verão que você progrediu.

Repito: minha mente gosta de voar. Por mais que tentasse meditar, quando me dava conta, estava com o pensamento longe, longe. Então resolvi tomar algumas atitudes e até compartilhei isso com o meu marido. Assim como o mundo quer me bombardear com propagandas e informações, eu decidi “bombardear” a minha mente com a Palavra de Deus. Sabe como tenho conseguido? Mudando muita coisa à minha volta.

Ando sempre com um livro na bolsa. Se eu estiver numa fila, abro e leio. Se eu tiver que esperar o Ricardo ou meus filhos em qualquer lugar, pode apostar que estarei lendo alguma coisa. Aí você vai me dizer: ler não é meditar. Verdade. Calma aí. Além dos livros, dentro deles coloco papéis com versículos que decidi decorar. Então minha meditação é assim: escolho textos que dizem respeito à realidade que estou vivendo ou quero viver, decoro e medito, repito e medito, oro esses versículos e medito... O verso da vez é este aqui: Amados, se o nosso coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dEle recebemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos perante dEle aquilo que Lhe é agradável (I Jo 3:21,22).

É incrível que, enquanto medito em um texto, o Espírito Santo começa a trazer ao meu coração outros textos correlatos e um assunto vai complementando o outro e eu vou crescendo. Você pode dizer: “Ah, isso acontece com você porque frequentou a escola dominical desde pequena e aprendeu muita coisa”. Errado. Se você crê que a Bíblia é a verdade, terá que acreditar neste texto aqui: Porei no seu coração as minhas leis e na sua mente as inscreverei (Hb 10:16). Espero que, como Paulo disse a Timóteo, o meu progresso a todos seja manifesto, principalmente aos lá de casa.

Devemos fazer da meditação na Palavra um hábito. Josué disse ao povo de Deus: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Js 1.8). Preste atenção: ele está mandando falar e meditar. Fale o versículo e medite nele. Uma vez, duas, três? De dia e de noite, de dia e de noite, de dia e de noite.

Antes de terminar, quero apenas contar para você como é que o salmista vencia as oposições sem se distanciar de Deus. Ele disse, no Salmo 119:23: Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos. Enquanto os inimigos falavam dele, ele não falava dos inimigos, pensava nos inimigos, planejava vingança, mas meditava nos estatutos do Senhor. Nem preciso dizer que venceu, não é?

Discipline-se. Ou você escolhe em que pensar ou decidirão por você. Se os outros o decidirem, não se espante quando alguém o chamar de... Você sabe, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário