terça-feira, julho 17, 2012

Tenha fé

Recentemente ouvi certo pregador dizer: "Muitos pensam que vão ao céu, mas descobrirão, na última hora, que estiveram todo tempo enganados". Fiquei profundamente entristecida. Lamentei pela audiência. Pensei: "Meu Deus, quantos não ficarão desesperados, sem saber se estão fazendo o que é certo ou o que é errado? Pobres dos que não conhecem a Palavra".

O evangelho não é, de forma alguma - dou ênfase: de nenhuma maneira -, uma pegadinha. Você não precisa temer. Está escrito 365 vezes na Bíblia, uma vez para cada dia: não temas. Não tema. Jesus, o seu Salvador, o ama e o conduz a cada dia no caminho correto - "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; sob as minhas vistas, eu te darei conselhos" (Sl 32:8).

Como saber se estou realmente salva? Como ter certeza de que, na hora "h", não terei minha esperança frustrada? Pela Palavra. Ela é uma lei imutável, irrevogável, selada para sempre no céu, que não pode mentir e nem voltar atrás: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" (Mt 24:35).

O que fazer para ser salvo? "Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" (Rm 10:9). Só isso? Só isto: confessar audivelmente que aceita o senhorio de Jesus e crer no coração que Ele é Deus, morreu numa cruz em seu lugar, ao terceiro dia ressuscitou e está à direita de Deus intercedendo por você. Não tem pegadinha. Creu e confessou está salvo. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Ef 2:8).

A salvação é um presente maravilhoso que se recebe não como retribuição por algo que tenhamos feito. Nós a recebemos simplesmente porque Deus nos ama.

Outro dia uma pessoa que está há tempos na igreja balançou na fé quando ouviu algo semelhante ao que contei e perguntou ao meu marido: "Ricardo, e se eu estiver pensando que estou salvo e estiver enganado"? Meu marido perguntou a essa pessoa se cria em Jesus Cristo e o confessava como seu Senhor. Ela respondeu que sim. E eu pensei: o problema está na falta de fé ou de fundamentação da fé? Acho que na fundamentação da fé.

Muitos não estão acostumados a ter como base da sua fé a Palavra e não a opinião da igreja da tal, do pastor tal, do padre tal, do líder tal. A igreja dos gálatas foi ensinada por um ícone do evangelho, Paulo. Mas a certa altura foi invadida por gente de grande eloquência que começou a ensinar que a salvação tem como base o que fazemos e não o que Jesus fez. Era como se tivéssemos que completar a obra de Jesus, fazendo as nossas boas obras, obedecendo aos rituais. Eles não apreenderam os ensinamentos de Paulo. Ouviam e recebiam na presença dele e na sua ausência, diante de pregações divergentes, titubeavam.

Não tema, amigo. Jesus ama você, pagou todo o preço necessário para resgatá-lo do império das trevas, fez absolutamente tudo que era preciso e agora concede a você a sua maravilhosa graça. Para usufruir desse benefício, basta crer.

Se querem desviá-lo desse ensinamento, se querem dizer que há mais do que receber a abundante e suficiente graça de Jesus, busque fundamento na palavra. Cuidado com o que você anda ouvindo. Ouça palavras que alimentem a sua fé e não a sua dúvida - "Porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa" (Ti 1:6, 7). Quem duvida não receberá nada, nada mesmo.

Tenha fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário