quinta-feira, abril 05, 2012

Construção diferente essa.

"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos" (Ag 2.9).

No céu está o trono do Senhor. Lá Ele governa absoluto majestosamente. A terra ele nos deu (Sl 115), mas desejava que o convidássemos para habitar conosco.

O primeiro a fazê-lo dando-Lhe um local físico foi Moisés. Ele erigiu um tabernáculo de acordo com o modelo dado pelo próprio Deus. Era uma tenda glamourosa, feita com o que havia de melhor à época. E Deus, de fato, veio habitar entre eles. Quando a tenda foi inaugurada, a glória do Senhor a encheu de uma forma tão esplendorosa que Moisés nem pôde entrar.

Depois foi Salomão quem ergueu um suntuoso templo, com coisas banhadas em ouro, madeira da melhor qualidade, uma obra que hoje custaria milhões de dólares. Ao Rei dos reis não se pode dar qualquer coisa, oferecer qualquer lugar. E novamente Deus se agradou do local. A inauguração foi preparada com esmero e a glória do Senhor encheu o lugar de maneira que os que ministravam não conseguiram sequer ficar de pé.

O homem não entendeu muita coisa. Pensou que Deus queria apenas um local físico e que, uma vez ali instalado, jamais se retiraria. Por causa disso, o templo foi destruído pelo povo da Babilônia, reconstruído por Neemias e Esdras, destruído novamente pelos romanos e hoje não existe mais.

Pensam que Deus ficou sem lugar na terra? Claro que não. Jesus veio. Cumpriu a lei e a deu por encerrada. Acabou com os rituais, colocou o mundo de quem o aceitou de perna para cima, instituiu um novo local para habitar: dentro das pessoas. "Vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo" (I Pe 2.5).

Hoje, quem quiser pode ter Jesus e Seu Santo Espírito morando dentro de si. Para isso, basta abrir a porta do coração, pois Ele não invade e não entra sem convite: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Ap 3:20).

Agora passo ao texto lá de cima. Sempre achei que se referia ao templo de Israel, que será um dia reconstruído, mas isso não é verdade. Hoje a casa somos nós, portanto, o texto diz respeito a mim e a você. A glória desta nossa casa é incomparavelmente maior do que aquela que encheu o templo, porque trata-se da glória do Cristo ressurreto, do filho do Deus vivo, que nos resgatou do império das trevas, fez com que ressuscitássemos com Ele, dando vida ao nosso espírito, que antes estava morto, capacitando-nos a ser como Ele é - "Segundo Ele é, também nós somos neste mundo" (I Jo 4.17). O que Ele é, hoje nós o somos; o que Ele fez, espera que nós façamos - "Em meu nome, expelirão demônios, falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados" (Mc 16.18). Quanta glória, quanto poder!

E o texto continua: "Neste lugar, eu darei a paz". Dentro de nós mora o Príncipe da Paz. Ele nos disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (Jo 14.27). Mas o que fazer quando, mesmo sabendo que deveríamos ter paz, não conseguimos vivê-la? "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fl 4:6,7). Como está escrito aqui, a paz que Ele nos dá não depende de a compreendermos ou sentirmos. É uma paz que nem dá para entender, excede o entendimento. O mundo está caindo e estamos em paz; as contas estão vencendo e temos paz; o diagnóstico é desfavorável e temos paz; a família passa por reveses e temos paz... Tudo isso porque levamos tudo a Ele em oração e sabemos que Ele nos ouve, responde, está interessado em nós, não nos deixa sós, jamais nos demparará, sempre atende os pedidos que Lhe fazemos.

Tudo o que eu disse não se parece em nada com a sua vida? Não deixe a sua mente enganá-lo. Tudo o que eu disse diz respeito a você mesmo, casa do Deus Altíssimo. Ande por fé e não pelo que você vê (II Co 5.7). É impossível que Deus minta. Sua glória habita em você, uma glória incomparável e Ele já garantiu a sua paz. Ande nela. Creia.

Relaxe. Vai dar tudo certo. Se Cristo habita em você, de que mais pode precisar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário