quinta-feira, setembro 02, 2010

Projeto Original


Ontem tive um tempo maravilhoso de leitura da Palavra, daqueles que a gente nunca mais esquece. Resolvi voltar a ler o livro de Gênesis. Ainda preciso entender muita coisa e nada melhor do que a Bíblia para me ensinar. Valeu a pena! Vou contar aqui o que aprendi.

Há algum tempo eu oro pela restauração do projeto original de Deus para a minha vida, para o meu casamento, para a minha maternidade, para o meu ministério... Quero muito não atrapalhar Deus, pois sei que não tenho nada que do céu não me tenha sido concedido. E se veio do céu, é claro que Deus tem planos a respeito. Não quero ferir meus filhos, meu marido, meus pais, meus amigos, não quero dever nada a ninguém além do amor, como a própria Bíblia me instrui: A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor. Quero voltar ao projeto original. E o que será esse projeto original?

Deus fez uma obra perfeita: um jardim perfeito, um homem perfeito, uma mulher perfeita, um céu perfeito, um mundo perfeito. E pôs dentro de nós tudo de que precisávamos para que nos desenvolvêssemos. Pena que não chegamos a usufruir de tudo isso!

Falando um pouco de nós, mulheres, ouço os homens reclamarem muito do nosso desejo de saber de tudo com minúcias, de falar demais. Só não sabem que tudo isso veio do próprio Deus (sem os exageros, claro!). Desde o princípio da criação, lá em Gênesis 3, vemos que a mulher foi criada com esse desejo de conhecer. O que satanás disse a ela não foi que comesse da árvore porque o fruto era bonitinho, gostoso e não engordava, mas foi que a árvore era boa para dar conhecimento e que, assim como Deus, seríamos conhecedoras do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu (Gn 3.6).

Esse desejo de conhecimento não mudou em nós. Outro dia meu marido foi a uma festa sem mim. Quando chegou em casa, contou tudo em duas frases. E eu, muito feminina, não cansei de perguntar os detalhes – que, é claro, ele não informou porque nem reparou!

No projeto original, tínhamos os mesmos direitos e deveres. Deus não deu uma ordem para Adão e outra para Eva. Ele disse aos dois: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a (Gn 1.28). Aliás, Deus chamava ambos do mesmo nome: Homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão (Gn 5.2).

Ainda hoje temos esse anseio de voltar a como era no princípio. Queremos ser iguais em salários, em direitos, em responsabilidades, em deveres. E o que há de mal nisso? Que mal haveria em nós também podermos chegar cansadas em casa depois de um duro dia de trabalho e usufruir de um bom banho e de uma comida quentinha servida em frente à televisão pelo próprio marido, como tantas vezes fazemos a eles? Pois é. Esse desejo de igualdade continua e não é de todo ruim. Ruins são os meios como queremos obter isso e o desconhecimento do versículo que diz: Não é por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito (Zc 4.6).

Agora chego a pensar que todas as pessoas têm um grande anseio pelo projeto perfeito de Deus, todas mesmo. No interior de cada um de nós gememos pela perfeição que só se encontra em Deus. Nem todos queremos o fim do mundo, a morte dos inimigos, a destruição da terra. A maior parte da humanidade quer o bem, quer ser feliz, quer o projeto original.

Agora fico pensando em quantos desejos vindos do próprio Deus estão dentro de mim e dentro de pessoas à minha volta. Também me lembro do versículo: Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo sua boa vontade (Fl 2.13). Deus e eu desejamos todo o bem para mim. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Quero o projeto original de Deus em todas as áreas da minha vida. E você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário