sábado, setembro 18, 2010

Recomeço

Dizem que os inteligentes aprendem com os próprios erros e os sábios aprendem com os erros dos outros. Ter amigos é um grande privilégio e se forem sábios então...
Embora eu ache muito importante aprender com os outros, devo confessar que isso não é muito fácil. Temos uma falsa impressão de que estaremos rodeados das mesmas pessoas por muito tempo. É difícil se lembrar de que pessoas vêm e vão todo tempo. Podemos estar com alguém hoje e amanhã simplesmente vê-la se mudar ou dar uma sumida por um tempo.
Recentemente tive a oportunidade de encontrar algumas pessoas no Facebook. Não mandei recado, não entrei em contato, só deu uma grande saudade. Na verdade, não tenho paciência para Facebook, Twitter, MySpace etc. Só gosto mesmo é daqui do blog e do e-mail. Quando vi algumas pessoas, fiquei pensando: será que aprendi com elas tudo o que podiam me ensinar? Será que eu trouxe algum tipo de contribuição para a vida delas? Será que algum dia teremos a oportunidade novamente de estarmos juntos?
Por tudo o que tenho aprendido e até mesmo com a velocidade com que os anos estão passando para mim, um dos pedidos frequentes nas minhas orações é por sabedoria. E um dos conceitos de sabedoria que tenho relaciona-se à capacidade de viver intensamente o dia de hoje de forma a extrair dele o máximo.
Estava pensando em por que algumas pessoas reconhecem a grandeza de outras e outras não. Nos capítulos que falam da vida de Abraão, Abimeleque e um outro rei reconheceram que ele era um homem de Deus. Mas duas pessoas não reconheceram isso e foi fatal para elas: Agar e Ló. Fico me perguntando por que, mesmo sabendo que Abraão era riquíssimo e seu parente, Ló deixou sua história terminar como um homem pobre, fracassado e bêbado.
Entendo a pessoa tomar decisões erradas, entendo o fracasso, entendo a perda, entendo até mesmo a insensatez. Só não entendo a incapacidade de voltar atrás. Por que será que Ló não voltou para estar com Abraão? Será que ele conseguiu reconhecer a grandeza que havia na vida de seu tio? Será que a vergonha por ter dado tudo tão errado era maior do que a capacidade de se humilhar e recomeçar?
Espero que eu saiba reconhecer a grandeza de todos à minha volta e também que eu seja humilde o suficiente para recomeçar sempre que for preciso.
Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário