quinta-feira, agosto 26, 2010

Eu me Enxergo!


Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de finas joias (Pv 31.10).

Decidi mastigar esse texto como a pílula do dia. Na verdade, Provérbios 31 ainda me é um pouco indigesto, porque a mulher virtuosa é a própria mulher maravilha: se vira nos trinta, a todas sobrepuja, faz de tudo, sabe tudo, tem uma disposição de leoa, em suma, não se parece em nada comigo. Mesmo assim quero responder a pergunta aí de cima. Quem a achará? Deus a achou e essa mulher sou eu. E aí você vai dizer: Está surtando ou você é convencida mesmo? Calma, vou explicar.

É muito difícil entender como Deus pensa. Como pode Ele dizer que um adúltero é um homem segundo o Seu coração, que um “fracote” como Gideão era um homem valente, que um medroso como Moisés seria o grande libertador? Como posso eu dizer que sou uma mulher virtuosa tendo acabado de dizer que não me encaixo nas qualidades dessa mulher descrita lá em Provérbios 31? Simplesmente porque Deus me vê pronta.

Vou tentar explicar melhor. Meu marido é um grande empreendedor. Nem sempre é muito fácil entender os negócios que ele faz. Lembro-me de quando compramos os primeiros dois apartamentos. Muitos diziam: “É pequeno demais, sem graça, meio apertado”, mas ele sempre conseguiu ver além das paredes. Ele pensava em como aquele imóvel poderia ficar depois de reformado, nos custos e benefícios que poderia auferir, que tipo de valorização poderia ter e como aquilo poderia se transformar brevemente na casa dos sonhos. E ele conseguiu ir longe. Moro numa casa maravilhosa que não é fruto do meu tino comercial e nem do nosso rendimento como casal, mas da misericórdia de Deus e de um homem de visão que sabe fazer negócio. O Ric realmente tem a habilidade de ver o futuro antes que ele chegue em algumas áreas.

Deus é assim. Não nos vê como somos hoje, mas como fomos criados para ser e espera que alcancemos aquilo que Ele mesmo planejou. Por isso Ele jamais se conformou com as desculpas que os herois da Bíblia deram para fugir do propósito. Aliás, hoje penso que nem eram desculpas, mas simplesmente um relato de como eles se viam. Gideão se achava fraco, Deus o chamou de homem valente; Moisés se achava gago, Deus o levantou como Sua própria voz diante do povo e de Faraó; Jeremias disse: “Não passo de uma criança”, Deus disse: “Falarás tudo o que eu mandar”; Pedro disse: “Jamais te negarei”, Jesus disse: “Ainda hoje, antes que o galo cante, me negarás e por três vezes”. Resumindo: Deus nos vê prontos e acabados.

Fico pensando no que será que Deus vê em mim para me deixar acordar hoje, escrever este texto, morar onde moro, ter tantos amigos, uma família tão maravilhosa e tanta coisa boa que nem dá pra descrever. Como será que Ele me vê?

Ah, se eu me visse com os olhos dEle, como a minha vida seria diferente! Infelizmente o mundo quer impedir que pensemos com a mente de Cristo, que vejamos a vida sob a perspectiva de Deus. A palavrinha do século para nós, principalmente nós mulheres é: somos inadequadas. Se ficamos caladas, somos muito fechadas; se falamos demais, somos fofoqueiras. Se somos muito ativas, nos chamam de inquietas; se ficamos mais paradas, somos sem ação. Se gostamos de gastar, somos pródigas; se gostamos de economizar, somos avarentas. Se somos muito magras, temos bulimia; se comemos muito, somos relaxadas e glutonas. E por aí vai... Parece que estão sempre procurando o pior em nós. E mais: nós também estamos procurando o pior, não os nossos pontos fortes, mas as nossas estrias, celulites, rugas e defeitos.

Como Deus é bom! Que bom que Ele não me vê como eu me vejo e nem como os outros me veem. Ele me vê como Ele próprio me projetou: de um modo assombrosamente maravilhoso (Sl 139:14). Então embora eu não seja a mulher virtuosa que pretendo ser, Ele me vê como uma mulher virtuosa e já cumpriu esse texto em mim: me deu mais valor do que o de finas joias, enviando o seu próprio filho, o seu único Filho por minha causa e por sua causa.

Quero aprender a me ver e a ver os outros sob a perspectiva de Deus.

Boa tarde, mulher virtuosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário