sexta-feira, setembro 03, 2010

Competir? Jamais!!!

O mundo tem distorcido muito o que deveria ser. Fomos criados para a ajuda mútua e não para a competição. Deus viu que o homem estava só e fez para ele uma auxiliadora. Um ao outro ajudou...

Nós somos a resposta de Deus para o problema de alguém, a alegria, o refrigério, o apoio, a cozinheira, a motorista, os ouvidos, a serva, a mãe... Nas nossas múltiplas funções a ordem é: ajude, ajude, ajude!!!

O problema é que não é exatamente para isso que somos criados. Não sei desde quando tudo mudou e começamos a ver os outros como ameaça, mas, lendo a Bíblia esta semana, cheguei a uma conclusão: mais uma vez, o jardim do Éden. Talvez você nem goste de me ver falar isso, ache meio enfadonho, mas é a pura verdade. Do que estou falando? Da competição.

Desde pequenos somos criados para competir. Minha casa tem passado por um estresse violento nos últimos dias, porque meus filhos resolveram ser o Tom e o Jerry. Você sabe como é “rivais” no mesmo ambiente! Mas já declaro sobre a minha casa o fim de toda rivalidade e a paz que excede todo entendimento em nome de Jesus!

Estão enculcando na nossa mente que temos que ser melhores do que os outros. Não basta sermos melhores a cada dia, quer dizer, superarmos a nós mesmo, que deve ser uma competição muito saudável: a Keila de ontem e a Keila de hoje tentando ser melhor, refletir a glória que deve ser cada dia maior, brilhar mais, como diz o livro de Provérbios: A vereda do justo é como a luz da aurora que brilha cada dia mais até ser dia perfeito (Pv 4.18). Não deveríamos lutar para superar os outros, mas apenas para superarmos a nós mesmos. Digo isso aproveitando para falar do equilíbrio, porque tudo o que está fora disso não faz bem. Achar que se é um nada, que não se faz nada direito, que nunca se é bom o suficiente também é pura tolice.

Não sou daquelas mães que exigem notas 10, simplesmente porque acho que meus filhos já têm problemas demais para sobreviver neste mundo tão complicado. Mas exijo deles que sejam melhores a cada dia. Aliás, assisti ao filme Karatê Kid com eles semana passada e agora sou instrutora de Kung Fu lá em casa. (Quer entender? A aula do menino é: pega o casaco do chão, pendura, veste, pendura... kkkkkk).
Caim e Abel tiveram um grande problema. Cada um resolveu, não sei por que motivo, oferecer uma oferta ao Senhor. Sabe-se lá de quem foi a idéia!!! Não estou dizendo que é ruim a ideia, não! Só fico me questionando por que os dois irmãos resolveram fazer a mesma coisa, até pela experiência que tenho lá em casa, pois isso acaba trazendo rivalidade. E qual foi o problema dos dois? Um deles não tinha maturidade suficiente para fazer isso. Talvez Caim tenha ido para o sacrifício porque Abel foi. O fato é que, em um dado momento, Caim olhou para Abel e disse: “O Senhor não recebeu a minha oferta por causa de Abel”. Então como resolver o problema? Refazer a oferta trazendo algo melhor? Não. Matar o competidor. Se for eliminado aquele que faz melhor, qualquer pouquinho que eu fizer será suficiente. Pensamento mesquinho.

Ainda hoje sofremos com essa competição maligna. Muitos acham que para chegar ao lugar que ambicionam precisam tirar os outros do seu caminho. Não conseguem discernir que se chega aonde se quer por méritos próprios e não pela destruição da "ameaça".

Em relação a autoridade quero ensinar a você o que eu mesma aprendi: toda autoridade na sua vida, seja ela chefe, pai, marido, Presidente da República, seja quem for é uma ponte para conduzi-lo a um lugar melhor, é o caminho da promoção e não a pedra no sapato ou o obstáculo a ser transposto.

Não quero competir com ninguém. Sei que Deus tem algo só para mim e que só cabe a mim conquistar. Fiz concurso público e, mesmo em meio à concorrência, sabia que a única pessoa que poderia me reprovar era eu mesma (e Deus, é claro!). Ninguém é melhor do que eu; eu é que posso não ser boa o suficiente.

Saia do ringue. Seja você. Ajude! Ajude! Ajude!!!

Um comentário:

  1. Como vc abençoa nossas vidas!!
    Mais uma vez sou impactada com a revelação de Deus em sua vida, amo muito tudo que vc posta aqui pois é tremendamente edificante.
    Mil beijos da sua discipula virtual.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir