segunda-feira, setembro 13, 2010

Parente Atrapalha

Confesso que não há nada mais difícil do que lidar com parentes. Ao mesmo tempo em que são valiosos e insubstituíveis, são crueis, verdadeiros ao extremo (a ponto de serem, às vezes, grosseiros) e invasivos. Mas a falta deles doi muito. Na hora do aperto, em quem mais pensamos, a quem mais recorremos? Eles são duros na queda, mas também “paus para toda obra”.

Desde que comecei a ler a história de Abraão, confesso que, ao perceber as confusões aprontadas por Ló, pensei em escrever sobre parentes. Lembro-me de uma frase do Mike Murdock: “Se você sobreviver à sua família, sobreviverá a qualquer coisa”. Pensei muito em sobre como seria mais fácil a vida de Abraão se não tivesse levado Ló com ele, se desde o princípio ele tivesse se apartado de todos os parentes mesmo.

Hoje estava terminando de ler essa história e devo confessar que minha perspectiva mudou completamente. Acho que Abraão não seria Abraão se não fosse Ló. Como assim? A história de Abraão seria imensamente reduzida se Ló não fizesse parte dela, teria vários capítulos a menos – talvez perdesse o mais bonito de todos os capítulos que é aquele em que ele insiste com Deus para que, por causa de alguns justos, preserve Sodoma e Gomorra.

Primeiro, percebi uma coisa que até hoje não tinha notado. Quando Deus diz a Abraão para sair da sua terra e da sua parentela, seu pai já havia morrido. Ou seja, Abraão cumpriu sua missão com seu pai até o final. Estava em casa, já era tarde quando me veio essa questão: Deus mandou Abraão largar seu pai pelo meio do caminho? Corri para procurar uma Bíblia e fiquei aliviada quando vi que, antes da ordem, estava escrito que o pai de Abraão havia morrido. Acho mesmo que seria estranho Abraão largá-lo pelo meio do caminho.

A história do pai da fé começa com o relato de que ele tinha dois irmãos, um deles morreu (o pai de Ló) e o outro ficou na terra quando seu pai resolveu se mudar levando Abraão, Sara e Ló. Como poderia Abraão largar seu pai sozinho? Lembro-me de um texto que diz: Se alguém não cuida dos seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente (I Tm 5.8). É claro que a Bíblia não pode se contradizer.

A família é o nosso quartel general, o lugar do nosso treinamento. Quem mais teria coragem de nos dizer verdades tão difíceis de se ouvir sem a menor cerimônia? Dentro de casa a gente ouve coisas inimagináveis. E não é para nos derrubar, não, mas para nos fazer melhor. Mais uma vez lembro do texto de Provérbios 27.6: Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos. O que quer dizer isso? Que as feridas feitas pelo que ama são para o nosso bem, são necessárias mesmo.

Você conhece amor maior do que o de pai e mãe? Só o de Deus. Mas os pais também ferem os filhos. Esses dias, minha filha disse que fica muito triste quando eu a disciplino. Confesso que eu fico duas vezes mais triste por ter de discipliná-la, mas é para o bem dela. Se a minha disciplina parece cruel, não queira saber como é a do mundo, que é implacável, sem misericórdia. Depois que ouvimos as verdades nuas e cruas na nossa casa, somos despertados para aquilo que realmente importa.

Abraão teve muitos problemas com Ló. Teve que salvá-lo quando este foi capturado numa guerra que envolvia a cidade onde ele morava, teve que aguentar a briga entre seus funcionários e os de seu sobrinho, teve que aceitar o jeito espertinho de Ló de querer a terra que parecia mais fecunda, mas confesso que, ao ver o cuidado de Abraão para com Ló, aprendi a gostar ainda mais dele.

Dois textos me impactaram bastante nessa história: o primeiro foi aquele que diz que Ló foi salvo por causa de Abraão e o outro foi o pedido de Abraão para que Deus não destruísse uma cidade se houvesse nela dez justos (no fundo era um pedido para que o Senhor salvasse a Ló e sua família). Amei ver como Abraão se importava com seu sobrinho. Quantas vezes parece que não nos importamos nem com nossos filhos, quanto mais com nossos sobrinhos!

Eu deveria neste ponto trocar o título aí de cima. Em vez de Parente Atrapalha para Parente Salva. Por causa de Abraão Ló foi salvo. Tomara que por minha causa todos os meus parentes sejam salvos! Vale lembrar que Deus não salvou apenas a Ló, mas também a sua mulher (que não se sabe de onde veio, porque a Bíblia não diz), suas filhas e salvaria seus genros se estes o quisessem. Vejam como é ampla a bênção que o parentesco suscita!

Realmente não havia ordem melhor para mim e para Abraão: Sê tu uma bênção (principalmente no meio da parentela)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário