domingo, abril 28, 2013

Isso é que é Poder!

Fonte inesgotável é a Palavra de Deus. Às vezes, doce como o mel (aqueles conselhos que achamos fáceis de cumprir ou que já fazem parte da nossa vida); às vezes, amarga como chá de boldo, o remédio do papai (aqueles conselhos que nos desafiam, aos quais dói na alma obedecer). Não se assuste por eu ter dito isso. João, aquele que escreveu apocalipse,  provou um pedacinho da Palavra e disse que era doce na boca e amarga no estômago.

É fácil acreditar que Deus prospera quando temos emprego; que Ele faz da estéril mãe de filhos quando se tem menos de quarenta anos; que todas as coisas cooperam para o nosso bem quando tudo está de vento em popa; que o Senhor nos sara quando os laudos são favoráveis.

Abraão recebeu de Deus a promessa de que seria pai de multidões. Já não era tão jovem quando o Senhor lhe disse isso. Tinha 75 anos. Mas estava bem, era forte, rico, poderoso, casado. Todas as condições eram favoráveis. Era só esperar a hora e correr para o abraço - aliás, seria melhor inverter a ordem das frases!

Entre a promessa e o dia do seu cumprimento pode haver uma distância de horas, de segundos, de anos. Para ele foram 25 anos. Ele não podia ver a promessa; eram "só" palavras. Ele não podia tocar na promessa, nem podia escrevê-la no espelho, nem ouvir os pastores pregando sobre a importância de manter a fé, nem comprar o livro "Decepcionados com Deus", ou "Aprenda a Esperar" ou qualquer outro. Ele não tinha uma Bíblia na escrivaninha ou na sala aberta no Salmo 91. Quais eram as condições favoráveis? 

Temos tantos meios para nos ajudar a manter a fé! Como somos felizes, privilegiados, abençoados! Que prazer em desfrutar de uma aliança superior e de promessas ainda melhores que as dos pais da fé: "Mas, agora, este [Jesus] tem conseguido tanto melhor ministério, quanto é Mediador ainda de uma melhor aliança, a qual tem sido decretada sobre melhores promessas." (Hb 8:6)

Para merecer o título de pai da fé penso que é necessário ter mais fé do que qualquer outra pessoa, certo? Certo. Veja só o que o  livro de Romanos diz acerca de Abraão: "Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos” (Rm 4:18). Veja que a Bíblia admite que não havia motivo para ele ter esperança. 

Hora da pausa. É difícil crer mesmo quando se tem motivo para manter a esperança. Algumas circunstâncias nos desafiam. Parecem um espinho na carne. Você quer se esquecer delas, mas estão ali incomodando o tempo todo. Algumas vozes não se calam. Ninguém mais as ouve, por isso não adianta pedir ajuda. Mas quem as ouve não consegue fazê-las silenciar. Quem não tem um grande desafio?

Abraão e Sara foram testados além do que seria para muitos um limite. Um ano, cinco anos, dez anos, quinze anos, vinte e cinco anos e nada. O corpo já não respondia mais, o prazer já havia passado, o natural já nem acontecia mais. Tudo o que se podia ver gritava para eles: "Deus mentiu. Não há mais condições". Todo dia, toda hora podiam olhar para si mesmos e ver a impossibilidade. "Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu". (Rm 4:19)

Em situações menos complicadas, dispondo de mil artifícios que podem nos ajudar a alimentar a nossa fé, ainda assim nos sentimos fracos, desapontados, desanimados. 

Continuemos a história: "Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus  porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido". (Rm 4:20, 21) Quero realçar este ponto: a fé de Abraão o encheu de poder. Poder mesmo não é ter uma conta gorda, ser bem relacionado, ser forte. Poderoso é quem tem fé, quem não se deixa desanimar. Abraão tinha toda a certeza de que Deus podia e Deus faria.

Será que Deus ainda pode? Será que Ele tem poder mesmo? Será que Ele depende de circunstância, precisa esperar as condições favoráveis, só pode agir se houver concordância? Será que alguma coisa pode limitá-lO? Estará Ele impedido de agir em seu favor? 

Não sei se você já pensou em como você vive um tempo melhor, com mais recursos, mais conhecimento, mais opções, mais tudo. Talvez queira me dizer: "Os tempos estão mais difíceis". Concordo. Mas temos o Espírito Santo e Ele faz toda a diferença. O que pode nos faltar se temos o próprio Deus vivendo em nós?

"Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.”  As palavras “foi aceito” não falam somente dele.  Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus. (Rm 4:22-25).

Abraão foi aceito porque tinha fé. Nós fomos aceitos porque Jesus morreu por nós. Com fé ou sem fé somos aceitos por Deus. Isso é definitivo. Houve um homem que pediu um milagre a Jesus e Ele perguntou ao homem se cria. Ele respondeu: "Ajuda-me na minha falta de fé" (Mc 9.24). Mesmo sem fé ele recebeu seu milagre. Isto é poder de verdade: ser aceito por Deus, ter Deus morando em nós, contar com a ajuda do Espírito Santo todo tempo, ter a mente de Cristo, ser cheio da Sua unção!!! Quanto poder!!!

Bem-aventurados somos nós que, com fé ou sem fé, fomos comprados por Jesus. Aleluia!

"As palavras “foi aceito” não falam somente dele.  Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor". (Rm 4:23, 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário