segunda-feira, abril 08, 2013

Mérito do Pai

Diz um ditado que se conselho fosse bom seria vendido, e não dado. Diz a Bíblia que só um tolo despreza a sabedoria, só um tolo não quer conselhos, só um tolo acha que sabe o suficiente.

Conselhos são bem-vindos, mas não por parte de qualquer pessoa. Não nos aconselhamos com qualquer um. Precisamos escolher bem para receber os conselhos das pessoas certas. Meter o bedelho todo mundo sabe, mas trazer soluções só alguns. Por isso é importante os bons relacionamentos.

Já disse em alguns posts anteriores que Salomão foi o autor do livro dos conselhos, cujo objetivo é fazer-nos conhecer e andar na sabedoria. Para escrever um livro assim a pessoa precisa ter autoridade no que está dizendo. E Salomão tinha. Assim a Bíblia o define, é este o testemunho que Deus dá acerca dele: "E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios" (I Re 4.29,30).

Como é que alguém se torna o homem mais sábio do mundo? Como tudo começou? No capítulo 4 de Provérbios, ele revela esse segredo. Muitos acham Salomão "o cara" por, quando perguntado por Deus o que queria, ter escolhido a coisa certa. Mas por que será que ele escolheu a coisa certa? Aqui está a resposta: "Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe. E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive. Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama -a, e ela te conservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento" (Pv 4.3-7).

Parabéns para Davi. Ele deixou marcas profundas na vida de seu filho, além de uma herança física extraordinária, que foi o reinado.

Salomão conta neste capítulo quais eram os conselhos do seu pai. É lindo ver que as lembranças do seu pai moldaram todo o sucesso que alcançou. Não foi a genialidade de Salomão que o fez escolher a sabedoria. Foi ter atendido os conselhos de seu pai. Até comentei com o meu marido hoje que certamente os conselhos lembrados por Salomão devem ter sido repetidos por Davi inúmeras vezes. 

Isso me fez ver que é importante repetir para os meus filhos aquilo que realmente importa até que fique gravado na cabeça e no coração deles. Paulo diz que para nós é segurança, e não enfado, ouvir as mesmas coisas, ainda que só venhamos a entender isso com o tempo - "Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós" (Fl 3.1).

Penso que Davi também, como todo pai, era repetitivo. Ele dizia: "Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive (3.4). Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida (3.10). Pega-te à correção e não a largues; guarda -a, porque ela é a tua vida (3.13). Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo" (4.20-22). Muitas vezes ele disse: ouça, aceitei, incline o ouvido, guarde... Como pais, não podemos nos cansar de corrigir, instruir, encaminhar.

E por que deu certo durante muito tempo os conselhos de Davi a seu filho? Porque ele não disse: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Ele foi o exemplo. "No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar" (4.11). Veja que ele diz: no caminho te ensinei e não o caminho te ensinei. Quer dizer, ele estava mostrando como fazer e não indicando o caminho. E também: te fiz andar. Esse pedaço é interessante. Ele não fala: "Eu te disse para andar", mas, "eu te fiz" andar. Muitas vezes é preciso fazer o filho andar à força. Nem sempre ele vai querer andar no caminho que nós escolhemos. Mas como diz a minha mãe: criança não tem querer.

Vejo que uma das coisas que mais tem atrapalhado os pais na educação dos filhos é o comodismo. Educar dá trabalho, muito trabalho. Muitas vezes queremos "nos poupar" e assim tentamos encontrar alguém para ficar com eles enquanto nós seguimos com a nossa vida ocupada. Esquecemos que eles são muito importantes e que, se não forem bem educados, no futuro darão muito mais trabalho do que quando crianças.

Tenho um compromisso de levar os meus filhos o mais que posso à igreja e não é de agora. Não foram poucas as vezes em que dormiram nos bancos enquanto eu ensaiava. Expô-los a um lugar onde a unção de Deus tem liberdade para se manifestar é para mim uma prioridade. Não peço para a minha mãe ficar com eles. Eu os levo, às vezes contra a vontade deles próprios.

Eu vivi isso. Meus pais tinham muitas atividades na igreja e sempre nos levavam. Eu gostava de brincar na igreja. Valeu a pena. Somos três irmãos felizes, formamos três famílias felizes e assim vamos continuar, porque o Deus a quem servimos é fiel para nos sustentar.

Mais do que ler a Bíblia e meditar a respeito, hoje estou convencida pelo Espírito Santo da necessidade de transmiti-la a meus filhos, repetindo, repetindo, repetindo quantas vezes forem necessárias.

Para encerrar, deixo aqui alguns dos bons conselhos do sábio: "Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei (4.2); adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama -a, e ela te conservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento. Exalta -a, e ela te exaltará; e, abraçando -a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará (4.5-9). 

Antes de ensinar aos outros, é preciso ensinar a si mesmo. Também por isso estou eu aqui meditando nos preceitos da Palavra. 

Hora de cuidar dos filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário