quarta-feira, abril 03, 2013

Os Verbos

Estou convencida de que vivemos em uma época em que os verbos são mais necessários do que os substantivos. Não sei se é o passar dos anos que me leva a dizer isso. Os substantivos próprios são fundamentais: pessoas e lugares. Amo as pessoas e amo conhecer novos lugares. Mas para isso é preciso verbos, atitudes.

Continuando a leitura de Provérbios, posto aqui as reflexōes sobre o que li ontem. O assunto são os verbos.

Todo o livro de Provérbios é centrado naquele tema sobre o qual escrevi ontem: a sabedoria. Aliás, no capítulo 4, verso 7, há o seguinte: A sabedoria é a coisa principal. Como já disse neste blog, um sábio chamado Mike Murdock disse que todos os nossos problemas giram em torno da falta de sabedoria. Não temos problemas financeiros; falta-nos sabedoria para lidarmos com dinheiro. Não temos problemas conjugais; falta-nos sabedoria para lidar com o outro. E por aí vai.

O capítulo 2 começa assim: Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Aprenda e nunca esqueça. Conselho interessante. Parece simples, mas não é. Para começar, é preciso se abrir para o ensino. Aprender e não esquecer depende do aluno e não do professor. O professor pode ensinar, ensinar, ensinar, mas se o aluno não se abrir para ele e para o seu ensino, não funciona. Às vezes, o problema é o professor; às vezes, a matéria. No nosso caso, se não crermos na Bíblia, se não considerarmos seus ensinos úteis, os conselhos lá contidos não funcionarão, afinal, a base do evangelho é a fé. Então, se abra para a sabedoria. Aprenda e pratique para não esquecer.

O segundo conselho é: Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Ainda há sábios por aí. Alguns dos que admiro estão mortos. Aprendo com seus escritos. O maior de todos é Jesus, que Se revela em Sua Palavra, que não canso de ler, de escutar, de procurar entender. Nem sempre entendemos o que os sábios dizem. Algumas coisas leva tempo para absorver, mas é certo que andar com sábios sempre acrescenta.

Terceiro: Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Essa é a melhor parte. Se devemos pedir sabedoria, é porque ela pertence a alguém. A quem? A Deus. Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos (Ti 1:5). É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele (Pv 2:6). Nem sempre ganhamos o que pedimos. Mas quando pedimos a coisa certa, quando pedimos aquilo que nossos pais desejam e podem nos dar, o processo é até acelerado; recebemos mais rápido. Com Deus também é assim. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que nos ouve em tudo o que pedirmos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizermos (I Jo 5.14,15). Peça sabedoria e receberá sabedoria. Só que ela não virá como um pacote que se joga sobre a cabeça. É preciso atitude: agir e pedir, pedir e agir.

Quarto conselho: Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Não se trata de algo difícil de ser encontrado. O capítulo 1 de Provérbios diz o seguinte: A suprema sabedoria altissonantemente clama nas ruas; nas praças levanta a sua voz. Do alto dos muros clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras (Pv 1:20-21). Há sabedoria por toda parte. Há sabedoria em observar, em discernirmos o que devemos e o que não devemos fazer com base nas experiências dos outros, há a suprema sabedoria chamada Espírito Santo de Deus à disposição de quem O buscar.

Agora vem a melhor parte: a recompensa. Quem trabalha merece salário, quem obedece ao Senhor tem recompensa certa. E ela está descrita no capítulo. Se você fizer isso (obedecer aos verbos: aprender o que a Bíblia ensina e não esquecer, escutar os sábios e procurar entender o que dizem, pedir a Deus sabedoria e procurá-la com diligência), ganhará tudo isto aqui: Saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras (Provérbios 2:5-12). Em outras palavras, você ganhará muito no seu relacionamento com Deus, terá proteção, compreensão, crescerá em honestidade e justiça, saberá o que deve fazer, se tornará grande, porque será sábio.

Puxa, que conselhos maravilhosos! Amo os verbos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário