terça-feira, julho 03, 2012

Simples assim!!!

Comprei uma Bíblia nova. Chama A Mensagem e é uma versão contemporânea, melhor do que a NTLH. Não sei se você também questiona: qual é a melhor versão, a mais fiel? Bom, a melhor é aquela que você compreende e pratica. Simples assim.

Sábado estava lendo o livro de Romanos, a parte que fala sobre Abraão. Finalmente entendi qual é o mérito daquele grande homem de Deus. Antes, porém, de falar sobre ele, gostaria de comentar algo que aprendi.

Gostamos muito de eleger ícones, de fazer concursos, eleger o mais forte, o mais rápido, o mais bonito, o mais inteligente, o mais rico, o mais isso, o mais aquilo. Embora Jesus tenha nos igualado numa posição absolutamente sem comparação, somos herdeiros de Deus e filhos amados do Pai celeste, continuamos com os nossos concursos. Ainda existe gente orando para ter o coração como o de Davi, a fé de Abraão, a mansidão de Moisés, o amor do discípulo João. Hoje mesmo ouvi uma música com a qual não concordo nadinha dizendo mais ou menos o seguinte: “Só suporta uma fornalha aquele que tem coração de Daniel, só vence gigante quem tem coração de Davi” e por aí vai. Quanto desconhecimento da posição privilegiada em que Jesus nos colocou!

Não quero convencê-lo de nada, mas quero mostrar o que a Bíblia ensina: Mas agora alcançou ele [Cristo] ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas (Hb 8:6). Jesus inaugurou um tempo novo. Veja só: Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João (Mt 11:13). Depois de Jesus, tudo se fez novo: nova aliança, superiores promessas, vinda do extraordinário presente chamado Espírito Santo de Deus para fazer morada em nós e aceitação total e irrestrita de todos, absolutamente todos na família de Deus.

Somos infinitamente mais privilegiados do que todos os patriarcas. Eles não tinham o Espírito Santo permanente em si. Sacerdotes e profetas entravam na presença do Pai uma vez por ano para buscar a expiação dos pecados e jamais tiveram o Espírito Santo em plenitude como hoje. Agora habitamos na presença do Pai. Jesus e Seu Espírito habitam em nós e essa morada é permanente. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos [Jesus e o Espírito Santo] nele morada (Jo 14:23). Foi exatamente por isso que Jesus declarou: Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele (Mt 11:11). Jesus estabeleceu o reino dos céus. Através dEle, o reino chegou a nós, está em nós, habita em nós. Por isso, mesmo o menor de nós, é maior do que João, por quê? Porque tem o reino, tem o Espírito Santo permanente em si.

Os profetas foram grandes, os patriarcas foram grandes, mas João foi maior do que todos, certo? Leia de novo o último versículo que escrevi se duvidar. Mas nós, os menores deste novo tempo, somos maiores do que todos. Aleluia! Aleluia! Você é grande: templo do Espírito Santo, santuário de Deus, filho amado, herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pe 2:9).

Se sua paciência ainda me permitir, deixe-me concluir o que pretendia dizer no início. Abraão teve um mérito extraordinário. Num tempo em que não se falava de Deus, não se tinha Bíblia em mãos, não se ouvia pregadores a qualquer hora nem na televisão nem em lugar algum, o Espírito Santo não estava derramado, o Salmo 119 não havia sido escrito, nem se imaginava que seria possível ouvir a Bíblia num IPod, um homem resolveu crer em Deus sem vacilar. Tudo o que ele tinha era uma promessa revelada por uma voz, só uma voz. Assim começa a história de Abraão: Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.1-3). Hoje ouvimos a voz do Espírito dentro de nós e ainda de outras mil maneiras e duvidamos. Abraão ouviu uma voz e creu, simples assim. Olhe só como continua o texto: Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã (Gn 12:4).

Abraão ouviu e creu. E é só. E Deus o abençoou sobremaneira, porque ouviu, e creu. E o que quer dizer crer? Obedecer. Por essa simples atitude foi extraordinariamente abençoado e abençoou extraordinariamente o mundo.

Eu e você somos maiores do que Abraão. Que tal seguirmos suas pisadas? Ouvir e crer.

Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão (Gl 3:6-9).

Ouse crer. Abraão ensinou como. É simples assim: ouve a voz e obedece ao comando! Com a ajuda do maravilhoso Espírito Santo, é simples, muito simples assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário