segunda-feira, abril 01, 2013

Dia Primeiro

Primeiro dia de abril, primeiro capítulo de Provérbios, um hábito. Há tempos tento ler todos os dias o capítulo do dia de Provérbios. Nem sempre consigo, mas, como diz a propaganda: sou brasileira e não desisto nunca.

Podemos ler um milhão de vezes a mesma passagem da Bíblia e veremos que jamais será a “mesma passagem da Bíblia”. Cada vez vem um entendimento novo. Absorvemos aquilo que se coaduna à realidade do momento. E sempre, repito: sempre é um refrigério.

Quero conversar aqui com você um pouquinho sobre esse capítulo e, desde já, abrindo um parêntese no primeiro versículo. O livro do homem mais sábio da época, chamado livro da sabedoria por excelência, começa com um versículo de arrepiar qualquer pai ou mãe: Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. O fato mais importante da vida de Salomão não era ele ser o rei de Israel. Antes disso, ele era “o filho de Davi”. Pense em quão grande era dizer: “Este é o livro do filho de Davi”. Qual é a importância disso? Davi foi o maior de todos os reis que Israel teve. Foi um grande servo de Deus e isso fez dele o detentor de promessas poderosas. Ele foi tão extraordinário que o Senhor prometeu a ele que jamais faltaria alguém da sua descendência no trono se eles continuassem vivendo em obediencia a Deus. Porque assim diz o Senhor: ‘Davi jamais deixará de ter um descendente que se assente no trono de Israel (Jr 33:17). Sem saber, esse rei estava deixando a seus descendentes a maior herança legada por um homem (exclua-se a herança maravilhosa e incomparável que recebemos de Jesus Cristo).

Esse simples versículo me pôs a pensar – e está me fazendo escrever aqui para que você pense comigo. Quantas coisas queremos deixar aos nossos filhos? Quanta importância damos às coisas terrenas, que são temporais, e quão pouca às celestiais, que são eternas e insubstituíveis? Quantas vezes já pensamos que nenhum bem será maior do que uma vida de obediência e de intimidade com Deus? Fecho o parêntese.

O capítulo continua dizendo o motivo da escrita de todo o livro: Eles [os conselhos ali escritos] ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios (Pv 1.2-6). Quem não quer tudo isso? Que não quer ser sábio? Quem não quer ter entendimento? Para começar, é preciso crer que a Bíblia é o que diz ser; faz o que diz fazer; pode o que diz poder. Parece muito simplório, mas a fé é assim mesmo: inexplicável, incompreensível ao homem natural: Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente (I Coríntios 2:14). Só para completar, para que você não chegue a uma compreensão errada, devo dizer que não basta ler. Quando a Bíblia diz ler, quer dizer absorver e praticar, é claro!

Entendido o motivo de o maior de todos os reis escrever o que expôs ali, hora de dizer como começar a ter sabedoria: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina (1.7). Dois fatos poderosos. De trás para a frente: quem não se preocupa com isso é um insensato, um tolo. E o outro: se o assunto é sabedoria, melhor começar do básico do básico: temer o Senhor.

Quanta coisa se poderia dizer acerca de temer o Senhor! Eu poderia definir esse termo de várias maneiras e já li e ouvi muitas definições, mas decidi que, para mim, a regra é a Bíblia. Quero que ela solucione as minhas dúvidas. Então, como a Bíblia define o que é temer a Deus? Assim: Temer ao Senhor é odiar o mal (Pv 8:13). Temer ao Senhor é odiar tudo o que Deus não faria, tudo o que Deus não aprova, tudo o que fere Seus preceitos, tudo o que não está de acordo com a Sua natureza, que hoje é a mesma de todo filho dEle. Recebemos e compartilhamos de Sua natureza; somos um com Ele. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele (I Co 6:17).

São passos simples que nos ajudarão a sermos sábios. O primeiro já foi dito: honre ao Senhor, temendo-O. Esse é o princípio do princípio.

Segundo: honre os pais, confie, obedeça, respeite, acredite que estão tentando fazer por você o melhor - Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço (1.7,8). Deus deu aos pais a responsabilidade de educar e, nestes dias que vivemos, quando as pessoas são pais cada vez mais tarde, não se pode dizer que não tenham experiência de sobra para transmitir. Eu sei que nem todos os pais são bons, mas honra e respeito cabem em qualquer lugar. Honrar os pais não é uma opção; é uma ordem. Nada melhor do que ser mãe para entender a própria mãe. Li outro dia no Facebook que quando uma mulher diz: “Minha mãe tinha razão” certamente já tem uma filha que ainda não a compreende. Fato.

Por último (por ora, porque a Bíblia tem muitíssimo mais a dizer a respeito), cuidado com as companhias. Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! (1.10). Em outras palavras: Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau (Pv 13.20).

Poderia continuar porque o capítulo é longo, mas vou parar por aqui. Se eu pensar bem, já está suficiente. Para começar um mês, está para lá de bom.

Feliz 1º de abril, dia de meditar na Verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário