terça-feira, abril 02, 2013

Você não leu?

Começou o maravilhoso dia de milagres: Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele (Sl 118.24). É assim que a Bíblia propõe que comecemos o nosso dia: com alegria, animados, com grandes e boas expectativas. Que tal dar um grande sorriso e olhar em volta para as inúmeras coisas boas que estão ao seu lado?

Continuo hoje um assunto pendente de ontem. O versículo é chocante: Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? (Pv 1.22) Se você não se espantou ao ler isso aqui convido a ler novamente, principalmente a primeira parte: “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Que sério isso!

Ser conformado não é normal. Quando fomos criados, Deus colocou em nós um desejo antes mesmo de nos dar uma ordem. Isso quer dizer que o que Ele quer que façamos, no fundo, nós mesmos desejamos fazer. Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele (Fl 2:13). Depois que colocou em nós um desejo de crescer, deu-nos a ordem: Deus os abençoou, e lhes disse: "Crescei e multiplicai-vos; enchei a terra (Gn 1.28).

Esse nosso desejo de querer sempre mais, essa “insatisfação” é necessária, saudável. O conformismo é antinatural. Por isso a sabedoria, lá no capítulo 1 de Provérbios, pergunta: “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência?” Essa pergunta nem deveria ser necessária. Todos deveríamos querer saber mais, assim como queremos ganhar mais, ter mais tempo livre. O que há de errado? O que está nos faltando?

Passei algum tempo estudando um comentário do livro de Mateus e fiquei espantada com a forma como Jesus corrigiu os fariseus. Eu nunca havia notado a repetição do mesmo termo que mostro aqui: E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse (Mt 22.31); Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ (Mt 19.4) Ele respondeu: "Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? (Mt 12.3) Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa? (Mt 12.5). Todas essas declarações foram feitas quando os fariseus questionaram Jesus tentando fazê-lo incriminar-se com suas próprias palavras ou quando queriam que Se explicasse por “profanar” o sábado. Muito sabiamente, Jesus sempre devolvia uma pergunta, repetindo sempre as palavras: “Vocês não leram, vocês não leram, vocês não leram”?

Essa pergunta reafirma a minha responsabilidade e a minha impossibilidade de culpar quem quer que seja quando eu estiver diante de Deus. Ele não vai perguntar: "O pastor não ensinou? Ninguém contou? Não deu nos jornais? Sua mãe não disse isso a você?" A pergunta é: "Você não leu? Esteve tudo sempre tão disponível e você não leu?" 

Pense comigo por um momento. Todos nós temos uma Bíblia em casa, guardada em alguma estante, em cima de algum criado, no celular, no Ipad, no computador. Hoje encontramos exemplares gratuitos em muitos lugares, inclusive em gavetas de hotéis. O que nos impede de ler? Por que não lemos?

Seremos julgados pelos nossos atos, pelas nossas palavras, pelas nossas ações, pelas nossas omissões. Vejam que Jesus não estava esperando dos fariseus nada de mais. Como mestres da lei que eram, o Mestre pergunta exatamente sobre o que deveriam saber, nem mais, nem menos.

Hoje estamos numa posição melhor do que a desses mestres. Não precisamos ir ao templo, procurar pergaminhos. Se eles deveriam saber, muito mais nós. E pode até parecer um fardo ter de saber, mas não é. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos (I Jo 5.3). Pode parecer uma obrigação chata ter de saber, repito, mas é proteção para nós. Deus não quer que pereçamos, que sejamos prejudicados pela falta de conhecimento. Somos penalizados por não sabermos o que deveríamos, ficamos aquém daquilo que poderíamos ser e de onde poderíamos chegar pela falta de conhecimento. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4:6).

Sabe o que o tempo tem me ensinado? Que a maior parte do que fazemos depende de hábito. O prazer vem com o hábito; melhor: o hábito pode levar ao prazer. No começo, ler pode ser uma obrigação. Com o tempo, passa a ser um grande prazer. Digo isso por experiência. Amo ler, mas não foi sempre assim. Podemos desenvolver o hábito de ler, de orar, de louvar... Depois, vira prazer.

Se não desejamos saber mais, se não queremos atender ao convite da sabedoria de deixarmos de ser inexperientes, há algo muito errado. Melhor começar a buscar saber, mesmo sem querer, assim como acontece com o exercício físico. É preciso e pronto, de outra sorte, adeus saúde. É preciso buscar sabedoria e pronto, de outro lado, bem-vindo prejuízo!

Nem imagino o que responderia se Jesus me perguntasse: “Você não leu?”



Nenhum comentário:

Postar um comentário