domingo, julho 22, 2012

Ainda tem jeito

Confesso que me tornei não só uma adepta do Facebook, mas, às vezes, até um pouco viciada. Recentemente fiz um jejum da rede para ver se me livrava um pouco disso. Redesocial é uma bênção, mas quando ela rouba de você tempo que poderia ser gasto com leitura da palavra e com oração é melhor repensar.

Não temos tempo para frivolidades. A vida passa rápido: "A vida passa logo, e nós desaparecemos" (Sl 90:10). "Alguém diz: 'Anuncie a mensagem'! 'O que devo anunciar?' — eu pergunto.'Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre" (Is 40:6-8). O tempo está passando.

Deus me fez com um propósito. Ele tem expectativas a meu respeito, assim como eu tenho expectativas acerca dos meus filhos. Quero que eles cresçam, sejam sadios no corpo, na mente, nos relacionamentos, que aproveitem bem o tempo. O sábio Salomão perguntou: "Na verdade, quem sabe o que é bom para o homem, nos poucos dias de sua vida vazia, em que ele passa como uma sombra"? (Ec 6:12). Podemos usar sabiamente o tempo ou desperdiçá-lo, mas todos nós, tenho certeza disto, queremos ser sábios.

Deus respondeu maravilhosamente à questão sobre como usar o tempo. Para garantir que conseguíssemos ser bem-sucedidos nisso, deu-nos um Conselheiro: o Espírito Santo. E nos disse claramente o que deveríamos fazer com a Sua ajuda, o que espera que façamos: "O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto" (Is 61:1-3).

Parece muito o que Deus espera de nós? Não é, não. No fundo, espera apenas que sejamos um canal de bênçãos, alguém que mostra a luz a quem está em trevas, e não que aumenta a escuridão; alguém que leva alegria aonde vai, e não reclamação (até rimou!); alguém que leva consolo a quem chora, e não indignação...

Este post tem a ver também com o que tenho lido no Facebook. Nós temos a solução para o mundo: o Espírito Santo de Deus. Ele resolve qualquer problema. Ele traz à existência aquilo que não existe, paira inclusive sobre o caos e, quando chamado a mover-se, conserta tudo - "No princípio, criou Deus o céu e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava por cima das águas" (Gn 1:1, 2). O Espírito de Deus pairava sobre o caos.

Não importa o tamanho do abismo, não importa o tamanho do caos, se houver alguém disposto a dizer: "haja luz", o Espírito Santo se encarregará de consertar tudo. Ele não age quando dizemos: que vão todos à cadeia, que morram, que se deem mal. Ele nem gosta quando dizemos isso. A palavra que pôs na nossa boca é de salvação, de ânimo, de consolo: "Ele me ungiu para pregar boas novas". Quais boas novas? Presos, vocês serão soltos; cativos, vocês serão libertos; entristecidos, a alegria está chegando; vítimas, Deus se vingará de todos os seus inimigos; pobres, as coisas vão melhorar; abatidos, animem-se, o seu Redentor vive e, por certo, Se levantará. Aleluia!!!

O mundo tem o direito de ver o copo meio vazio e reclamar. O filho de Deus tem a obrigação de ver o copo meio cheio e adorar. Está cada dia mais próxima a vinda do Senhor e, como as águas cobrem o mar, a terra está cheia do conhecimento do Senhor. Ele está por toda parte. Os céus declaram a sua glória e o firmamento anuncia as suas obras (Sl 19). Deus está trabalhando. Ele não dorme, nem dormita (Sl 121). E somos o canal por meio do qual Ele traz esperança. Há esperança! Há esperança!

As coisas podem não estar como você espera, mas, repito: há esperança. "A esperança para a árvore, sendo cortada, é que torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que a sua raiz envelheça na terra, e o seu tronco morra no pó, contudo, ao cheiro de água, brotará e lançará ramos como uma planta" (Jó 14:7-9).

Seja um remédio para o mundo, de preferência, bem docinho!

Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário