terça-feira, outubro 23, 2012

A Manchete

Todo jornal traz estampado na primeira página, em letras garrafais, o assunto mais importante do dia. E numa fonte um pouco menor, outras e outras notícias seguem. Aquela chamada principal nos avisa que há alguma questão sobre a qual precisamos nos inteirar. E, ainda que seja uma máxima a imparcialidade, esta é impossível, pois ninguém é capaz de falar sobre algum assunto sem, de alguma maneira, incluir algo de si mesmo, emitir alguma posição, ainda que bem disfarçadamente ou até mesmo sem querer.

Tenho acompanhado os assuntos do mundo gospel. Dia após dia, são mensagens e mensagens. E tenho notado que o assunto recorrente é como viver melhor aqui na terra. Não é um assunto ruim, não. O Evangelho é uma proposta completa: melhora a vida aqui e agora e garante a vida eterna. Mas estranha-me o fato de estarmos tão pouco preocupados com a vinda de Jesus, com a questão mais séria da existência humana: somos eternos e passaremos essa eternidade em algum lugar que não esta terra – na verdade, na nova terra: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus” (Ap 21:1-3).

Eu mesma não me lembro de ter abordado o assunto da segunda vinda de Cristo aqui neste blog mais de uma ou duas vezes. Também fico imersa em assuntos desta vida, afinal, tudo tem sido tão intenso, são tantas ocupações, tantas preocupações, que precisamos de um freio. Então hoje decidi ser o meu e o seu freio.

Há uma vida em abundância para ser vivida aqui e agora. Leia este texto: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10:10). Outro dia, ouvi uma pessoa comentar esse texto, dizendo que essa vida em abundância é para ser usufruída no céu. Errado, completamente errado. Veja o contexto do versículo. Começa falando de alguém que veio para nos roubar, nos matar e nos destruir. Onde isso é possível? Somente aqui. Ninguém será capaz de nos matar, nos roubar ou nos destruir no céu. Lá não entrará ladrão. O texto está falando da vida aqui mesmo e completa dizendo que Jesus veio para nos dar uma vida abundante no mesmo lugar onde o ladrão quer roubar essa vida abundante. Onde? Aqui, é claro.

Pena que estejamos tão preocupados com essa vidinha aqui, de, no máximo, cento e poucos anos, enquanto uma eternidade que nos espera está sendo construída por nós dia a dia. “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele [é louco] que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lc 12:20-21). Não sei se você prestou atenção no texto, mas ele fala sobre sermos ricos para com Deus. Diz que algumas pessoas são ricas para com Deus e outras não o são. Gostaria de conversar com você um pouco sobre isso.

Estamos construindo a nossa eternidade, que está cada dia mais próxima. E como o fazemos? Por meio de obras. O que fazemos está sendo levado em consideração no céu e, quando estivemos diante de Deus, essas obras se transformarão em galardão, ou seja, presentes, recompensa: “E, se alguém sobre este fundamento [Jesus] formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão” (I Co 3:12-14).

Se não fosse importante ser rico para com Deus, Jesus não teria abordado o assunto. Ele quer que sejamos ricos para com Deus, que tenhamos lá um bom depósito. Paulo sabia disso, tinha uma “poupança” no céu que ninguém era capaz de roubar, por isso disse: “Por cuja causa [pela causa de Cristo] padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Tm 1:12).

O capítulo do dia de hoje, Provérbios 23, traz um bom conselho para nós: “Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? Porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia” (Pv 23:4-5). Em outras palavras, não se canse buscando apenas as coisas desta terra. “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos [para este mundo], e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:2-3).

Jesus está voltando. Nosso tempo está se esgotando. Talvez você tenha lido ou ouvido falar sobre o livro de Apocalipse e a mensagem tenha parecido tão distante, tão distante que você nem considera que Jesus está voltando. Quem fala sobre isso? Que igreja prega essa mensagem? Aproveito para abrir um parêntese, se me permite. Às vezes, os estudos que ouvimos sobre Apocalipse são tão teóricos, tão desprovidos da unção de Deus, que depois de n aulas não temos uma gota de vontade de dizer: “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”! Ah, quem dera todos soubéssemos como será gloriosa a nossa vida com o Senhor, o nosso corpo glorificado, o mundo livre de doenças, misérias, disputas, dores! Precisamos ansiar por isso. “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18). Há uma vida tão gloriosa esperando por nós que esta vida abundante de aqui e agora nem pode ser chamada de vida: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21:4). “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21:7).

Volto ao assunto dos jornais. Como gostaria de ouvir em todas as igrejas, de ver estampado em muitos sites as revelações embasadas da Palavra sobre o que nos aguarda! Será tão glorioso, tão glorioso nos encontrarmos com Jesus, cearmos com Ele, morarmos com Ele, vivermos com Ele e para Ele que não deveríamos, nem por um segundo, desejar que Ele não voltasse.

Preciso terminar este post. Mas não sem antes dizer que, mesmo que você considere demorada a volta de Jesus – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (II Pe 3:9) – está cada dia mais próximo. Maranata! Maranata! Ainda que você a tenha por tardia, quero lembrá-lo que cada dia estamos mais próximos de sermos buscados por Ele. Não sabemos quantos dias ainda temos pela frente. Podemos ir hoje, amanhã, semana que vem, ano que vem, daqui a dez anos. Certo mesmo é que a hora virá e de repente. É bom que, durante este tempo, neste dia que se chama hoje, cresçamos em intimidade com Deus, semeemos o bem, nos empenhemos em sermos ricos para com Deus.

Deus nos ama e preparou para nós uma eternidade gloriosa que poderá “começar” a qualquer momento. Prepare-se. Não perca tempo, não viva de forma desprevenida, não se deixe ser pego de surpresa. “Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais” (Lc 12:39-40). Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

Encerro com a manchete de hoje: JESUS VEM BREVE. PREPARE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário