sábado, outubro 13, 2012

Boa nova ou prenúncio do caos?

Tenho ouvido muitas pregaçōes na Internet e vejo que uma das tônicas é a mudança pelo sofrimento.  Um dos textos sobre o qual muitos falam é este aqui: "Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela. (Cl 1:24). Dizem que os crentes precisam tomar a sua cruz, negar-se a si mesmos, o que é totalmente verdadeiro. Mas esse sofrimento ao qual se referem é um sofrimento buscado, enfatizado na palavra "morra".

Na maioria das vezes em que tive a oportunidade de ouvir mensagens assim, a vontade que tinha era de chorar. Parece que é tão difícil, tão difícil seguir a Jesus, que o que Ele exige de nós é tão pesado, que não     pensava ser capaz. Soava muito alto a frase: "Você precisa morrer para você mesmo, você precisa morrer para você mesmo". E eu ainda penso: como posso dar essa "boa nova" ao pecador?

Na verdade, já morri quando aceitei a Jesus, fui sepultada com Ele pelo batismo e ressuscitada com Ele para uma nova vida: "E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;  no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo.  Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.  E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,  havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz" (Cl 2:10-14)

Ouço um evangelho de palavras duras. Sinceramente, se enviasse alguns vídeos dos que vejo a descrentes, eles odiariam. Onde está a boa nova? Quem nos fez mensageiros do caos?

Também não acredito nesse evangelho da vida fácil, do milagre que está à minha procura, da prosperidade que me enche das "coisas excelentes" de marcas cujo preço é escorchante, do entretenimento que diverte, mas não leva ninguém a amar mais a Deus.

Tenho um grande amigo com quem convivi na adolescência que me impressionava muito. Ele era muito aberto a mudanças, além de muito namorador. Era intenso, muito intenso quando se apaixonava. Lembro-me de quando ele namorou uma menina natureba e eu o vi comendo arroz com vinagrete e feijão tropeiro num churrasco. Perguntei por que não estava comendo a carne e me respondeu que também tinha virado natureba. Um dia eu o vi lavando seu carro ouvindo música sertaneja no último volume, ele, que odiava música sertaneja. Entendi que estava namorando uma "cowgirl". Apesar de crente, frequentou micarês. E tudo isso porque estava apaixonado.

O que tem isso a ver com o que estava a dizer? Acredito firmemente na única força capaz de mudar eficazmente uma pessoa, não por obrigação, não por religiosidade, não por legalismo. É a força do amor.

Sabe qual a mensagem que quero transmitir ao mundo? "Porque Deus nos ama de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). "E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo" (Jo 17:3).

Recentemente ouvi um pastor pregar sobre a cruz de Cristo. Ele falava sobre como foi duro para Jesus e para nosso Pai enfrentarem a cruz, sobre quão grande e quão poderoso é o amor de Deus por nós e fui profundamente tocada. E quanto mais ouço sobre o amor de Deus, quanto mais leio a Sua Palavra, mais me apaixono por Ele, mas desejo conhecê-lo, andar com Ele, melhor me sinto na Sua presença, sabendo que Ele me quer, a mim: imperfeita, inadequada, imatura, rebelde às vezes, arrogante ainda, cheia de mim mesma, mas Ele me ama. Eu Keila sou tudo isso - era, na verdade. Mas Ele, que vive em mim, me deu Seu nome, Seu sangue, Sua identidade, Seu poder, Sua herança, Seu próprio Pai e hoje, sou cada vez menos Keila e cada vez mais Ele:"Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim" (Gl 2:20).

Esse amor que Ele me ofereceu gratuitamente e que eu tenho entendido e recebido cada dia mais tem-me transformado. Em vez de "morrer, morrer e morrer para mim", estou concentrada em "viver, viver e viver para Ele". Esqueço-me da minha incapacidade e concentro-me no Seu poder; esqueço-me da minha inadequação e aceito o Seu amor sem questionar. Mudo porque O amo e não quero jamais decepcioná-lo. Permito que Ele me aperfeiçoe. Paro para ouvi-lO, aprendo a ser grata e a viver contente em toda e qualquer situação e compartilho do amor de um Deus sem qualquer comparação.

Enquanto não estivermos nos apaixonando cada dia mais por Jesus, toda mudança operada pelo nosso próprio esforço será temporária e ineficaz. Quando compreendemos o amor de Deus, nos convencemos de que o que Ele nos pede para fazer e para não fazer é simplesmente por nos amar e tem como foco apenas e unicamente o nosso bem - "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos" (I Jo 5:3). Permita-me escrever novamente este texto para que você preste ainda mais atenção nele: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos".

Deus nos ama demais e não está esperando pelos nossos grandes sacrifícios. Ele quer a nós. Éramos Seus inimigos e Ele nos amou e não quer que andemos com a postura de pequenos derrotados que sabem que, por mais que façam, nunca são bons o suficiente. Só na glória seremos bons o suficiente. O sacrifício de Jesus foi completo, suficiente, perfeito e eficaz: "Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.  Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;  porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados" (Hb 10:12-14). Ele pagou todo o preço, cumpriu toda a justiça: "Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;  e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hb 5:8,9).

Não se sinta condenado: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hb 4:16).

Estou plenamente convencida de que não preciso de mais regras acerca do "não faça, não prove, não toque, morra". "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo,  tais como: não toques, não proves, não manuseies?" (Cl 2:20, 21). Preciso mesmo é me apaixonar cada dia mais por Ele! "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14:21).

Quero terminar o texto de hoje com o texto que define a mensagem que devo levar: boa nova e não prenúncio do caos. "O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar BOAS NOVAS aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto.
Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou
para mostrar a todos a sua glória" (Is 61:1-3).

Termino repetindo o que já disse: que todos os que conviverem comigo saiam da minha presença mais felizes, mais animados, mais edificados, mais apaixonados por Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário