domingo, novembro 04, 2012

Do meu jeito

Hoje parei minha leitura bíblica e escrevo entre lágrimas porque fui muito confrontada com o que aprendi. Por isso, antes de contar tudo a você, quero incentivá-lo a gastar um tempo com Jesus, que é a própria Palavra, o verbo vivo, que ainda fala e tanto mais quanto quiser alguém ouvir.

O texto de hoje é Hebreus 3: "Portanto como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provocaram, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso" (Hb 3.7-11).

Confesso que nunca entendi qual era a dos israelitas. O texto diz que eles passaram quarenta anos no deserto vendo coisas espetaculares, algumas até apavorantes. Viram o mar se abrir, coluna de fogo no céu, pão "nascer" na terra, o maná, chinelo crescer, roupa não se desgastar, água virar sangue, chuva de pedras e, pasmem, ouviram a voz do próprio Deus que, de tão temível, pediram que não lhes falasse mais. O que faltava a eles para que cressem em Deus? 

Na minha pouca modéstia, pensava: se eu estivesse lá, com certeza, eu creria. Não estaria na lista dos que provocavam a Deus.

O primeiro versículo do livro de Hebreus é este aqui: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho". Naquela época, a principal maneira como Deus falava era pelos profetas. São inúmeras as passagens em que vemos Deus usar e enviar pessoas a outras para entregarem Seus recados. Mas o texto termina dizendo categoricamente que hoje, nestes últimos dias, Ele nos fala pelo Filho. E quem é o Filho? O evangelho de João o chama de Verbo vivo, a Palavra, a Bíblia.

Isso tudo quer dizer que a principal maneira como Ele pretende falar a nós hoje não é enviando profetas, não é através de pastores e líderes. Ele quer falar com você particular e pessoalmente. Transcrevo aqui esse mesmo versículo traduzido numa Bíblia diferente chamada A Mensagem: "Passando por uma longa linha de profetas, Deus falou aos nossos antepassados séculos a fio, de diferentes maneiras. Em tempos recentes, a comunicação foi direta, por intermédio de seu Filho". Veja que bonito: "a comunicação foi direta", sem terceiras pessoas. Aleluia!

Volto ao primeiro texto: "Hoje, se ouvirdes a sua voz". Só não ouve a Sua voz quem não quer. O Salmo 19 diz que os céus estão proclamando a glória de Deus, o firmamento anunciando as obras de Suas mãos, um dia discursando ao outro dia. Em tudo Deus pode ser visto. E o conselho do texto é: não faça o que os hebreus fizeram provocando a Deus, depois de terem visto os seus milagres para que não percam o que lhes foi prometido. 

Nunca me equiparei aos hebreus, como eu já disse. Sempre pensei que, no lugar deles, teria agido diferente, até agora, quando li o mesmo texto na versão de A Mensagem: "Hoje, por favor, ouçam; não fechem os ouvidos como na ' revolta amarga', o tempo de provação no deserto! Ainda que eles tivessem observado o meu trabalho por quarenta anos, seus antepassados não me permitiram agir do meu modo e muitas vezes testaram a minha paciência".

Deixe-me esclarecer um pouco mais o que está aí. Deus queria que o povo se alimentasse do maná; eles choravam porque queriam carne. Deus queria que eles sonhassem com a nova terra onde manava leite e mel; eles choravam porque queriam voltar a ser escravos no Egito e comer cebola - vale lembrar que, quando eram escravos, choravam para serem libertos. Deus queria que possuíssem Canaã, atacassem e conquistassem; eles queriam voltar ao Egito porque em Canaã havia gigantes. Na verdade, o Senhor tinha planejado para eles um futuro glorioso, mas eles não acreditavam que Ele era capaz de dar-lhes esse futuro. Choraram, choraram para sair do Egito, então choraram, choraram para voltar ao Egito. Clamaram, clamaram dizendo: "Deus, nos livre". Então reclamaram, reclamaram: "Não sei por que o Senhor nos tirou de lá". Tenha a santa paciência!

Estou todinha incluída nesse texto. Agora, sim, entendi. Eu também muitas vezes clamo ao Senhor por muitas coisas, mas quero agir do meu jeito, dar-Lhe sugestōes, dizer como quero que Ele faça o que eu decidi que preciso. E na minha imaturidade, escolho caminhos por onde Deus não iria. Quantas coisas gostaria de que Deus fizesse, mas nem estou certa de que é da Sua vontade! Quantas sugestōes Lhe tenho dado! Quantas perguntas tenho feito, sabendo que Ele não deseja responder! Quantos pedidos tolos!

Só costuma dar muitas sugestōes a Deus quem não está plenamente convicto de que o Senhor é bom, Sua hora é perfeita, Sua maneira é a melhor, Sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Paulo disse: "Aprendi a estar satisfeito com o que tenho.  Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.  Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" (Fl 4:11-13). Ele aprendeu o segredo do contentamento. E qual é? A fé em Deus. Acreditar que "todas as coisas estão cooperando para o nosso bem", que quem tem Jesus não precisa de mais nada. Então, em última análise: o que Deus permite vai nos fazer bem.

Reconheço que ainda me pareço com os meus pais do deserto, que provocaram a Deus porque queriam as coisas do seu jeito. Aprendi. 

Decido crescer em fé, confiar no Senhor e descansar em todo tempo, sabendo que tudo o que Ele tem para mim é o melhor, que Sua mão está sobre mim e que Ele é por mim, então, está tudo certo.

Nada de exigir as coisas do meu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário