quinta-feira, outubro 25, 2012

Que injustiça!

Este é o texto de hoje: "Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós". Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu. Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai Abraão, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu, e deu-lhes os mesmos nomes que seu pai lhes tinha dado. Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d’água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: 'A água é nossa!' Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: 'Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra" (Gn 26:12-22).

É sobre essa história que resolvi meditar e quero compartilhar essa meditação com você, porque eu estou convicta de que as leis do Senhor são universais. O que Ele ensina para um vale para todos. Então, semeio na sua vida o que o Senhor fala a mim hoje. Espero que você seja abençoado. Vamos lá.

Isaque era filho de Abraão, foi extremamente abençoado por Deus por causa de seu pai, mas não era apenas uma sombra dele. Ele era uma pessoa. Assim como Deus amou a Abraão, amou a Isaque e ama a mim e a você, porque Ele não faz acepção de pessoas. Espero que você não se canse de ler isso, mas que, assim como eu, esteja cada dia mais convencido de que Deus o ama. Ele não amou mais a Abraão, não ama mais àquele fulano rico que você conhece. Ele ama a todos plenamente.

Outro dia ouvi uma mulher dizer que Deus ama mais a uns do que a outros, porque dá mais a uns do que a outros. Disse a ela que discordo totalmente e que dinheiro não é prova de amor. A lei do dinheiro não é: quanto mais amor Deus tiver por você, mais dinheiro lhe dará. Mentira. A lei do dinheiro é: trabalhe, seja generoso, economize, seja fiel, administre bem... (Podemos conversar outro dia sobre esse assunto.) Já ouvi dizer que a prova de amor é dar. Quanto mais se ama, mais se doa e mais aberto se é para a doação. Deus provou de todas as maneiras que nos ama e não é preciso mais nenhuma outra prova: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8). Está provado. Porque Deus me ama, Cristo morreu por mim e ponto final.

Deus resolveu abençoar Isaque também com bens. Como diz o texto aí de cima: “O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo” (Gn 26:13). Ah, que maravilha! Isaque ficou riquíssimo, então, seus problemas acabaram. É assim que a mulher que citei aí em cima pensa. Se tem dinheiro, não tem problema. Ledo engano. Quando as pessoas viram como ele estava enriquecendo, foram possuídas de um câncer chamado inveja: “Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam (Gn 26:14).

Não é preciso ser rico para “merecer” a inveja de alguém. Em cada um de nós, Deus pôs algo muitíssimo especial. Uns são detentores de uma beleza estonteante, outros, de uma inteligência. Tenho certeza de que você tem algo invejável. Não sei o que é, mas você deve saber: simpatia, doçura, disposição, elegância, competência, dedicação, talento... Se você ainda não sabe o que faz de você uma pessoa única, é melhor perguntar ao Espírito Santo. Até modéstia tem limite. Olhe para as pessoas ao seu redor e depois ponha um espelho à sua frente e diga a você mesmo o que você tem de especial. É impossível que o Espírito Santo não o faça saber. No fundo, no fundo, sei que você sabe.

É terrível ter que lidar com a inveja dos outros, mas ninguém, absolutamente ninguém está livre. Olha só o que o livro de Provérbios diz sobre a inveja: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos” (Pv 14.30). Por inveja: venderam José do Egito, fizeram miséria com Paulo, afrontaram Moisés, conspiraram contra Davi, crucificaram a Jesus. Os exemplos são inúmeros.

Olhe só o que fizeram com Isaque por causa da inveja: “Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra” (Gm 26.15). Esses poços já tinha sido objeto de briga na época em que Abraão estava vivo, por isso o patriarca propôs um acordo com o mesmo Abimeleque da história de agora para que essa questão ficasse definitivamente resolvida: “Todavia Abraão reclamou com Abimeleque a respeito de um poço que os servos de Abimeleque lhe tinham tomado à força. Mas Abimeleque lhe respondeu: ‘Não sei quem fez isso. Nunca me disseste nada, e só fiquei sabendo disso hoje’. Então Abraão trouxe ovelhas e bois, deu-os a Abimeleque, e os dois firmaram um acordo” (Gn 21:25-27).

Sabe, amigo, é triste o que fazem contra nós por causa da inveja. Tenho certeza de que, de alguma forma, pelo menos uma de suas lutas tem a ver com a inveja. Não conheço ninguém imune. Mas a Palavra de Deus é o nosso remédio. Ela nos ensina tudo o que devemos fazer. Tomaram de Abraão, à força, um poço que era dele. Embora tivesse um poderoso exército e pudesse recuperar esse poço facilmente, Abraão deixou a história para lá e só trouxe à baila quando foi procurado por Abimeleque, tempos depois. Enquanto isso, viveu com o prejuízo.

Pode até parecer que você está perdendo, que está sendo um trouxa, mas se é possível deixar a questão para lá para manter a sua paz, esqueça o assunto. Se foi assim que um homem tão abençoado como Abraão resolveu a questão, por que não seguirmos o exemplo e fazermos o mesmo?

Isaque enfrentou o mesmo problema. Ele furava um poço, o povo entulhava. Furava de novo, o povo entulhava. Se entulhavam, é porque não precisavam daquele poço. É assim mesmo que agem alguns que querem tirar algo de nós. Muitas vezes nem precisam do que temos, mas não conseguem resistir à tentação de causar-nos sofrimento por pura inveja.

O câncer da inveja na vida de Abimeleque e de seu povo foi tão terrível que chegaram a pedir: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós" (Gn 26:16). Falo de novo: pode parecer injustiça, amigo, você ter de sair do seu lugar, onde já estava estabelecido, com uma vida confortável, só por causa dos outros. Você pode fincar o pé e dizer: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira” e ter de enfrentar uma guerra interminável. Ou pode também começar a chorar diante de Deus e dizer: “O Senhor não está vendo? Que injustiça! Prova para eles que eu estou certo”. Mas estou convencida de que é melhor seguir o exemplo de Abraão e de Isaque.

Teria muito a dizer, mas o post vai ficar grande demais e você pode não querer ler o final (rsrs). Olhe como termina a história: “Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu” (Gn 26:17). Parece que o invejoso ganhou a batalha, não é mesmo? Errado. Você pode até se sentir totalmente derrotado, injustiçado, mas o mesmo Deus que enriqueceu a Isaque e o estabeleceu num lugar é poderoso para ajudá-lo a recomeçar e abençoá-lo ainda mais. Quando o motivo da guerra é a inveja, melhor “dar-se por vencido”. “O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja?” (Pv 27.4). Repito: quem pode suportar a inveja?

Se Deus é por nós, e Ele é, recomeçar vai sempre nos fazer bem. O preço da paz nunca é alto demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário