quarta-feira, julho 27, 2011

Revelado

Hoje termino a minha devocional chorando, totalmente constrangida com o amor de Deus. Vou compartilhar tudinho o que aconteceu e tenho certeza de que estas palavras aqui também aquecerão o seu coração.

Insisto muito com o Senhor em determinados assuntos. E Ele, no seu amor maravilhoso, pega esses assuntos e começa a me "bombardear" com eles. Por exemplo, já disse a vocês que oro, há tempos, para que o Senhor me ajude a: amá-lO mais, honrá-lO, temê-lO e que faça crescer a minha fé. Então acontecem coisas incríveis na minha vida, como o fato de eu receber de presente pelo correio um livro sobre fé do Pr. Myles Munroe que muito me edificou.

O fato é que Deus nos leva muito a sério. Quando dizemos a Ele: dá-me um pão, não nos dá pedras; quando pedimos: dá-nos um ovo, não nos dá uma serpente ou um escorpião. Deus nos leva muito a sério.

Há tempos escrevo aqui neste blog sobre o impacto que me causa o texto sobre os dois discípulos em Emaús, sobre meu medo de ser como eles, de ter Jesus ao lado e não O reconhecer. Então baixei um livro na Internet (O Conhecimento Revelado - Pr. Luciano Subirá), mas jamais pensei que o Senhor me levaria a lê-lo para me explicar que não sou como os discípulos de Emaús, que posso viver tranquila. É engraçado, porque a fila de livros que tenho aqui em casa para ler é grande, mas o meu desejo mesmo era de ler esse livro e agora estou aqui chorando com a resposta do Senhor.

Deixe-me compartilhar um pouquinho com você o que o texto diz. Sei que o post vai ficar grande, mas tenha um pouquinho de paciência e leia até o final. Vai valer a pena.

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús; E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles; Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando trocais entre vós, e porque estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cleofas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres de entre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.E chegaram à aldeia para onde iam e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu, e lho deu. Abriram-se-lhe então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras"? (Lc 14.13-32).

Acho que uma das experiências mais catastróficas que alguém pode viver é andar com outra pessoa, ou até mesmo se casar com ela e não conhecê-la de fato. Os homens da história acima estavam diante do Rei dos reis. Não reconhecê-lO seria uma tragédia sem precedentes. Imagine o que seria deles no futuro quando descobrissem que deixaram Jesus ir embora sem usufruir de Sua presença?

O mesmo pode acontecer conosco. Imagine o que não será para algumas pessoas se encontrarem com Jesus e Ele lhes dizer: "Não vos conheço. Tive fome e não me destes de comer"... Alguns não reconhecem Jesus e Jesus não os conhece.

Não reconhecer Jesus é uma tragédia. E o texto explica bem por que não conheceram Jesus: "Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram". Quer dizer: os profetas disseram, está na Bíblia? Creiam. (Senhor, ajuda-me na minha falta de fé.)

Depois vem a parte magistral: "E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu, e lho deu. Abriram-se-lhe então os olhos, e o conheceram". Como foi que conheceram a Jesus? Quando Jesus partiu para eles o pão. Como assim? Quando Jesus repartiu para eles a Palavra, o pão do céu. Ainda não entendeu? Jesus se dá a conhecer pela Bíblia. É ali que Ele revela a Si mesmo. Mas é necessário não deixar a oportunidade passar. Jesus fez que ia para outra cidade, mas, quando O convidaram para ficar, Ele ficou. Se O convidarmos para ficar, para repartir o pão da Palavra conosco, Ele não recusará. Aliás, Ele está à porta, esperando por um convite. Se Ele ficar e repartir conosco o pão da Palavra, nossos olhos serão abertos, as trevas irão embora, começaremos a entender tudo.

Se você ainda não se apaixonou por Sua Palavra, no fundo você não se apaixonou por Ele. Busque reconhecê-lO e Ele se revelará. Fará o que for preciso para que você tenha a revelação que buscar. Existe alguma área da sua vida em que você está caminhando no escuro? "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos".

Peça a Deus para se apaixonar pela Palavra, ande com pessoas apaixonadas por ela, baixe na Internet a Bíblia falada, mova-se em direção a Jesus.

Manhã inesquecível esta.

Que a revelação alcance você!

Um dia com olhos iluminados. Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário