quinta-feira, julho 28, 2011

Novos Decretos

Eu e você um dia já ouvimos falar sobre jogar palavra fora, lançar palavra ao vento. A ideia que temos é que as palavras morrem, assim como morrem tantas outras coisas, mas não é bem assim.

As coisas não deixam de ter poder apenas porque nós não conhecemos esse poder. Os advogados sabem, e todos nós deveríamos saber, que o desconhecimento da lei não muda nada. Mesmo que você seja estrangeiro e não saiba que temos pardais para o controle de velocidade, a multa chegará inevitavelmente.

O Salmo 33 traz um texo interessante: "Pela palavra do Senhos foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca". É interessante essa palavra "espírito" da sua boca. Lembro também o fato de que, para a criação de tudo o verbo usado é sempre "disse" Deus. Há um poder criador na palavra. Ela cria sentimentos, cria realidades, determina.

O livro de Provérbios, aliás, toda a Bíblia está farta de recomendações sobre o uso da palavra. Quem tem cuidado com elas preserva a própria vida, declara vida e morte...

Este post aqui é só um alerta não só para que usemos bem as palavras, mas para que peçamos ao Senhor revelação, pois pode haver muitos decretos contra nós feitos até por nós mesmos. Palavras têm poder; palavras são decretos. Elas não estão voando ou morrendo, estão procurando pouso.

Uma coisa que gosto muito de fazer é ler a Bíblia colocando tudo sempre na primeira pessoa. O que está escrito ali é atual, pessoal, totalmente dirigido a mim e a você e, melhor de tudo, não fala - "Para sempre está firmada a tua palavra nos céus" e "Deus não é homem para que minta nem filho de homem para que se arrependa". O que a boca de Deus diz a sua mão fará. Se existe alguém comprometido com Suas palavras esse alguém é o próprio Deus.

Vamos parar um pouquinho para pensar: o que aconteceria se tudo o que nós disséssemos estivesse sendo registrado em algum lugar e fosse apresentado a nós pedindo providências? Nem sei o que faria. Recentemente falei ao Ric sobre o perigo de prometer coisas às crianças. Elas são implacáveis. Não perdoam mesmo. As minhas cobram toda hora, além de pensarem que toda promessa será cumprida hoje, agora mesmo.

Não sabemos se não existe "um caderninho" espiritual anotando tudo o aue dizemos. Particularmente creio que existe sim, porque a Bíblia diz que por nossas palavras seremos condenados ou absolvidos. Por isso vale a pena lembrar o texto que diz: "Até o tolo, quando se cala, é tido por sábio". Por fim, diz o ivro de Tiago: "Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".

Lance novos decretos, encha o universo de boas palavras a seu respeito e a respeito dos outros. Acima de tudo, saiba o que Deus diz acerca de tudo e repita isso para si mesmo quantas vezes forem necessárias.

Um ótimo dia para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário