quarta-feira, julho 20, 2011

Produtinho caro.

Pense rápido. Se eu perguntasse a você qual é produto mais caro da atualidade o que responderia? Deixe-me adivinhar a sua resposta: ouro, petróleo, água, aquela bolsa que você quer e não tem coragem de comprar? Nada disso. Ouro talvez você tenha um pedacinho aí pendurado no pescoço; petróleo deve haver algumas gotinhas no seu carro ou no de alguém que você conhece; abra a torneira de sua casa e vai sair água; a bolsa... ah, fala sério!


A resposta para essa pergunta é muito fácil. Ninguém, a maioria absoluta das pessoas dizem não possuir isto aqui: tempo. Você mesmo já deve ter dito: “Não tenho tempo”. Ô produtinho caro!

Por que algumas pessoas são tão extraordinárias? Porque fazem aquilo que não fazemos, estão dispostas a ir aonde não vamos, usam seu tempo de um modo diferente de todas as outras.

Fiquei chocada com o texto de Gn 46.2, que diz que Jacó parou para sacrificar. Os filhos de Jacó disseram a ele que seu filho predileto havia morrido. Ele quase morreu junto. Chorou por anos. Um dia, voltam a ele e dizem: “Seu filho José está vivo e é o governador do Egito”. Jacó mais do que depressa manda seus filhos o levarem até lá para vê-lo. Há pouco mais de treze anos não o via. Aliás, tinha-no como perdido, morto.

Imagino sua ansiedade, sua pressa, seu desespero por ver seu filho. Imagine se fosse você: partiria loucamente no meio de locomoção mais rápido sem escalas.
No meio do caminho, porém ¬– e esse porém faz toda diferença -, Jacó pára para sacrificar. Sacrifício naquela época não era uma oração de cinco minutos. Era preciso construir o altar, coisa que sabemos levar tempo.

Relatos assim são um choque para mim. Realmente eu não estava preparada para ter o meu nome figurando entre os heróis da fé. Com certeza, a minha escolha seria sacrificar junto com José, depois de vê-lo, de beijá-lo. Mas o sacrifício antecipado tem outro valor. Pense no que isso não significou para Deus...

Como podemos dizer que não temos tempo para a devoção? Que história poderia ser mais urgente do que ver esse filho? Há na nossa vida algo assim tão esperado?
Lembro aqui o que diz I Timóteo 2.1: Portanto, exorto, antes de tudo, que se usem súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens. Antes de tudo aqui quer dizer: antes de rever um filho de quem se está longe há treze anos, antes de sair para o trabalho, antes de ligar o computador, antes de assistir à televisão, antes até mesmo de ir à igreja. Antes de tudo mesmo.

Que lição!
Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário