sexta-feira, julho 29, 2011

Reparadores de brechas


Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável (Is 58.11,12).


Você tem algum texto que chamaria de “o versículo da sua vida”? O texto aí de cima é um daqueles que mudaram a minha vida. Em relação a ele existe um antes e um depois: antes de ler o texto e depois de ler o texto. Foi assim, um dia, na minha devocional, apareceu esse texto e foi como se ele estivesse em neon. Reluziu na minha Bíblia e nunca mais me esqueci dele. Até hoje me lembro do lado em que ele estava, da imagem fotográfica dele: estava no alto, numa página do lado esquerdo.

Antes de dizer o que significa, quero contar o que desejo que sempre aconteça nas minhas leituras. Leio a Palavra até que algum texto chame a minha atenção, aliás, tento fazer isso. Às vezes, é preciso ler dois versículos até precisar parar e meditar. Outras vezes, tenho quer ler capítulos, capítulos e capítulos.

A Bíblia não pode ser lida como se lê um livrinho de estória. Ela é viva e eficaz, precisa saltar os olhos, precisa revelar algo no novo, precisa chamar a nossa atenção, nos fazer pensar.

No dia em que li esse texto, Deus me falou claramente que sou uma “reparadora de brechas”. E olha, você acha que Ele quer isso só para mim? Claro que não. Quer também para você, por isso está na palavra. Talvez você me diga: “Mas, Keila, por que Ele nunca me disse isso”? Porque cada um tem um nível de revelação. Todos devem estar evoluindo, mas o que uma pessoa da oitava série aprende é muito diferente do que aprende uma pessoa do segundo grau, o que aprende alguém que está num curso de inglês é diferente do que estuda quem está num curso de pintura, sem falar que há também a questão da necessidade.

A Bíblia também vai se revelando a nós de acordo com a nossa necessidade. Talvez atualmente Deus esteja falando com você sobre assuntos relativos a caráter, família, ministério, finanças, saúde, futuro, não sei.

Volto ao assunto. Deus espera que nós sejamos reparadores de brechas e não divulgadores de brechas, ampliadores de brechas, apontadores de brechas. Quem quer resolver problemas, principalmente quando causados por outros? Esse texto foi escrito para pessoas que não eram responsáveis pelas brechas. A história de Israel não estava nada boa. Então Deus chama Seu povo não para descobrir culpados, não para calcular prejuízos, não para registrar os débitos e entregá-los a quem deve, mas para reconstruir a nação, fazer com que o seu país se tornasse novamente terra habitável.



Há muitas casas assoladas precisando de reparadores de brechas, gente que, calada, faz o que precisa ser feito, que não busca culpados, que está disposta a trabalhar ainda que isso não lhe renda muito, que não seja erguido um monumento em sua memória.

Não há lugar onde um reparador de brecha não seja necessário. O livro de Provérbios também diz que é sábio quem esconde a afronta, quem não divulga os prejuízos, quem não louva a si mesmo. O mundo está cheio de brechas a serem reparadas. Aliás, nossas casas, nossa vida está cheia de brechas a serem reparadas. Os cônjuges não precisam de críticos, os filhos não precisam de sermões, os líderes não precisam de gente que avalie suas decisões, todos precisam de gente que ajude a reparar a brecha.

Especialmente para as mulheres escrevo: ajudem, ajudem, ajudem. Somos chamadas “auxiliadoras”, ajudadoras. Que façamos das nossas casas terra habitável, lugar onde há prazer em se estar. Que todos possam contar conosco como “reparadoras de brechas”.

Beijo. Hora de reparar a brecha da fome da galera aqui de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário