terça-feira, julho 26, 2011

Aprendeu com quem?

Nossa história contém muitas personagens: amigos, família, mestres, funcionários. Nossas associações dizem muito a nosso respeito. Você se lembra daquela frase: diga-me com quem andas e direi quem és? A maior parte dos nossos relacionamentos são escolhas nossas. Estamos cultivando amigos ou nos distanciando de pessoas e isso tem tudo a ver com os nossos interesses. Já disseram que não existe relacionamento desinteressado. E é verdade.

A Bíblia diz que nós escolhemos nossos próprios mestres e que há professor para todo tipo de aluno. O texto que diz isso chamou muito a minha atenção, por isso repito aqui: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (II Tm 4.3,4). Traduzindo: buscarão pessoas que ensinem o que elas desejam aprender.

Seria uma proposta maravilhosa para os meus filhos se eu lhes perguntasse: o que vocês gostariam de estudar? A Juju responderia desenho, futebol e talvez o inglês. O Víctor diria guitarra, futebol e só. O problema é que entre o que eles querem aprender e o que eles precisam aprender há um abismo. Eles não sabem realmente de que precisam, por isso reclamam tanto da obrigação de irem à escola. Eu e você, se voltássemos no tempo, certamente trataríamos a escola e nossos mestres de outra maneira.

É incrível ver que o mesmo ocorre na vida espiritual. A Bíblia diz que as pessoas correrão atrás de pessoas que ensinem o que querem ouvir e não aquilo de que precisam. Pior: que se desviarão da verdade, o que quer dizer que muito do ensino que receberão será uma mentira, algo que para nada aproveita.

Outra coisa que aprendi esta semana é que Deus não retirou da terra de Canaã e de seus arredores todos os inimigos do povo de Israel porque era através deles que seriam provados. Você consegue perceber como tudo está relacionado? Para ser aprovado é preciso aprender com professores e passar na prova. E é bom lembrar que não sabemos as questões da prova, por isso é tão importante aprender direitinho.

A vida é repleta de testes. E por que precisamos fazê-los? Porque Deus quer nos promover.

É fundamental que nos portemos sempre como aprendizes. Estamos rodeados de mestres por todo lado. Todas as pessoas têm algo a nos ensinar. Uns nos ensinam o que fazer, outros o que não fazer. Na maioria das vezes, não será preciso correr atrás dos mestres, mas apenas aceitar aqueles que Deus tem enviado a nós. Esteja certo de que Ele enviará os professores certos. É melhor não os desconsiderarmos.

Que tal nos portarmos como aprendizes sempre?

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário