sexta-feira, agosto 13, 2010


Sinceramente, pessoal, às vezes nem acredito que demoro tanto pra escrever no blog. Estes dias recebi um email de uma amiguinha dizendo que eu deveria escrever mais. Prometo que vou tentar, beleza!?!
Ouvi uma frase algumas mil vezes lá no meu trabalho com a qual concordo e quero escrever aqui. Parece um pouco esquisita, mas aí vai a pérola: “A sabedoria está no meio”. Tenho certeza de que você está querendo me perguntar no meio de que? Pois é. Vou responder.
Já ouviu aquele ditado que diz: “Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar”? Tem outro que diz: “Ou oito ou oitenta”. Tudo isso quer dizer a mesma coisa: cuidado com os extremos.
A Bíblia diz em II Timóteo 1:7 "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação", que, em outras traduções, é equilíbrio. Tudo que é desequilibrado, ou seja: demais ou de menos, é perigoso. Comer demais nos faz ficar obesos, comer de menos leva à subnutrição ou à morte; se irar demais pode levar ao cometimento de um crime, não se irar nunca pode significar pasmaceira...
Somos confrontados com duas posturas que podem nos ser fatais: acharmos que somos demais ou que somos de menos. Está escrito: Ninguém pense de si além do que convém (Rm 12:3). Isso quer dizer: não pense que você é o máximo do máximo porque isso pode ser um grande laço. Mas também não devemos nos considerar alguém sem valor. Jesus não morreria por um nada, por um João ninguém. Temos muito valor para Deus, aleluia!!!
Quem se acha bom demais está fadado à queda e ela sempre vem quando menos se espera. Está escrito: A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda (Pv 16:18). Quem se acha demais é soberbo, quem se acha de menos é, no mínimo, otário.
Deus não quer que pensemos que não somos nada, que não temos valor. O mundo quer dizer que não somos prósperas se não podemos comprar o carro que desejamos; não somos bonitas se os homens não suspiram quando passamos por eles; não somos atraentes se não coubermos no manequim 38; não somos sábias se não tivermos uma resposta na ponta da língua; não temos dignidade se não tivermos uma casa própria, um carro, curso superior e por aí vai... No fundo, querem nos dizer: você simplesmente não é ninguém!
Cuidado com os extremos. Aprendi a aceitar meu lado sombrio e meu lado bonzinho. Não que eu queira permanecer com eles e cultivá-los. Longe de mim! Quero melhorar. Não desistirei de aprender com meus erros e tentar não cometê-los novamente, de recomeçar sempre que necessário, de pedir perdão a Deus e às pessoas a quem maltrato, de buscar cada dia ser melhor filha, melhor mãe, melhor esposa, melhor amiga (melhor “blogueira”), melhor serva... Também não aceitarei que digam que não sou ninguém, que não faço nada certo, que já deveria ter ido mais longe do que já cheguei até agora, que estou atrapalhando pessoas de chegarem aonde devem, de que sou a causa dos erros de alguns.
A melhor maneira de não chegar aos extremos nem de cá e nem de lá é assumir a nossa posição física e espiritualmente de mãe e filha. Jamais serei tão sábia quanto a minha mãe o é hoje. A forma como se comporta, como fala, como se relaciona com o mundo, as poucas inquietações que a fazem sair do sério, a serenidade com que tolera os erros meus e de meus irmãos são realmente uma inspiração. Falta muito para ser como ela! Mas também tenho que me lembrar de que muitos têm aprendido comigo, tem se mirado em mim, seguido meus conselhos, observado minhas ações, melhorado a partir de mim mesma – falo isso sem falsa modéstia.
No fundo, o que quero dizer aqui é algo que aprendi num congresso chamado Herdeiras, com uma Pastora chamada Lisa Bevere: todas precisamos encontrar nossas mães e nossas filhas na multidão, pessoas que têm muito para me ensinar, e pessoas que querem aprender comigo. São essas pessoas que não nos permitem surtar para o extremo. A algumas eu olho, admiro e me espelho, fazendo delas um referencial de vida, um alvo mesmo. A outras eu ensino, ajudo, amparo, aconselho. Com todas tenho algo a aprender e devo ter também algo a ensinar. Com algumas gostaria de aprender a cozinhar, com outras gostaria de aprender a ouvir. A algumas eu ensino a amar a Bíblia, a outras eu ensino a gostar de ler.
Aconselho você a achar suas filhas e suas mães na multidão. Aprender e ensinar a livrarão do extremo da soberba e da síndrome da pequenez.

Gde bjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário