sexta-feira, agosto 20, 2010

Dieta

Não estranhe esse assunto, não. Leia até o fim. É o seguinte: desde que me vi numa foto tirada no ano passado, estressei. Resolvi que precisava urgentemente de uma dieta, de fazer alguma coisa. Para completar, tenho uma balança no meu banheiro que não me deixar ser completamente feliz. Ela me acusa todo tempo.
Em vez de me considerar a vítima do mundo, resolvi ser a autora da minha própria silhueta e comecei uma dieta. (Já perdi um quilo que não quero encontrar nunca mais -kkkkkkkkk).
Agora estava pensando como essas coisas funcionam. Em determinadas épocas, simplesmente resolvemos relaxar e aproveitar. Comemos de tudo, ainda que isso não faça bem ao nosso corpo, e toda hora. Quanto mais comemos, mais desejamos comer. E confesso que as porcarias são muito mais desejáveis do que o que de fato é saudável. E damos a sorte de não virarmos trubufus. Sempre faço isso nas minhas viagens e dá tudo certo. Depois volto, faço alguns ajustes e tudo bem.

Entro no assunto mesmo deste texto agora. Preciso urgentemente começar uma dieta espiritual. Que loucura é essa, Keila? É isso mesmo. Meu espírito está clamando para eu largar as porcarias, parar de absorver qualquer coisa e começar a buscar o que é saudável.

Eu e você já sabemos o que é saudável. Sabemos da importância da água para a saúde do corpo. Sabemos que deveríamos beber pelo menos oito copos de água por dia, mas nunca ligamos essa informação ao nosso espírito. Você já conseguiu beber oito copos de Bíblia por dia, que, como definida por ela própria, é a água que mata a nossa sede e que se transforma em um rio que jorra de nós? O salmista sabia disso. Olhe só o que ele diz: Sete vezes no dia Te louvo pelos juízos da Tua justiça (Sl 119.164). Aliás, o salmo 119 traz disciplinas incríveis. Depois leia lá. Diz que o salmista acordava de madrugada para estar com Deus(sabemos do benefício de acordar cedo), que repetia os mandamentos em voz alta, que buscava a Deus de manhã, à tarde e à noite. Quanta disciplina!!!

Sabemos que apenas água não basta, não é mesmo? E o alimento saudável? São vários os alimentos saudáveis que devemos ingerir: as boas companhias – Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro de tolos sofre aflição (Pv 13.20) – os bons sentimentos – O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos (Pv 17.22), as boas palavras, um bom ambiente...

Tão importante quanto ingerir o que é bom é livrar-se do que é mal. A Bíblia nos diz em I Tessalonisenses 5:22: Fugi de toda aparência do mal. Quando estamos de dieta, corremos das sorveterias, lanchonetes, das gôndolas de chocolates do supermercado. Por que não fazemos o mesmo espiritualmente? Por que não fugimos dos fofoqueiros, daqueles que trazem notícias ruins, daquelas pessoas que nos trazem agitação, daqueles ambientes que desgastam o nosso humor, daquelas circunstâncias e situações que sabemos que podem nos trazer males?

É um grande engano pensar que somos a solução para os problemas do mundo. A solução é Deus. Podemos vez ou outra ajudar, mas o mundo não depende de nós, ninguém deixa de viver por nossa causa, nada acabará se nós morrermos. Parece um argumento extremamente duro, mas isso é a pura verdade. Mesmo nos relacionamentos em que mais precisam de nós, como entre pais e filhos, sabemos que os filhos sobrevivem sem os pais – talvez não tão bem, mas a vida continua. Muitas vezes nos torturamos nos colocando em situações e em presenças enviadas para nos destruir ou nos distrair.

Sugeri a uma amiga hoje um jejum de telefone (já que ela tem recebido telefonemas que a deixam estressada) e da companhia de certas pessoas. Eu mesma frequentemente jejuo televisão. Como me sinto mal diante das notícias ruins, principalmente relativas a crimes! Não é que quero ser uma alienada, mas preciso proteger minhas emoções.
Para a minha própria saúde, resolvo entrar numa dieta espiritual começando pelo que mais importa: a busca da presença de Deus por meio da leitura de Sua Palavra.
Filho meu, atenta para as minhas palavras, às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.(Pv 4.20-22).

Que tal também começar uma dieta?

Saúde!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário