terça-feira, fevereiro 18, 2014

Vai dar tudo certo

O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados? (Sl 11.3).

Você já se fez essa pergunta aí de cima: o que fazer quando a lei é nada, quando desprezam os ensinamentos dos antigos, quando parece que o mundo está virando de cabeça para baixo? O andar da carruagem o preocupa? Quando você manda seus filhos para a escola consegue ficar tranquilo? Você tem boas expectativas para o dia de hoje, para esta semana, para este ano, mesmo com as notícias de uma recessão iminente?

Bom, o versículo aí de cima é só uma chamada, só uma forma de começar o post. Não se preocupe, porque as perguntas que a Bíblia faz ela não deixa sem resposta. Talvez você queira me dizer: “Como assim, Keila, tenho um monte de perguntas cujas respostas não encontro na Bíblia”? Bom, eu não disse que a Bíblia responde às suas perguntas – talvez a algumas, mas não a todas –; eu disse que ela responde às perguntas que ela mesma traz, o que é diferente. O que lá está são os assuntos que Deus considerou importante nós sabermos. Tudo o que a gente precisa saber está lá. O que não foi revelado não precisamos saber. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei (Dt 29.29).

O Salmo de onde extraí a pergunta aí de cima começa assim: No Senhor confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro? Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração (Sl 11.1,2). A primeira declaração é: eu confio, eu creio. Em outra versão: Com Deus, o Senhor, estou seguro. O fato é: se tenho Deus, o resto não importa; eu estou seguro e ponto final. Mas só pode dizer isso quem crê. E o que faz quem crê? Não acredita no que vê, no que sente, no que o mundo está a mostrar, afinal, anda numa perspectiva superior, na certeza de que o que Deus diz é o que é.

Podemos ver pelo texto que o salmista está sendo pressionado pelas circunstâncias e até mesmo por pessoas. Estão dizendo para ele: “Fuja, pois a situação para você não está boa”. Talvez você esteja dizendo o mesmo a si mesmo: “É... Esta semana as coisas estão difíceis, este ano não promete muito”. Internamente você pode estar agitado, preocupado, incomodado com o rumo que a sua vida está tomando. O que você pode mudar mude; o que não pode deve ser colocado diante de Deus numa atitude de confiança: Ele cuida de nós. Não se preocupe. Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mt 6:25,26).

O próximo versículo do Salmo é o que abre este post. O que fazer quando não se pode confiar na lei, nos governantes? O que fazer quando não há a quem recorrer? A resposta estava lá em cima – confie – e é repetida em seguida: O Senhor Deus está no seu santo Templo; o seu trono está no céu. Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem (Sl 11.4). É uma resposta estranha, mas é a resposta: Deus sabe, Deus vê, Deus se importa, Deus está tomando conta, é impossível pegar Deus de surpresa.

Estudiosos disseram que encontramos na Bíblia 366 vezes a frase: “Não temas”. Dizem que é uma para cada dia. Então, receba a sua agora: não tema. Se você resolver confiar em Deus, se obedecer aos Seus mandamentos, fazendo o que é certo e detestando o que é mal, vai dar tudo certo. De tudo, o mais difícil é crer, mas você pode aumentar a sua fé. Sabe como? Leia a Bíblia, mas não com uma atitude passiva. Questione. O Senhor ouve as suas perguntas e gosta de responder. Se você já O aceitou como seu Salvador, o Seu Espírito veio morar dentro de você e a Bíblia o chama de Conselheiro. Pergunte a ele caladinho, aí no seu canto, só no seu pensamento e Ele vai responder.

Não se preocupe com o rumo que as coisas estão tomando. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (Pv 3.5-6). Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele (Sl 37:5-7).

Viva a sua vida com a seguinte certeza: com Deus, vai dar tuuudo certo! Bom dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário