sábado, fevereiro 16, 2013

A Fé e a Esperança

Toda a Bíblia é extraordinária, mas para alguns capítulos nem há adjetivos. Um deles é I Coríntios 13. Seu terceiro versículo é: "Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada". Em outra versão o final é: "Se não tivesse amor, eu nada seria". Em outras palavras, podemos chegar ao ápice, ter tudo, mas isso seria nada se não tivéssemos amor - amor para receber e amor para doar.

Os últimos versos desse capítulo falam do nosso futuro, que um dia conheceremos como somos conhecidos, que veremos a Deus face a face, mas encerra dizendo que aqui devem permanecer três coisas: fé, esperança e amor. Sempre quis entender o que significa o último versículo que, para mim, parecia não combinar: "Portanto, agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor (I Coríntios 13:13). 

Você saberia diferenciar fé de esperança? Sempre achei as duas coisas muito parecidas. Pensava: fé é a certeza daquilo que estou esperando, portanto, a própria essência da esperança. Se é assim, são dissociáveis. Então a Bíblia não precisa falar de esperança, porque quando fala de uma está falando da outra. Sempre quis saber sobre esse assunto. 

Como entender, então, este texto: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;  e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança" (Rm 5:3, 4)? Sempre soube que havia algo que eu não sabia que precisava ser esclarecido. A tribulação é necessária porque produzirá, no final, esperança. Para que a esperança? Só fé não seria suficiente? Por que a tribulação tem como objetivo gerar a esperança e não fortalecer a fé?Hoje o Espírito Santo me explicou e eu repasso.

A definição clara e precisa de fé é esta: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver" (Hb 11:1). A fé em Deus é a certeza de que Ele existe. A fé na cura é a certeza de que ela vai acontecer. A fé na Bíblia é a certeza de que ela é a Palavra de Deus (e não que contém a palavra de Deus). A fé cristã é a convicção de que Deus existe, nos ama e por isso enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para morrer por nossos pecados para que, através dEle, recebêssemos toda a plenitude do que está envolvido na palavra "salvação". 

Convém realçar, porém, que, no próprio conceito de fé está dito: "certeza de que vamos receber as coisas que esperamos" - as coisas que esperamos: esperança. Vamos incluir a esperança nesse contexto.

O texto de Romanos que citei acima diz que o propósito da tribulação é produzir paciência. Quando somos atribulados, cresce a nossa paciência mesmo que não queiramos, porque simplesmente aprendemos que algumas coisas só serão resolvidas com o tempo. Essa paciência aprendida na marra nos leva à experiência. Quanto mais experientes, mais aptos a prever resultados, ações e reações, atitudes e consequências. E tudo isso deve culminar na esperança. A experiência traz esperança e devem permanecer a fé, a esperança e o amor.

O que é a esperança? Diria que é a disposição de aguardar aquilo que vai acontecer. Não basta saber que a Bíblia é a Palavra de Deus. É preciso considerar que ela é para mim hoje. Tentando ser um pouco mais clara: muitas pessoas creem que Deus ainda cura, mas não têm esperança de que isso aconteça com elas. Muitos creem que Deus pode mudar corações, mas não que isso se aplique aos seus próprios casamentos. Muitos creem que Deus ama, mas não a elas próprias porque se consideram indignas. Têm fé, mas não têm mais esperança. 

A esperança é necessária para andar com Deus. Não basta crer que o que Deus diz é a verdade. É preciso crer que o que Ele diz é para nós, para hoje, para agora, vai acontecer, está quase, vale a pena esperar.

A fé é muito importante. Deus existe e tudo o que Ele fala na Sua Palavra é a verdade. Mas a fé só nos permite receber aquilo que esperamos. Novamente: "A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos" (Hb 11:1). Se nada esperamos, nada receberemos. Se Deus pode fazer, mas não conosco, Ele fará, mas não receberemos. Só recebe quem tem esperança.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor".

Creia que Deus pode todas as coisas e tenha esperança: Ele agirá em seu favor. Ah, se fará!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário