quarta-feira, abril 05, 2017

Marqueteiros


E Jesus lhes repondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (Jo 5:17)

Deus está trabalhando, embora a DiaboNews não divulgue isso (essa expressão não é minha; é do Pr. Rozilon Lourenço).

Ontem assisti ao Jornal Nacional, coisa que não faço mais regularmente. Pensando sobre as notícias que ouvi, cheguei à seguinte conclusão: qualquer pessoa “normal” se entristece com a interpretação da realidade dada pela mídia. Não há relato de boas notícias, só tragédias. Ainda bem que há os “loucos” – é assim que Paulo se refere a nós, cristãos – para reinterpretar o que estão a divulgar.

Deus nos chamou para sermos fortes na fé. É isso que se espera de quem tem com Ele uma aliança. Quem é forte na fé sabe que a realidade do Reino, invisível, imperceptível pelos sentidos físicos, é infinitamente mais poderosa do que aquilo que se pode ver ou ouvir. O Reino de Deus está trabalhando. Deus não está parado. Só que seu agir não é visível aos olhos naturais. 

Como disse Jesus, o Reino de Deus é semelhante ao fermento: O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinhas, até que ele se espalhe por toda a massa (Mt 13:33).É estranho ver o fermento trabalhar. Em muita massa, coloca-se um tantinho de nada de fermento. Se compararmos a quantidade de uma coisa e outra, veremos que é muito estranho o que um pouquinho de fermento consegue fazer com tanta massa. Assim que você o coloca ali, ele desaparece completamente.

Somos o fermento do mundo. 
Muito fermento está colocado neste mundo, muito mais do que podemos imaginar. E esse fermento está agindo.

Quem ouve notícias acerca da corrupção, dos acidentes, dos crimes sem reinterpretá-las enxerga o mundo de uma maneira assustadora. Parece que o crime está aumentando, que as pessoas só pioram, que não há saída, que estamos fritos. Não é verdade.

Não há nada melhor do que jogar luz, muita luz em um ambiente sujo para poder limpar os cantinhos que antes não eram vistos. Quando enxergamos cada compartimento da nossa vida, podemos colocar tudo no lugar certo, dispensar o que estava sobrando, agarrar o que é imprescindível, valorizar o que antes era desprezado. Muita informação está acessível, muitos problemas estão sendo resolvidos, muita maldade sendo exposta e isso está trazendo transformação na sociedade. Hoje sabemos de coisas que antes não sabíamos, vemos coisas que antes não nos eram mostradas. E isso é bom, principalmente quando sabemos o que fazer com cada uma dessas informações.

E o que fazer com as informações? Para começo de conversa, orar a respeito de tudo, tudo mesmo!, e de todas as pessoas. Veja só o que Paulo disse: Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm 2:1). Como eu amo esse texto! Devemos orar por todos – pelo chefe, pelo Presidente da República, pelo marido. O que acontecerá se o fizermos? Teremos uma vida mansa e tranquila. E como orar? Pedindo ao Senhor que abra os olhos deles, que encha o coração de cada um de compaixão, ajude-os em suas tarefas, ensine-os a tomarem sábias decisões, a se unirem a pessoas de bem, a enxergar quem os atrapalha. Tem gente que ora pedindo que sejam depostos de seus cargos, que sejam punidos, que morram... Fala sério: esse tipo de pedido não é da nossa natureza! Como o nosso Pai, desejamos que todos eles sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. E conhecerão a verdade e a verdade os libertará (Jo 8:32).

O Evangelho tem e é uma palavra de esperança. A vida no Reino é de glória em glória. Tudo tem que estar ficando melhor porque nós estamos aqui, fazendo a nossa parte. Se vemos problemas, devemos lembrar que temos soluções. Cristo em nós, a esperança da glória (Cl 1:27).

Sempre que nos defrontarmos com a tristeza ou a desesperança por conta dos relatos do mundo, devemos dizer: "Deus, o que estás fazendo neste mundo? Ajuda-me a ver". E quando enxergarmos, façamos parte da GodNews. Sejamos portador de boas novas, ajudemos as pessoas a entenderem que Deus está assentado no trono do Universo reinando absoluto e que por meio de nós ajuda e abençoa pessoas. Como Ele disse a Abraão, eu repito: Sê tu uma bênção! Nós somos uma bênção. Agora, para ajudarmos as pessoas, devemos prestar atenção no que Deus está fazendo e propagar as notícias do Reino, sendo bons  e eficientes marqueteiros de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário