sexta-feira, fevereiro 22, 2013

A Vela

Existe uma escola filosófica chamada dualismo que concebe o mundo sob o prisma dos contrários. Para eles, há dois princípios, duas forças, duas realidades opostas e irreconciliáveis: luz e trevas, certo e errado, bem e mal, Deus e diabo.
Isso leva a pensar que se trata de forças iguais, de mesma intensidade, de mesmo poder, quando a realidade é muito diferente. Pensemos sobre esses opostos. Muitos cristãos ainda consideram necessário lutar contra as forças do mal. Veem Deus como numa guerra interminável contra o diabo, anjos com espadas reluzentes dispostos em fileiras prontos para o contra-ataque. Tudo isso é absurdo. O mesmo Deus que, a partir de Sua Palavra, criou tudo, sustenta todas as coisas – O qual [Jesus], sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder... (Hb 1.3) –, poderia a qualquer momento, pela mesma Palavra, fazer tudo deixar de existir. O diabo não é nem de longe páreo para o infinito poder de Deus. O Deus que tem poder para fazer tem poder para desfazer.

Somos filhos do Deus altíssimo e Ele nos concedeu Seu nome, Seu poder, Sua autoridade, uma grande herança. Veja que texto maravilhoso: E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça sobre graça (Jo 1:16). Todos recebemos da Sua plenitude. E aqui vai mais uma confirmação: Pois [Deus] não dá Deus o Espírito por medida (Jo 3:34). Não recebemos um pouquinho do Espírito Santo, uma pequena partícula do Seu poder. Recebemos da Sua plenitude, todo o Seu ser. Esse poder inimaginável habita inteiro, completo, pleno, total dentro de nós. Por acaso você tinha ideia de quão poderoso é?

Falemos um pouquinho sobre a luz. Pense numa casa que tem todas as suas luzes acesas. De repente, você resolve acender uma vela lá na cozinha. Faz diferença essa luz? Ah, faz. Aquele pequeno pontinho chama a atenção. Todos os que entram no cômodo logo olham para aquele clarão, que nem é tão útil quando há outros focos de luz, contudo não é imperceptível. Mas comece a apagar as luzes e verá que, quanto mais escuro, mais útil aquela vela. Quanto mais aumenta a escuridão, mais útil a luz se torna.

Veja o que Jesus disse a nosso respeito: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa (Mt 5:14-15).

Aprendemos, não sei como e nem por que, que precisamos lutar contra o mal, estar armados até os dentes para, brandindo a nossa espada, conseguir vencer a guerra. Quem nunca ouviu falar de guerra espiritual? Mandam-nos conhecer o nosso inimigo, estudar sua forma de ação, prepararmo-nos para o confronto como se o adversário estivesse à nossa altura e pudesse nos vencer. De onde saiu isso? Assim como Jesus é, nós o somos neste mundo, é o que diz I Jo 4.17. A Palavra de Deus diz que as trevas não podem contra Jesus, assim como não podem nada – repito: nada – contra nós: E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela (Jo 1:5).

Não há correspondência entre a força das trevas e a força da luz. Na verdade, quanto mais densas as trevas, mais visível o poder da luz. Quando uma luz se acende, destrói completamente toda a escuridão. Infelizmente não é assim que pensamos, não é assim que nos sentimos. Consideramos os inimigos tão poderosos quanto nós mesmos. Quem pode contra Deus? Quem intentará contra Seus propósitos? Você acha mesmo que quando a treva aumenta ao nosso redor, quando a luta se torna mais ferrenha, quando nos sentimos mais espremidos, a nossa luz diminui? A luz da vela diminui quando a luz da casa acaba?

É bem verdade que, muitas vezes, a vela se encontra debaixo da cama. Como diz o texto: Não se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Logo, logo aqueles que estão em trevas notarão a presença da luz, mesmo que debaixo da cama. Então a tirarão de lá e a colocarão no alto do teto, não só para que possa brilhar, mas para revelar quanto de treva ainda existe, para guiar.

Esse exemplo é maravilhoso para que entendamos o poder extraordinário que temos. Qual é a luz que emanamos? A luz de Jesus. E como o fazemos? O texto elucida: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16). A luz resplandece na prática do bem. A palavra de Deus diz que as boas obras não podem ser escondidas. Muitas vezes não conseguimos ver o resultado do bem que temos praticado, mas, assim como a luz é óbvia, as boas obras também o são e serão conhecidas no momento certo.

Talvez você queira me dizer que tem feito muita coisa boa, mas as pessoas ressaltam apenas os seus deslizes. Lembre-se de que a luz é sempre mais forte e o bem sempre vence. Nem todo mal do mundo, nem toda maldade do ser humano pode apagar o valor de uma obra boa que possamos fazer. As trevas não podem prevalecer contra luz, o mal não pode se sobrepor ao bem. O bem sempre vence! A escuridão não consegue se propagar a ponto de ofuscar a luz. Seus deslizes jamais serão maiores do que as pequenas boas coisas que faz. Conforme a intensidade da luz é aumentada, maior o seu alcance. Quanto mais boas obras fizermos, mais visíveis estas serão.

Não devemos nos preocupar com o nosso adversário; não devemos nos preocupar com o aumento da escuridão. A vela só resplandece. Não fique apavorado pensando que não há solução para o mundo. Não tenha uma concepção negativa das coisas. Precisamos olhar tudo sob o prisma correto. O mal não é tão forte quanto parece. A maldade significa apenas ausência de bondade, assim como a treva é a ausência de luz. Acenda a vela e a escuridão se dissipa; pratique boas obras e o mal diminuirá. Conforme vamos aumentando a bondade no mundo, mesmo que seja através de atos bem pequenos, mesmo que pareça que ninguém está vendo, mesmo que pareça que ninguém se importa, essa bondade é tão poderosa que ninguém a poderá ocultar. Por mais que hoje aquele que pratica o bem possa se sentir por baixo, Jesus nos ensinou uma lição maravilhosa quando disse que não se pode esconder uma cidade edificada sobre os montes, que não se coloca uma candeia debaixo da cama, mas no velador, não para si mesma, mas para o benefício de todos. Hoje você pode parecer uma candeia escondida debaixo da cama, mas logo, logo verão que a sua luz está brilhando.

Tranquilize-se. Você não precisa fortalecer seus músculos para dar um golpe fatal no seu adversário. Precisa apenas ficar no seu lugar, manter-se inabalável, iluminando o ambiente. A palavra correta é “resistir” – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Ti 4:7). Fique na sua posição. Ninguém vai poder tirar de você o cinturão de campeão, simplesmente porque não há páreo para você.

Um novo mandamento vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz (1 Jo 2:8).

Deixe a sua luz brilhar. Não se entristeça, não se desespere se você hoje está numa situação desfavorável. Não retribua o mal com o mal, afinal cada um só pode dar o que tem e você tem o Espírito de Deus, é pleno de Seu poder, de Sua bondade. Tenha paciência, seja perseverante, porque no momento certo Deus sua luz vai ser reconhecida. Você é necessário. O mundo precisa de você. Brilhe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário