terça-feira, junho 18, 2013

O Mas e o Porém

"E a nossa esperança era que fosse ele [Jesus] quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu" (Lc 24:21).

Esse versículo faz parte de uma história que aprecio muito. Era o terceiro dia depois da crucificação, o dia exato em que, segundo as profecias, o Messias iria ressuscitar - e já havia ressuscitado. Dois discípulos seguem a estrada de Jerusalém para uma cidade chamada Emaús. Como o texto afirma, estavam desolados. De acordo com o verso acima, o libertador esperado havia morrido; assim também a esperança deles. Preste atenção no "porém" da história: "E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu" (Lc 24:21). Parafraseando: Tínhamos uma esperança, porém...

O primeiro versículo dessa história é muito esclarecedor: "Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém" (Lc 24.13). E qual era aquele mesmo dia? Está no mesmo capítulo: "No domingo bem cedo, as mulheres foram ao túmulo, levando os perfumes que haviam preparado" (Lc 24:1). Era o terceiro dia, as mulheres haviam acabado de constatar que Jesus havia ressuscitado, eles foram informados disso, mas havia um "porém" na vida deles: "Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo.  Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, porém não viram Jesus" (Lc 24:22-24).

Tudo contribuía para que esses discípulos mantivessem a fé. Tinham conhecimento das profecias que afirmavam que Jesus iria ressuscitar no terceiro dia; era o terceiro dia, quer dizer, tinham até as 23h59 para continuar esperando; o corpo de Jesus não estava lá; as mulheres tinham contado a eles que viram anjos que lhes informaram que Ele havia ressuscitado. O que lhes faltava? Apenas ver. Mas a fé não se baseia no que se vê.

Em vez de tristes e sem esperança, esses homens tinham tudo para estar cheios de grandes expectativas. Algo maravilhoso estava por acontecer e, de acordo com as promessas e com o desencadear da história, aquele era o dia, porém eles não creram.

Uma outra história faz um paralelo perfeito a esta. Deus prometeu a um homem que ele seria pai de muitos filhos. Vinte e cinco anos depois nada havia acontecido, já estava velho, seu corpo já não funcionava, não havia motivo para crer. "Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou o pai de muitas nações. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos” (Rm 4:18).

Se os personagens da história anterior tinham muitas horas de vantagem para crer, Abraão tinha 25 anos de "atraso" para descrer. Aparentemente não havia mais tempo, não havia mais saúde, não havia mais nada a não ser o "mas": "Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu" (Rm 4:19). Mesmo com tudo a desfavor, ele creu.

Qual foi o resultado? Sua fé o fortaleceu - "Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus  porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido" (Rm 4:20, 21). Porque cria, ficava cada vez mais forte. Porque cria, suportava a espera. Porque cria, perseverava na caminhada. Porque cria, viveu para ver a promessa de um filho se cumprir.

E você? Está vivendo o "porém" da dúvida, que justifica o fato de não estar vendo o que espera e desanima, ou o "mas" da fé, que não tem em que se apoiar e ainda permanece perseverando, esperando, suportando, caminhando, convicto de que está quase?

Abraão creu, teve o filho, recebeu a promessa, tornou-se um modelo de fé. 

Cada um decide o final da sua história.

3 comentários:

  1. Maravilhoso o texto, edificante para nossas vidas, parabéns.

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Keila!
    Obrigada por esclarecer que o fortalecimento veio da fé de Abraão e não do fato dele ter dado glória a Deus, rsrsrsrsrsrs. O "dar glória a Deus" é uma consequência de sua fé fortalecida em Deus.
    Que Deus nos ajude a confiar nELe de todo o nosso coração.
    Beijos!
    Saudades!
    Gabriella Pires

    ResponderExcluir
  3. Texto lido no momento certo, Deus sempre usando suas milhares de formas de tocar nosso coração...Muito bom
    "Mas" não importam as circunstancias, o melhor de Deus estar á caminho... Na hora certa, no momento certo... Fé, sempre é ela que nos impulsiona na caminhada.

    ResponderExcluir