sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Simples assim

Tenho que admitir: acreditar na Bíblia não é nada fácil. O Espírito Santo já havia avisado isso por intermédio de Paulo: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (I Co 2:14-15). O que é esse discernimento espiritual? Será uma habilidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo? Não. É simplesmente uma atitude de fé perante a Palavra. É crer que ela faz o que diz que faz, pode o que diz que pode, é o que diz ser. E ponto final.

Esse assunto me veio à mente porque tenho adotado algumas práticas de gente louca – para o homem natural é loucura mesmo e eu, Keila “natural”, às vezes, ajo apenas pela obediência.

Se resolvermos crer no que a Bíblia diz, a vida com Deus ficará fácil, fácil; simples, simples, embora não gostemos nada disso. Queremos coisas complicadas. Ainda somos muito parecidos com os fariseus que pediam sinais. Queremos seguir os “super-heróis” do mundo gospel. Achamos que tem gente que tem tanto de Deus que, se ficarmos perto delas, nós cresceremos por osmose. Nada disso! Creio nos benefícios da associação com gente cheia de Deus, mas, para eu ser cheia de Deus, o método principal é a aplicação da Bíblia à minha rotina diária.

Parece que estou rodeando, mas não estou, não. Vou ser mais clara. Veja só este versículo: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração (Ef 5:18-19). Para sermos como Jesus, precisamos ser cheios do Espírito Santo. E o que fazer para ser cheio do Espírito Santo? Muitos pensam que é preciso ir atrás de um “grande homem de Deus”, pedir a ele que coloque a mão na sua cabeça e transmita a unção. Quem foi que disse isso? Quando você recebe o Espírito Santo, junto com Ele vem o Seu poder e a Sua unção. Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo (At 1.8). Quero me fazer entender. Creio, sim, na imposição de mãos. É uma doutrina bíblica e decidi crer em absolutamente tudo o que a Bíblia diz. Mas se já recebemos o Espírito Santo, já temos o pacote completo. Assim, para ser cheio dele, basta fazer o que o texto está mandando: falar salmos, hinos e entoar cânticos espirituais. Simples assim.

Vamos continuar. Para edificar a mim mesma, preciso obedecer a este texto aqui: O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo (I Co 14:4). Como assim? Não preciso ir às reuniões de busca de poder? Não preciso fazer campanhas? Bem, essas coisas não são ruins. De forma alguma. Mas se obedecermos ao texto acima seremos edificados, se cada dia separarmos um tempinho para orarmos em línguas. Simples assim.

Para crescer em fé, o texto é este aqui: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17). Conforme cresço na Palavra, minha fé cresce. Simples assim.

Como posso provar para Deus que O amo? Que atitudes deveria ter para confirmar o meu amor por Ele? Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama (Jo 14:21). Qualquer coisa fora disso é simples blá-blá-blá. Sentar-me para ler Sua Palavra, escrevê-la nos meus papeizinhos para que possa me lembrar, decorar e aplicar durante o dia é para Deus uma prova de meu amor por Ele. Simples assim. Cantar que O amo, que O adoro sem obedecer a esse texto é palavra vazia.

Poderia escrever uma série de outras coisas aqui, mas vou deixar você mesmo chegar às suas conclusões. Vou terminar com mais uma atitude simples, mas poderosa, que tenho procurado aplicar: Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem (Pv 3:3-4). Quero muito ter um bom relacionamento com as pessoas. Essa é uma questão espiritual? Totalmente. Tudo é espiritual. E como conseguir isso? O texto já contou. Devo agir com benignidade. E o que é benignidade? Esperar dos outros sempre o melhor. Ter uma atitude positiva com relação às pessoas. E também ser fiel, fazer o que digo, cumprir promessas, agir como devo e não como quero.

Tenho descoberto que viver com Deus é muito simples. A Palavra é muito prática. Esses muitos sinais que queremos ver, os atos proféticos que queremos fazer, os jejuns, as consagrações, as campanhas não precisariam ser feitas se simplesmente conhecêssemos a Bíblia e obedecêssemos à Palavra. E isso pode ser feito agora mesmo, no nosso carro, na nossa casa, no comércio, em qualquer lugar.

Ainda bem que Deus é claro e o que exige de nós é simples, muito simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário