quinta-feira, fevereiro 07, 2013

O "quanto" e o "como"

Esta semana, enquanto orava, veio ao meu coração de uma maneira muito forte o seguinte texto: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10:27-29). É muito bom quando ouvimos o Senhor falar. Não esquecemos quando ouvirmos a Sua voz, quando fica claro para nós que é Ele quem está falando, quando conseguimos reconhecê-lO. Todo tempo Ele está tentando chamar a nossa atenção. Só precisamos parar, estar atentos. Neste mesmo instante Ele vai usar este post para falar com você.

Somos Suas ovelhas, estamos nas Suas mãos e quem seria capaz de nos arrebatar do colo do nosso Pastor? Ninguém. Mas devemos nos lembrar de que nós mesmos podemos tomar a decisão de descer do Seu colo, de ficar longe, de nos afastar. Ele prometeu que não nos deixaria, nunca nos abandonaria, mas nós podemos decidir abandoná-lo a qualquer momento.

A ovelha é um animal muito dócil, dependente, indefeso. Ovelhas não são predadores; são herbívoros. O Salmo 23 fala sobre quão bem o nosso Senhor cuida de nós, Suas ovelhas. Ele não deixa nada nos faltar, guia-nos mansamente - não na gritaria, não na pancada -, está preocupado com a nossa alma, por isso a refrigera, leva-nos a um lugar onde podemos descansar. Ser ovelha do Senhor Jesus garante uma tranquilidade muito grande. Quem é melhor do que o nosso Deus? Não há outra Rocha em que possamos confiar! Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto (Sl 100:3).

Uma palavra que ouvi esta semana me incentivou a cumprir a meta espiritual que tenho para este novo ano. O texto que foi usado este é aqui: Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm 2:3-4). Como uma boa ovelha, quero atender ao desejo do amoroso Pastor.

Observe que a salvação é sô o começo; não é o fim. Para andar com Deus precisamos reconhecer que somos pecadores, que carecemos da Sua graça, dizer a Ele que O aceitamos como sendo o nosso Salvador. A Bíblia afirma: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Rm 10:9). Então tudo começa em confessar com a boca. Quando confessamos a Jesus como nosso Salvador, imediatamente estamos salvos. Esse é o começo da caminhada, o primeiro passo que temos de dar.

Mas o texto continua: Deus quer que todos sejam salvos e não só isso. Ele deseja que todos cheguemos ao pleno conhecimento da verdade. Preste atenção na palavra: não apenas ao conhecimento da verdade, mas ao conhecimento pleno. O que é um conhecimento pleno? Um conhecimento profundo, por experiência, embasado. Lembra do texto que diz: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32)?" Qual é a verdade que liberta? A verdade que conhecemos.

Quero fazer uma comparação que pode ajudá-lo a entender muita coisa. Quando um advogado chega ao tribunal, ele deve apresentar as razões pelas quais seu direito é justo e realizável. Não basta solicitar que seja feita esta ou aquela coisa, tomada esta ou aquela medida. Ele deve informar que artigos embasam sua petição. Deve estar previsto na lei que o seu direito tem amparo e é exequível. Ninguém pode pedir uma coisa absurda, nem exigir algo que não tenha base legal. O Direito Penal é muitíssimo rigoroso. O Código Penal assim dispõe: “Não há crime sem lei anterior sem lei anterior que o defina nem pena sem prévia cominação legal” (art. 1º). Por isso ninguém pode ser preso por um crime que não estava previsto na lei.

O mesmo acontece em relação à nossa vida espiritual. Temos direitos, temos deveres, temos garantias. Devemos saber quais são os direitos para podermos usufruir dos benefícios, em outras palavras: devemos conhecer a verdade, a Palavra que descreve esses direitos, deveres, garantias.

Jesus nos deu não só uma nova filiação, mas uma herança. Só pode usufruir da herança quem sabe quais são esses direitos, quem sabe o teor do testamento. O testador deixa tudo escrito em documento, informa de quem é cada bem, quais são os bens a serem partilhados. Foi assim que Jesus fez. O livro de Hebreus diz que um testamento não tem validade enquanto não houver a morte do testador. Jesus morreu e nos deixou um testamento, um novo Testamento, fez conosco uma nova aliança para nós podemos nos apropriar da herança desde já.

Quero lembrar que muitas vezes pensamos que da maior parte daquilo que Deus tem para nós tomaremos posse quando chegarmos ao céu. Reflita comigo a esse respeito: para que esperarmos para usufruir de bênçãos, de cura, de prosperidade, de salvação, de libertação, de muitos dos nossos direitos apenas no céu? Para que precisaremos de cura no céu, se no céu não há doenças? Para que precisaremos de prosperidade no céu, se lá seremos donos de tudo, não contrairemos dívidas, não compraremos nem venderemos? Para que precisaremos de ajuda nos relacionamentos se no céu não haverá inveja, discórdia, confusão? A herança que Jesus nos legou é pra ser usufruída aqui, agora.

Volto à questão que comecei neste post. Deus quer que todos sejamos salvos. Aleluia porque já o somos! Foi Sua abundante graça que nos concedeu isso. Agora precisamos trabalhar pela outra parte: chegar ao pleno conhecimento da verdade para podermos usufruir de tudo o que nos foi legado.

Hoje quero sugerir a você que se aprofunde na Palavra. Quando falo em aprofundar na Palavra não estou dizendo pra você ler três capítulos por dia, nem para fazer planos de leitura bíblica. Não é o quanto que importa, mas o como e a constância. Quero parafrasear com um exemplo bíblico: E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito (Mc 12.41). Observe que Jesus estava preocupado com o “como” e não com o “quanto”. Pode ter certeza de que o mesmo se aplica à Palavra. Não importa “o quanto” você lê, mas “como” você lê.

Pelo menos um pouquinho da Palavra leia todos os dias e peça ao Senhor para ensiná-lo a aplicá-la no seu coração. Faça como o salmista Davi que diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119.11). Não fazer o que Deus deseja é pecar contra Ele. E o que Ele deseja? Que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade. Escolha colocar cada dia um pedacinho da Palavra no seu coração.

Que este ano seja de grande crescimento para nós todos, de chegarmos muito perto do pleno conhecimento da verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário