quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Quer ser feliz?

Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que o seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal (I Pe 3:10-12).

Esse é o texto da semana. São conselhos simples para um tipo específico de pessoa: quem deseja amar a vida e ver dias felizes. Será que você conhece alguém que não tenha isso como meta?

Bom, para alcançar esse alvo maravilhoso é preciso obedecer a três comandos principais. Sem isso é impossível que tal suceda. Sei que você pode estar querendo dizer: “Keila, muitas outras coisas devem ser acrescentadas aí.” Concordo plenamente. Leia a Bíblia e verá que há inúmeras outras boas coisas a serem feitas. Mas creio serem estas as principais.

Aqui estão os conselhos:

1 – Guarde a sua língua do mal e os seus lábios não falem dolosamente.
Há muitos anos eu e a torcida do Flamengo lemos um best seller chamado “O Segredo”. De acordo com o livro, o segredo para viver bem estava nas palavras. Ele dizia que as palavras têm poder e criam atmosferas, são sementes que lançamos e certamente produzirão frutos. Assim, quem lança palavras ruins terá uma triste colheita; quem é cuidadoso nas palavras comerá do seu fruto. Quem lê a Bíblia sabe que isso não é nenhuma novidade – A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (Pv 18:21). Quando Deus resolveu criar todas as coisas, utilizou o poder da palavra. Disse: “Haja”, e houve. Muito do que estamos experimentando é resultado das nossas próprias palavras. E ainda mais: o texto diz que os nossos lábios não devem falar dolosamente. A diferença entre o dolo e a culpa está na intenção. O livro de Tiago diz: A língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero (Ti 3:8). Sem o auxílio do Espírito Santo, ninguém é capaz de domar sua própria língua. E mesmo com o Seu auxílio, sabemos que escorregamos muitas vezes no falar. O que o texto sugere então é que evitemos o dolo, estejamos alertas para, se dissermos algo ruim, que não seja com a intenção, não sejam palavras pensadas, refletidas, amargamente arquitetadas no nosso interior. Se acontecer, que seja por um escorregão, totalmente sem intenção.

2 - Afaste-se do mal e faça o bem.
A Bíblia explica a si própria. Ela diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. E o que é o temor do Senhor? O temor do Senhor é aborrecer o mal (Pv 8.13). Devemos odiar tanto o mal a ponto de isso fazer com que nos afastemos não só dele, mas de tudo o que possa parecer com ele – Fugi de toda aparência do mal (I Ts 5.22). Somos afetados por tudo o que acontece à nossa volta. Quantas vezes não nos arrependemos de ter feito alguma coisa movidos por impulso, pelas sugestões das companhias, pela massa? Evitar as más conversações, as más companhias, os maus hábitos, os maus pensamentos... é proteção para nós.

3 – Busque a paz e siga-a.
Meu pai repetiu para mim algumas vezes um ditado muito conhecido: “Melhor um mau acordo do que uma boa demanda”. A paz custa preço. É preciso abrir mão de muitas coisas para alcançá-la. É tolo aquele provérbio que diz: “Dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair dela.” Paulo disse certa vez que o fato de haver demandas entre o povo de Deus era vergonhoso, que deveríamos aprender a sofrer o dano. Precisamos aprender que manter a paz é sempre vencer a guerra. Há muitas demandas que simplesmente não valem a pena – diria que a maioria delas. Esse assunto é tão interessante que a Bíblia nos diz: Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações (Cl 3.15). O que é a paz de Cristo? É a convicção que o Espírito Santo traz ao nosso coração de que, embora passemos por aflições, estamos agindo como Deus quer. Quem tem essa paz consegue se sentir bem a despeito das circunstâncias adversas, das lutas que todos temos de enfrentar. Se estamos em meio a uma guerra, mas interiormente nos sentimos em paz, podemos permanecer onde estamos. Mas se o nosso interior está incomodado, o nosso coração não está em paz e temos andado em harmonia com o Espírito Santo, certamente estamos no lugar errado.

E aqui vai o fim do texto: Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. Essa é a parte que me traz um alívio total, pois diz que os olhos do Senhor estão sobre nós, que aceitamos ser justificados pela Sua morte e ressuscitados com Ele. E tremo quando leio o final: O rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. Misericórdia! Imaginem o que é ter Deus como adversário! Dizer que Deus é contra alguém deve nos deixar aterrorizados.

Embora muitos pensem que a Bíblia contém restrições, que é muito difícil obedecer-Lhe, afirmo que mais difícil é desobedecer-Lhe. A obediência aos mandamentos do Senhor não muda nada em Deus, não tem como fim Sua pessoa. Simplesmente melhora a nossa vida. Tudo o que Deus nos ordena a fazer é por nós mesmos. Somos os mais prejudicados quando falamos o que não devemos e com dolo, quando insistimos em permanecer num ambiente de disputas, quando não damos à paz o valor que ela merece.

Ame a vida e tenha dias cada vez mais felizes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário