sexta-feira, maio 18, 2012

Deixe jorrar!

O cristianismo prega uma verdade muito profunda: se eu quiser, posso ter Deus habitando em mim. O Deus do cristão é amoroso, gentil, doce, paciente... Poderia escrever um post só falando de Suas qualidades, mas me faltariam palavras. Esse Deus poderoso poderia ter escolhido habitar em qualquer lugar do mundo, já que sempre desejou estabelecer um relacionamento com o homem, mas resolveu escolher um lugar em obras: dentro de nós. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" (Jo 4:23).

O que deve diferenciar o cristão de todas as demais pessoas é sua atitude de amor. O que faz alguém ser reconhecido como seguidor de Cristo não é a forma como se veste, a forma como fala, a forma como se comporta. Isso ajuda e revela muita coisa, é claro. Mas a Bíblia afirma que os discípulos verdadeiros são estes aqui: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35 ARC).

Amar é muito fácil e não estou enlouquecendo quando digo isso. Temos uma fonte de amor dentro de nós. Então, o que precisamos fazer é apenas deixá-la jorrar naturalmente. Deus é amor. Deus está dentro de nós, então, o amor está dentro de nós. Nosso Pai é uma fonte inesgotável, assim temos uma fonte inesgotável de amor dentro de nós.

Por que, então, parece tão difícil andar em amor? Simplesmente porque quase todos nós aprendemos muita coisa errada. Fomos ensinados que amor é um sentimento e escasso. Não cabe muita gente na listinha de por quem devemos ter esse elevado sentimento. Então nós mesmos excluímos muitos. Chegam até a classificar o amor: de amigo, de mãe, de cônjuge, de irmãos, mas isso é só teoria; não ajuda em nada.

Também aprendemos que as pessoas precisam merecer esse amor. É por isso que o mundo está como está. Como fazer para merecer amor? Por saber que isso é impossível, Deus não nos exigiu feito semelhante. Por isso disse isto: "O amor consiste não em termos nós amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós e enviou a seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (I Jo 4:10). Amor é dar-se a alguém, mesmo que esse alguém não mereça. Se fosse preciso merecer, não teríamos recebido o amor de Deus. Ele nos amou e nos resgatou quando ainda éramos seus inimigos.

E o que é amar, então? É agir. Não é sentir, não é retribuir. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Deus amou tanto que deu o que tinha de melhor. Nós somos chamados a amar do mesmo modo. Como? Dando. Mas o que se espera que eu dê? A cada um o bem que eu posso dar, e não o bem que eu acho que os outros merecem.

Jesus elevou extremamente o conceito de amor. O povo do Antigo Testamento só conseguia amar os seus amigos. Então Jesus vem e diz: que diferença há entre vocês e o resto do mundo se amam somente os que os amam? Se fazem o bem apenas àqueles que "o merecem"?Quem ama mesmo, quem tem essa semente divina plantada em si é capaz de reparti-la até mesmo com os seus inimigos, consegue agir como o Filho de Deus, porque participa de sua natureza e pode dar o que tem.

Deus não pediu que déssemos o que não temos. Ele mesmo providenciou tudo de que precisamos: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude" (II Pe 1:3). Temos tudo o que conduz à vida e à piedade. Ele já nos deu. Há um arsenal de amor dentro de nós que precisa jorrar. Há muita gente precisando se sentir amada, respeitada, valorizada. Deus fez isso por nós e espera que façamos o mesmo.

"E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5:5). Veja só: nem preciso pedir a Deus que me ajude a amar, que me dê o batismo de amor. O amor de Deus já está derramado no nosso coração.

Reparta aquilo que Deus já deu a você em abundância. Mostre ao mundo como você está cada dia mais parecido com o seu Pai. Deixe o amor jorrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário