quarta-feira, maio 02, 2012

O carro blindado

Hoje vou reproduzir um exemplo que ouvi de um pastor chamado Adriano (acho que o sobrenome é Fernandes, mas não tenho certeza) que ajudou a abrir a minha mente. Permita-me colocar os meus acréscimos para deixar a história mais emocionante.

Certo dia, um empresário muito bem sucedido, riquíssimo, forte e talentoso saiu de seu lindo escritório e entrou na sua BMW blindada. Era um feriado. Ele foi apenas colocar em dia alguns papéis urgentes e saiu calmamente para aproveitar o trânsito fluido da cidade que só se vê livre em dias assim.

Dirigia distraído, quando avistou o semáforo vermelho, pisou no freio e esperou o sinal de que poderia prosseguir, quando olhou ao lado e viu um marginal empunhando um 38, extremamente nervoso e gritando: “Desce do carro senão eu te mato! Desce agora ou meto uma bala na sua cara! Anda, anda logo! Está esperando o quê? Vou te matar! Abaixe esse vidro! Abra o carro! Ande logo senão te estouro os miolos”! Apavorado, acuado, o empresário baixou o vidro suando frio, sem saber o que fazer.

Pode parecer que essa história nada tem a ver com você, mas não é verdade. Você é herdeiro de Deus, dono de uma riqueza incalculável, afinal: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1:3); Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis (II Co 8:9). Desde que aceitou a Jesus Cristo, você se tornou rico. Já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais. E o que isso quer dizer? Que quando eu for ao céu serei rico? Fala sério. Você acha mesmo que precisará de algum tipo de riqueza no céu? Prosperidade é para esta terra e não para o além. Talvez você compreenda melhor depois que ler isto aqui: E nos ressuscitou juntamente com ele [Cristo] e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef 2:6). Veja só que está escrito a mesma expressão duas vezes: “lugares celestiais”. Que lugares celestiais são esses onde estão as nossas bênçãos e onde estamos assentados com Cristo? É a nossa posição em Cristo, o nosso carro blindado.

Cristo está assentado à direita de Deus e nós assentados com Ele. A posição que ocupamos é a de mais que vencedores: Mas em todas estas coisas [em todas as situações da vida] somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8:37). Ocupamos uma posição para lá de privilegiada. Ninguém pode nos acusar – quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica (Rm 8:33) –, ninguém pode nos remover da nossa posição, ninguém pode tocar em nós – mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (I Jo 5:18). Estamos infinitamente melhor do que qualquer magnata de Manhattan.

O que precisamos fazer quando o adversário começa a botar pressão, tenta nos desestabilizar, parte para o ataque e tenta um confronto, mesmo sabendo que sobre a testa dele está escrito: derrotado? Nada. Não faça nada. Não saia da posição. Não abra a janela do seu carro blindado, não acredite que aquela arminha de nada pode perfurar o escudo que está sobre você. Não aceite o que o acusador diz. É um blefe. Porque o Senhor Deus é sol e escudo (Sl 84.11).

Quando é que perdemos a liderança na competição da vida? Quando saímos da nossa posição, o que a Bíblia chama de dar lugar ao diabo – Não deis lugar ao diabo (Ef 4.27). Quer dizer: ele não é capaz de nos roubar, a pressão dele não pode nada a não ser que nós resolvamos dar a ele lugar.

Bastava ao empresário seguir o seu caminho, fingir que não estava vendo, ficar calado, não tentar discutir, não abrir a janela, não dar ouvidos. Só isso. Você não precisa dar ouvidos ao acusador, não precisa se preocupar, não precisa tentar se explicar, não precisa tentar se proteger. Apenas permaneça na posição e continue seguindo em frente.



Estou plenamente convicta de que muitas verdades do evangelho precisam entrar em nós. Precisamos entender quem somos, o que temos, o poder do nome de Jesus. Por isso estou tentando decorar Efésios 1, principalmente a oração que Paulo fez por mim e por você: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.




Aguenta firme aí, já estou acabando. Não posso deixar essa oração passar assim. É o seguinte: Paulo ora para que possamos receber o Espírito de sabedoria e de revelação, que já está em nós, mas precisa ter espaço na nossa vida, no nosso dia a dia. Esse Espírito sempre fala, mas nem sempre é ouvido e, como diz o próprio Apóstolo, pode ser apagado – Não apagueis o Espírito (I Ts 5:19). E o que é necessário que esse Espírito faça por nós? Que ilumine os olhos do nosso entendimento. Não só que nos faça ver, mas nos ajude a compreender. Mas compreender o quê, pessoal? Compreender quem somos e a que viemos – “qual a esperança da nossa vocação”; o quanto somos ricos em Deus – “as riquezas da glória da nossa herança”; o imenso poder que está em nós e à nossa disposição, podendo ser usado quando quisermos, poder tão extraordinário que ressuscitou Jesus e o tirou do inferno com as chaves deste na mão e o fez assentar à direita de Deus acima de absolutamente tudo o que possa existir e colocou esse Deus Jesus dentro de nós, fez com que nós o completássemos, que fôssemos um pedaço do seu corpo, de sorte que o que está debaixo dos pés dEle está, na verdade, debaixo dos nossos pés.

Espero que tenha compreendido. Profundo, não é mesmo?

Não saia do carro blindado, não abaixo o vidro, não baixe a guarda, não fale palavras de incredulidade. Não seja incrédulo, mas crente (Jo 20.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário