segunda-feira, maio 28, 2012

Tome a vacina!

Recentemente estive visitando uma amiga que trabalha com a prevenção da dengue. Infelizmente, ela contraiu o vírus. Estava bem, mas acamada.


Ninguém quer ficar doente. Detesto ficar doente e detesto ainda mais ver os meus doentes. Como é ruim ver a pessoa debilitada, triste, acabrunhada, fora do seu normal! Prevenir é sempre melhor e um instrumento maravilhoso para isso são as vacinas.

Ainda me lembro de uma das vezes em que levamos a Juju para tomar vacina. Prometemos um brinquedo a ela e a pergunta foi: “Papai, vai doer”? O Ric respondeu que sim, mas isso não a preparou para o que viria. Quando entramos no posto de saúde, a meninada chorava horrores. Ela ficou apavorada e pedia: “Por favor, papai, não deixa; por favor”. Enquanto o Ric a segurava com força, eu chorava. Também chorei quando ela fez o teste do pezinho.

Sei que certas dores são para o nosso bem, sei que as vacinas são necessárias, por isso não deixei que meus filhos perdessem uma só. Levei isso muito a sério e mantenho bem guardadinho o cartão de vacinação da duplinha.

Também precisamos adotar os cuidados necessários para não adoecermos espiritualmente. Não que o nosso espírito fique doente. É claro que não. Como Jesus disse: O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). O nosso problema está na alma e não no espírito. Precisamos nos precaver contra os inúmeros vírus que podem afetar a nossa saúde espiritual.

A Palavra de Deus é um remédio eficaz e insubstituível contra todas as doenças da alma. Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou de tudo o que lhes era mortal (Sl 107:20). A questão é que, frequentemente, o remédio a ser tomado funciona muito melhor como uma vacina, aplicado antes da contaminação. É exatamente por isso que a Bíblia não engana. Ela antecipa os males que podem advir a nós e nos chama à prevenção. Veja só este verso: Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido (Pv 13:20). O conselho é muito claro: a companhia errada será um desastre para a sua vida.

Quem é um cuidadoso leitor da Bíblia sabe que ela está repleta de conselhos. E mais: a maioria deles já antecipa as consequências. Deus é como as mães. Dizemos: “Menino, não abra a geladeira depois de tomar banho porque isso faz mal”. E o que faz das mães gente apta para aconselhar? A maturidade, a experiência, a capacidade de antecipar. Queremos transmitir tudo isso aos filhos, assim serão livres de muitos males. O mesmo ocorre com a Bíblia: faça isso e viverá mais, faça aquilo e se dará muito mal.

Que pena que, às vezes, nos comportamos como crianças mimadas. Se tivermos uma folguinha, saímos correndo da fila da vacina sem olhar para trás, ignorando que a doença é ene vezes pior do que aquela picadinha doída, mas rapidinha.

Ah, se acreditássemos que a leitura cuidadosa da Palavra e a obediência a Seus preceitos são tão poderosas!

Que seremos atacado pelos vírus e bactérias da vida é fato. Sabemos que, mais cedo ou mais tarde, nossa saúde espiritual será testada – na verdade, mais cedo e mais tarde. Só precisamos nos lembrar disso e tomar as devidas precauções. Até mesmo a maneira como encaramos o que nos vem pode ser um bom presságio: O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos (Pv 17:22).

Não despreze as vacinas da Palavra de Deus. Durante muito tempo, tomava as pílulas chamadas provérbios do dia. Cada dia lia um capítulo. Como me fez bem! Hoje eu o faço de forma diferente: planos de leitura anual, leitura por assunto, leitura por livro... Não importa. De todo jeito, estou me cuidando, mantendo a minha saúde espiritual sob cautelosa supervisão. E olha que o que tem de vírus tentando contaminar o meu coração, estragar o meu dia, acabar com o meu humor, destruir minhas expectativas!!!


Tome a vacina. Cuidado! O mundo está muito doente e quase tudo é contagioso.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Canja de galinha, chá quente e uma boa leitura da palavra de Deus, só fazem bem! Cunhadinha, bebi cada palavra. Continue sendo tu, uma benção!

    ResponderExcluir