segunda-feira, outubro 25, 2010

Sejamos humildes!

Amo ler a Bíblia, pois as coisas que aprendo são impagáveis. Tenho descoberto que a nossa responsabilidade nesta terra é muito maior do que sequer podemos supor. Deus interfere muito pouco. Na verdade, somente quando pedimos ou quando tentamos ferir frontalmente Seu propósito. Ele reina absoluto e nada nem ninguém pode mudar isso. Jó entendeu isso, por isso disse: Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jo 42.2).
Deus age na terra através dos homens. Desde o Éden, deu a nós o poder dever de dominar. A terra tem leis próprias e nós devemos conhecê-las, compreendê-las, respeitá-las.
O serviço que o Senhor deu aos homens é por demais interessante. Mesmo sem termos visto a Deus, somos Seus representantes. Falamos em Seu nome, agimos em Seu nome, recebemos o Seu nome e somos chamados povo dEle. Nós somos raça eleita, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. Nós somos herdeiros de tudo o que é dEle, co-herdeiros com Cristo. Somos filhos de Deus e irmãos de Jesus e a própria Bíblia afirma que o trabalho que nós devemos executar os anjos quiseram muito realizar, mas Ele não lhes permitiu.
Para usufruir do que Cristo nos garante é necessário uma dose grande de humildade. Essa foi a minha descoberta de hoje. Queremos muito receber presentes de Deus, coisas vindas diretamente dos anjos, ser ensinados apenas pela voz do Espírito Santo, mas aprouve a Deus fazer com que homens ensinem a homens. Ele poderia muito bem ter enterrado um exemplar da Bíblia em qualquer lugar e esta ter sido escrita por Sua própria mão, mas não foi assim. Escolheu homens, entregou a eles Seu recado e fê-los repassar seus decretos, mandamentos e estatutos de forma que chegassem até nós. Cabe a nós acreditar ou não que a Escritura, apesar de ter sido escrita por muitos homens, foi divinamente inspirada.
Na nossa vida também, Ele escolheu pessoas para nos treinarem. Podemos nos rebelar contra elas e simplesmente não aceitar o treinamento ou podemos reconhecer Deus nelas e humildemente aprender. E com quem aprender? Quem são esses ministros de Deus enviados para nos treinar? Todas as autoridades que estão sobre nós, crentes ou ímpias. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem (Rm 13).
Olhe só como são as coisas. Deus escolheu Jetro como mentor de Moisés e este sabiamente se submeteu. No livro de Êxodo, está escrito que Moisés ficou por quarenta anos morando com Jetro, que se tornou seu sogro, e que foi nesse treinamento que ele adquiriu a mansidão que se tornou posteriormente sua marca característica. Um dado que achei bem interessante foi ver que Moisés se tornou pastor das ovelhas de Jetro. Na verdade, parece que essa escola de pastor de ovelhas é muitíssimo poderosa. Jacó foi pastor, Davi foi pastor, Moisés foi pastor. Interessante, não é?
Quando Moisés teve problemas com o povo, Deus poderia tê-lo ensinado pessoalmente, por meio de um anjo, poderia ter escolhido qualquer pessoa do povo, mas quem foi que Ele enviou ao deserto especialmente para ensinar Moisés a liderar? Exatamente. Enviou Jetro. Foi muito interessante ver que ele aparece no capítulo dezoito especificamente para mostrar a Moisés como liderar e rememorar algo que ele já deveria saber. Jetro diz a Moisés para levantar pessoas para ajudá-lo no trabalho, gente temente a Deus e confiável e para estar mais envolvido com Deus do que com o povo. O Senhor não usou alguém hierarquicamente inferior a Moisés, mas a lição veio por meio de alguém maior na cadeia de autoridade.
O que Jetro ensinou a Moisés eu também precisava aprender. Quem lidera precisa estar mais envolvido com Deus do que com o povo, pois é dEle que vêm as estratégias, o preparo psicológico, espiritual, emocional para lidar com o povo. Quem está muito perto do povo e longe de Deus, principalmente se tem ministério, se exerce liderança, sofre muito. Ser líder é complicado.
Sei que este post está muito grande. Agora é hora de terminar falando do que aprendi. Normalmente Deus lida conosco através das autoridades que constituiu sobre nós. Como diz a Bíblia, as autoridades são ministros de Deus para nós. As lições que Ele quer nos dar vêm normalmente delas. É preciso humildade para aprender com o pai e a mãe, com o marido, com o patrão, com o governador, o ministro, o presidente, o líder de ministério, o pastor.
Sejamos humildes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário