segunda-feira, outubro 04, 2010

Reparadora de Brechas


Às vezes, sei que sou repetitiva, mas não gosto de inventar assunto, prefiro falar sobre o que Deus tem me dito, sobre aquilo que está fresquinho na minha mente, nas minhas meditações diárias. Concluí hoje a leitura do livro de Gênesis, mas já determinada a reler. É um livro muito profundo e desta vez tive uma visão totalmente nova do seu conteúdo.
       Eu resumiria o assunto do livro hoje em "a história de famílias fracassadas e de um Deus amoroso que, apesar de tudo, não muda Seus planos". É claro que minha visão sobre isso pode e deve mudar, mas estou muito interessada nos assuntos de família.
      Há tempos venho orando para que Deus restaure em mim o “projeto original”. Quero ser a pessoa que o Senhor projetou, ter a família com a qual Ele sonhou, cumprir Seu propósito na íntegra.
Lembro-me da virada que tive na minha vida espiritual. Foi no dia em que um texto da palavra saltou aos meus olhos e ficou grudado na minha mente e no meu coração. Hoje ouso dizer que este é o texto da minha vida: Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamada reparadora de brechas e restauradora de veredas para que o país se torne habitável (Is 58:12). Quando uma palavra salta aos olhos e vira vida em você, tudo muda. Sua vida muda, sua perspectiva muda, sua visão muda, seus sonhos mudam...
Deus planejou uma família feliz num lugar perfeito. Depois da queda, vemos uma sucessão de desastres: assassinato, esterilidade, traições, sodomia, rivalidade e tudo isso em família. Como eu já disse, as batalhas mais acirradas, as disputas mais dolorosas, as acusações mais devastadoras se dão no seio da família. Mas se sobrevivemos a ela, tudo fica mais fácil.
Herdei muitas coisas: características físicas e psicológicas, mas também muitas coisas espirituais. A forma como lido com meus limites, com a minha família e com o mundo tem muito a ver com o que aprendi com os meus pais, com o que vi, com o que deixei internalizar, com o que venho permitindo que se perpetue. Sei que não posso mudar nada do que eu não esteja disposta a confrontar. É por isso que muita gente vai à igreja, mas não muda. Para haver mudança é preciso cumprir o texto de Tiago 1.21: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Se a palavra não entra, não é bem recebida, não pode frutificar. É preciso receber a palavra com mansidão e deixá-la frutificar. 
O livro de Gênesis, mais do que nunca, me chamou a atenção para o fato de que a minha responsabilidade vai muito além de mim mesma, atinge gerações. Uma coisa me intrigou muito no livro: as experiências repetidas. Se lermos a vida de Isaque e de Abraão, veremos como as experiências se repetiram, como lutaram contra os mesmos inimigos, enfrentaram os mesmos problemas. Abraão passou pelo Egito e mentiu a respeito de sua mulher; Isaque passou pelo Egito e cometeu o mesmo pecado Jacó foi rotulado como “o mentiroso, o enganador” e seus filhos mentiram para ele próprio quando venderam seu irmão José mas disseram ao pai que este havia morrido.
De outro lado, vê-se também a parte boa: Abraão era um pacificador. Fez de tudo para não ter confusão com Ló e com Abimeleque. Isaque fez o mesmo com o Abimeleque: abriu mão de poços que eram legitimamente seus para não criar confusão. Seu filho Jacó também evitou conflito com Labão o quanto pôde e foi muito simpático quando se reencontrou com seu irmão Esaú, fazendo o possível para se redimir e evitar novo conflito e José foi um homem de uma grandeza sem precedentes.
Tudo isso me faz refletir sobre propósito e sobre responsabilidade. Gosto de pensar na história da minha família e da família do Ric. Quero mesmo ser uma reparadora de brechas, alguém que deixou um legado de bênção. Outro dia vi a Juju fazendo uma birrinha lá em casa e me reconheci nela. Cheguei a dizer: “Sai de mim, Keilinha”. Ela não entendeu nada, mas eu entendi tudo.
O propósito de Deus é geracional. Seus planos não mudam. A promessa que estava sobre Abraão, estava sobre Isaque, sobre Jacó, sobre Boaz, sobre Davi, sobre Jesus, sobre Synésio, sobre mim. O desejo de Deus de que eu cresça, multiplique, prospere, seja abençoada e abençoe não mudou.
Eis-me aqui, Senhor, cumpra-se em mim a Tua vontade, que é boa, perfeita e agradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário