segunda-feira, novembro 17, 2014

Disponível

Mais uma semana se desenrola diante de nós. E temos uma garantia: bondade e misericória nos seguem todos os dias da nossa vida (Sl 23). A graça de Deus nos capacita a enfrentar cada desafio; e náo só a enfrentá-los, mas fazê-lo com alegria, expectativa, esperança. "Grandes coisas o Senhor fez [tem feito] por nós, por isso estamos [somos] alegres." 

Quero passear com você por um texto maravilhoso, sobre alguém que, embora vivesse em dias próximos aos de Jesus, talvez até nos próprios dias de Jesus - não sabemos quantos anos tinha o homem da história - não teve a oportunidade de conhecê-lo. A Bíblia o chama de "um certo eunuco".

Esse homem tinha saído de sua terra para ir a Jerusalém adorar a Deus. Ele era um servo da rainha da Etiópia, portanto, não fazia parte do povo de Deus. 

Temos de lembrar que, naquela época, as informações eram escassas. Não é como hoje, quando o mundo tem acesso a tudo em todo lugar por intermédio da internet. Esse homem aceitou a fé dos judeus, por isso tinha ido à terra deles adorar, mas não sabia das últimas notícias: Jesus de Nazaré, o Rei dos judeus, havia morrido e ressuscitado.

O que me chama a atenção é esse homem, dispondo de tão poucas informações, se interessar pelo Deus verdadeiro. Na sua carruagem, ele lia o livro dos profetas: "Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías" (At 8.27,28).

O que Deus é capaz de fazer a alguém que se interessa por Ele? Pense nisto: o que Deus é capaz de fazer a alguém que deseja conhecê-lO, que O busca, que quer entender a Sua Palavra? É a resposta a essa pergunta que me faz amar a história. A resposta está lá e não serve apenas para o caso do etíope. 

Esse homem, que havia saído da Etiópia para adorar, estava voltando para a sua terra, um lugar onde o Deus de Israel não era conhecido. Quem ensinaria a ele os princípios da fé e do evangelho? 

Deus Se revela a todo que quiser conhecê-lO. Deus ama Se revelar. Deus quer Se fazer conhecer. Deus quer ser nosso Pai, nos ter como filhos, nos ensinar, nos guiar, nos conduzir a um bom caminho e a um glorioso futuro. Aleluia!

O que Deus é capaz de fazer a quem deseja conhecê-lO? "Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe- te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi" (At 8.26). Deus enviou Filipe a um caminho deserto só para se encontrar com esse homem. Se ele queria conhecê-lO, Deus mesmo providenciaria os meios. "Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima- te desse carro e acompanha- o" (At 8.29).

O eunuco tinha interesse em saber as coisas do Deus de Israel. Mesmo sem entender, ele lia. Deus tinha interesse em Se fazer conhecer. Como o eunuco não entenderia a explicação dEle próprios, pois seus olhos ainda não estavam iluminados, enviou um de Seus servos: "Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou- lhe a Jesus" (At 8.34,35).

Deus não mudou. Ainda hoje Ele Se revela àqueles que desejam conhecê-lO. Você quer mais de Deus? Sente-se com a sua Bíblia, chame por Ele, peça revelação e você verá que coisas extraordinárias vão acontecer: versículos com respostas vão saltar diante dos seus olhos, uma alegria e uma paz indecifráveis vão invadir o seu coração, uma voz suave vai brotar de dentro do seu interior, contando coisas que você ainda não sabia.

Deus não é misterioso. Ele ama Se revelar. "Buscar-me-eis e ME ENCONTRAREIS quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário