domingo, julho 08, 2012

Dia de aula

Tudo o que foi escrito na Bíblia, para o nosso proveito foi escrito. Veja só que versículo maravilhoso este: "Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15:4). Veja que o versículo diz que a Escritura é responsável por nos dar paciência e consolo, a fim de que tenhamos esperança, ou seja, a Bíblia é responsável por nos encher de esperança. Para que você compreenda bem esse versículo importantíssimo, compartilho outra versão: "Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão".

Recentemente trabalhei com a degravação do material relativo à nova proposta de Código Penal Brasileiro. O código que ainda temos é antigo, da década de 40. Não se aplica a muita coisa, já que, desde então, o mundo mudou bastante. Tenho que elogiar o denodo de S. Exas. no trabalho desempenhado. Eles procuraram abranger todos os casos - é claro que isso é impossível -, discutindo assuntos que hoje ainda são tabus. Falaram de crimes cibernéticos, homofobia, crimes cometidos por pessoas jurídicas e muitos assuntos interessantíssimos.

Por mais que o homem trabalhe, estude, se aprofunde nas questōes sociais, é impossível termos respostas para tudo. Há e sempre haverá muito a aprender. Mas temos um Manual completo. A Bíblia Sagrada nos ensina absolutamente tudo o que precisamos saber para vivermos nesta terra, e bem. Em João 10:10, Jesus diz: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Ele não está falando do céu. A vida abundante que Ele propōe é aqui na terra mesmo.

Quero que você preste atenção em algo: a Bíblia é para esta vida. Repito: as promessas bíblicas são para esta vida, para aqui e agora. Tem gente pensando que as maravilhosas promessas da salvação, que abrangem cura, libertação, proteção, plenitude e provisão são para o céu. É claro que não. Não precisaremos de nada disso no céu. Lá terremos o nosso Senhor, conheceremos como somos conhecidos, então, não precisamos da consolação das Escrituras. "O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito,
mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus" (I Co 13:12).

Estamos na era dos concursos públicos. É difícil encontrar alguém que trabalha ou quer trabalhar que não tenha se envolvido de alguma maneira com essa fábrica, nem que seja para treinar outros ou dar uma força aos amigos envolvidos. Quem já fez concurso sabe que há muitas coisas envolvidas no processo: sonhos, esperanças, desejos, perspectivas em relação ao futuro. Pense no desespero que é ser reprovado por uma questão e se lembrar de que teve em mãos o material que poderia fazê-lo acertar e desprezou. Imagine o que é descobrir que era fácil, fácil; simples, simples.

A vida é feita de uma sucessão de provas. Precisamos ser aprovados, precisamos aprender muitas lições rapidamente, sob o risco de precisar repetir questões dificílimas. Quem quer passar duas vezes pelos mesmos desafios?

A Bíblia é um manual mais do que completo. Para quem tem revelação, ela ensina tudo sobre tudo e quem não tem basta pedir que o Senhor dá: "Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos" (Ti 1:5).

Vença as difíceis provas da vida. Responda corretamente. Seja mais que bem-sucedido. Estude o manual. Aproveite que hoje é domingo. Tem muito professor bom nas igrejas. Eles podem ajudá-lo amentender muita coisa.

Bom domingo.

Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário