quarta-feira, janeiro 04, 2012

Vou ficar rica

Primeiro dia do ano. Meta: crescer, crescer e crescer em sabedoria. Como disse o Senhor, a causa de todo erro é a falta de conhecimento. Desse mal eu não quero morrer. Então, melhor correr atrás da sabedoria, pagar seu preço, buscá-la mais do que outra coisa e me aproximar dela. E quem é ela? O próprio Deus. Só Ele pode dá-la.


Ler um capítulo de Provérbios por dia então sei que me fará bem. Devagarzinho, como quem saboreia um único tablete de chocolate da Copenhague, o último que sobrou dos presentes de fim de ano, pego a Bíblia, disposta a garimpar os tesouros profundos, que quem lê com pressa não encontra.


O serviço do leitor da Palavra realmente é como o serviço do garimpeiro. Quando a abrimos, estamos diante de uma terra inexplorada. Não podemos nem fazer ideia do que iremos encontrar: argila, pedra, ouro. Leva tempo e é necessário muita perseverança para não desistir e continuar escavando. Quem tenta garimpar rapidinho se frustra. Dificilmente os grandes tesouros estão ao alcance das mãos. É melhor estar preparado para um trabalho lento, árduo. Seguir em frente sempre.


Alguns textos são como pedra. Pode bater, bater e, aparentemente, nada. Não é verdade que não tinham valor. Sem passar por eles, não se alcança o ouro. É preciso continuar a bater, abrir caminho até o verdadeiro tesouro. Para mim, as genealogias são assim, parte dos livros de Números, Levíticos, Êxodo.


Mas é possível tirar leite do que parece pedra. Olha só o texto em que resolvi parar: "Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel" (Pv 1:1). Como acredito em cada vírgula da Palavra, sei que nada foi escrito por acaso, hoje, ao abrir em Provérbios, esse texto me saltou aos olhos.


Ano passado, li algumas biografias, entre elas a do Presidente Jimmy Carter. Penso que homens que realizaram grandes feitos, que alçaram grandes voos, chegaram a lugares altos, têm muito a me ensinar. Por isso compro biografias e as leio fazendo anotaçōes, sublinhando.


A primeira informação dada no livro que se propōe ser o próprio manual da sabedoria é: quem o escreveu e que cargo ocupava. Para mim é como se dissesse assim: "Veja como tenho know-how para dizer o que digo". Eu não leria um livro cujo autor não provasse seu ensinamento pela sua vida.


Veja só: o livro de Provérbios diz que a sabedoria exalta, enriquece, traz honra. Se o autor foi mesmo o mais sábio dos homens, tem que provar o que diz. E provou. Ocupou o mais alto cargo da época - foi rei; teve grande riqueza - ninguém foi mais rico do que ele; alcançou honra - até reis de outros países vieram render-lhe homenagens; teve poder, respeito, admiração, reconhecimento diante de todos.


Quer saber se vale a pena ler o que Salomão tem a dizer? Não acredita na Bíblia? Busque, na história, saber quem foi esse grande homem. Talvez você se interesse mais por saber sobre o pai desse homem - "Provérbios de Salomão, filho de Davi". A vida deles, os registros históricos provam que têm muito a ensinar.


Acho que garimpei a pedra de hoje. Agora vou terminar o capítilo porque riqueza nunca é demais.


Tenha um bom primeiro dia do ano!

Um comentário:

  1. Ricas palavras! Estão repletas de tesouros a serem descobertos! E sabe o que é melhor? Os tesouros encontrados na Palavra são incontáveis e infindáveis, ou seja, há riquezas pra todo mundo! Grande bjo, cunhada! Amo vc!

    ResponderExcluir